08 de abril, de 2020 | 09:00

Morador de Timóteo infectado por coronavírus relata bem-estar

Em entrevista ao Diário do Aço, feita por telefone, o timoteense, que preferiu não ser identificado, explicou seu caso e do amigo dele, também contaminado pelo coronavírus, após viajarem para a Europa

Divulgação
Os infectados por coronavírus são monitorados pela Vigilância em Saúde de Timóteo Os infectados por coronavírus são monitorados pela Vigilância em Saúde de Timóteo

Contaminado pelo novo coronavírus (Covid-19), um morador de Timóteo, de 41 anos, que teve seu caso divulgado recentemente, contou ao Diário do Aço como foi sua experiência após descobrir que estava com a doença. Atualmente, ele está bem e já cumpriu o período de quarentena estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Em entrevista ao Diário do Aço, feita por telefone, o timoteense, que preferiu não ser identificado, explicou seu caso e do amigo dele, também contaminado pelo coronavírus, após viajarem para a Europa. “No dia 4 de março, eu e meu amigo de 41 anos viajamos para a Itália, com destino à região das Dolomitas (área formada por diversas montanhas) e próximo à fronteira com a Áustria. Fomos com o objetivo de esquiar na neve, como fazemos quase todos os anos. Até então, não existia casos de coronavírus nesse local. Mas quando chegamos na região das Dolomitas, ficamos sabendo que havia mais de 100 infectados, que estavam como ocultos. Com isso, fomos alertados para sair de lá o mais rápido possível”, afirmou.

Roteiro da viagem

Segundo o timoteense, após a notícia de que havia casos de coronavírus em Dolomitas, ele e seu amigo foram para Áustria, também com o objetivo de esquiar. “Fomos para o estado de Tirol, na Áustria. Lá não tinha caso de coronavírus, mas o local era próximo da região de Dolomitas. No entanto, continuamos nossa programação normal. Depois disso, fomos para a Eslováquia e quando chegamos em sua fronteira, estava um caos. Um tanto de carro parado, autoridades medindo a temperatura das pessoas e quase ninguém entrava no país. A partir daí, começamos nosso trajeto para retornar ao Brasil”, informou.

Sintomas

O timoteense ainda relata que, durante a volta, ele e seu amigo já começaram a sentir alguns sintomas do coronavírus. “No dia 13 de março, começamos a ter tosse, mas como estávamos na neve e como também a gente sempre volta desses destinos da Europa um pouco gripado, imaginei que estava tudo normal. Até porque já teve viagens feitas em anos anteriores que voltei com sintomas gripais bem piores. No entanto, durante a volta adotamos todas as medidas preventivas”, disse.

Descoberta do resultado

A chegada dos timoteenses ao Brasil foi no dia 16 de março, quando eles já iniciaram a quarentena em um apartamento alugado em Belo Horizonte, cidade onde ele e seu amigo fizeram o teste para coronavírus. “Recebemos o resultado no dia 20 de março, que tinha dado positivo. Mas já estávamos de quarentena desde o dia 16, e ficamos até o dia 30 de março. Mas vale ressaltar que meu sintoma foi praticamente tosse leve e nariz entupido, nada de grave. E a partir do dia 22, eu já não tinha mais sintomas. Só meu amigo que teve um pouco de febre, dor no corpo e perda do paladar, por uns três dias. Depois voltou ao normal, mas interessante destacar que cada organismo reage de uma forma. E após a quarentena, voltamos para Timóteo”, contou.

Rotina

O timoteense conta também como foi sua rotina durante o período da quarentena. “Como estávamos em quatro, eu e meu amigo infectado e outros dois colegas que viajaram conosco, foi menos entediante a quarentena. Durante o horário comercial nós trabalhávamos pelo computador. Após isso, conversávamos, assistíamos televisão e fazíamos algum exercício físico dentro do apartamento. Como estávamos em grupo, foi mais tranquila a quarentena”, avaliou.

Curados

A gerente da Vigilância em Saúde de Timóteo, Madalena Rodrigues, informou ao Diário do Ao que os dois pacientes infectados pelo coronavírus, conforme divulgado no dia 5 deste mês, estão curados, já que não têm mais sintomas da doença. “Segundo o protocolo do Ministério da Saúde, após 14 dias de quarentena, entende-se que se a pessoa que contraiu o coronavírus não apresentar mais sintomas é considerada curada. No entanto, se os sintomas persistirem, a quarentena deverá ser prolongada”, afirmou.

(Tiago Araújo - Repórter do Diário do Aço)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Natal

08 de abril, 2020 | 18:49

“....o Sr.geraldo Nunes falou tudo.... pergunta pra esse fulano , se as pessoas que ele infectou nessa andança , se elas estam bem como ele . Já sabia da pandemia e nao tomou um pingo de cuidado sequer. Ainda foi pra outros lugares e depois veio pra casa na maior cara de pau....é mesmo um irresponsável .......”

Geraldo Nunes.

08 de abril, 2020 | 10:51

“Moral da história ,QUEM trouxe essa peste pra o nosso país foram os ricos..porque pobre não tem dinheiro pra fazer o que o nobre colega citou em seu depoimento...pronto falei.”

Envie seu Comentário