07 de abril, de 2020 | 17:50

Ipatinga inicia obras para solucionar problema de saneamento no bairro Horto

Outras obras serão iniciadas nos próximos dias nos bairros Vila Celeste e Chácaras Madalena

Divulgação
Obras tiveram início nesta terça-feiraObras tiveram início nesta terça-feira

As obras de construção de uma nova rede de esgoto para atender ao bairro Horto, em Ipatinga, tiveram início na manhã desta terça-feira (7). Máquinas da empresa vencedora da licitação iniciaram as intervenções pela rua Palmeiras, informou o Executivo municipal.

O novo projeto de coleta e tratamento de esgoto para o município, elaborado pela atual administração, recebeu sinal verde do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) no mês passado. Outras obras serão iniciadas nos próximos dias nos bairros Vila Celeste e Chácaras Madalena.

As intervenções representam um investimento de cerca de R$ 6 milhões, sendo quase R$ 2 milhões para o bairro Horto. Os recursos são oriundos da Fundação Renova, como compensação por danos provocados pelo acidente ambiental ocorrido em Mariana, em novembro de 2015, em cidades da bacia hidrográfica do Rio Doce.
O BDMG é o responsável por realizar a gestão dos recursos destinados pela Renova aos municípios atingidos pelos efeitos do rompimento da barragem da Samarco. Sem a aprovação da instituição de crédito, nenhum município está autorizado a iniciar as obras.

Intervenções

O prefeito Nardyello Rocha destaca a importância das intervenções no município. “Dos 40 municípios de Minas Gerais e Espírito Santo situados na calha do rio Doce, somos um dos primeiros, senão o primeiro, a conseguir autorização para utilizar um recurso desta magnitude. Isso mostra a dedicação e a capacidade técnica de todos os servidores que participaram desse processo. Além de submeter os projetos executivos ao BDMG, tivemos que colocar também nosso processo licitatório sob análise do banco. Após esse processo, enfim recebemos a autorização para o início das obras, o que estamos fazendo nesta terça-feira”, informou.

Esgoto e asfalto

Ponto de partida das obras de saneamento, há anos os moradores e comerciantes do bairro Horto são assolados por um problema causado pelo lançamento do esgoto junto à rede de escoamento pluvial. O número elevado de construções verticais no bairro ampliou ainda mais os problemas sanitários na comunidade.

No local, a administração municipal irá investir na instalação de rede coletora de esgoto. Serão atendidas as ruas Jacarandá, Jequitibá, Ficus, Eucaliptos, Cedro, Caviúna e Palmeiras, além da avenida Castelo Branco. Entre as ruas Jequitibá e Palmeiras haverá uma Estação Elevatória para receber e bombear o esgotamento sanitário até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Amaro Lanari.

Após as obras de saneamento, o bairro receberá o recapeamento das ruas e avenidas por meio do programa “Nova Ipatinga”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário