Expo Usipa 2024 02 - 728x90

08 de abril, de 2020 | 08:40

Casa da Memória Italiana online

Público pode fazer tour virtual pela casa e participar do Cine Memória Itália

Construída entre 1923 e 1925, a atual Casa da Memória Italiana foi a residência do casal de imigrantes Pedro Biagi e Eugenia Viel Biagi e seus filhos Elisa, Ida, Iris, Angela e Osônia, a partir de 1941.

Desde então, recebeu muitos moradores ilustres e, quando virou equipamento cultural, ganhou uma programação aberta ao público.

Em função da atual pandemia do coronavírus, e seguindo as determinações municipais e estaduais, o espaço está fechado para visitação presencial. Mas para fomentar a cultura, a agenda on-line está repleta de atividades.

Divulgação
A Casa da Memória Italiana fica no centro de Ribeirão Preto/SPA Casa da Memória Italiana fica no centro de Ribeirão Preto/SP
Um exemplo é o tour virtual 360° pela casa, fisicamente situada na Rua Tibiriçá, 776, no centro de Ribeirão Preto, São Paulo. Por meio do computador, o internauta consegue ter acesso aos principais cômodos e aos objetos, com riqueza de detalhes e informações.

Também é possível assistir online ao Projeto Memória Italiana, vídeos documentários com pesquisas e registros de memória oral das famílias italianas da região de Ribeirão Preto, como os Balbo, Biagi, Bonini, Gallo e Ometto, entre outras.

Também dá para conferir as curiosidades do museu casa e dos imóveis do entorno, bem como as histórias de alguns moradores.

Uma atividade acessível ao internauta, mesmo estando em casa, é o Cine Memória Itália, projeto que tem curadoria de Fernanda Stucchi e Fernando Trotta.

Semanalmente, eles listam filmes disponíveis na internet e na sequência divulgam pelas redes sociais - @casadamemoriaitaliana - algumas reflexões sobre as produções italianas.

Nesta semana, as indicações incluem “Os Boas-Vidas” (1953) - 14 anos; “Noites de Cabíria” (1957) - 14 anos; "A Doce Vida" (1960) - 14 anos; "8 e 1/2" (1963) - 12 anos; “Julieta dos espíritos” (1965) - 14 anos; e “A voz da lua” (1990) - 14 anos.

Para acessar esses e outros conteúdos e obter mais informações sobre a Casa da Memória Italiana, acesse www.casadamemoriaitaliana.com.br.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário