Expo Usipa 2024 02 - 728x90

08 de abril, de 2020 | 08:00

População deve evitar hospitais e unidades de saúde

Com pandemia da Covid-19, orientação é que ida a esses locais seja reduzida se não houver motivo

Divulgação
Novo coronavírus tem sido motivo de preocupação no sistema de saúde Novo coronavírus tem sido motivo de preocupação no sistema de saúde
(Bruna Lage - Repórter do Diário do Aço)
O novo coronavírus (Covid-19) tem mantido o sistema de saúde em alerta, seja na rede pública ou privada. O pedido das autoridades médicas é que os hospitais sejam evitados, para não gerar aglomeração e reduzir o risco de contaminação. Entretanto, em alguns casos, não há como deixar de procurar o atendimento médico. Em Ipatinga, a Fundação São Francisco Xavier (FSFX) e o Executivo municipal alertam sobre o que fazer.

A secretária municipal de Saúde, Érica Dias, pondera que a logística do atendimento é algo que tem sido explicado já há algum tempo. “Atenção básica é tudo aquilo que não esteja classificado como urgência e emergência. Secundário é para especialidades. No entanto, na Policlínica estamos trabalhando com telemedicina, concluindo um fluxograma para que o atendimento seja deste modo, mas já temos operado assim. Para o paciente que é alta complexidade, que é crônico, se o médico tiver a necessidade de que ele vá até o local, vai agendar um horário específico”, adianta.

Érica pondera que há médicos e enfermeiros em toda a atenção básica, que darão vazão a tudo aquilo que não for urgência e emergência. “Vá até a atenção básica, mesmo que não seja sintoma de Covid. Tem várias outras situações, às vezes eu tenho uma cólica de rins, devo ir até a UPA. Uma pielonefrite, por causa de infecção nos rins, é caso de UPA. Se precisar internar, o paciente será encaminhado para o Hospital Municipal. Uma picada de escorpião, bicho peçonhento, é UPA. Assim como cortes profundos que precisem de ponto. Mas para todos os sintomas leves, as UBS’s estão trabalhando para isso”, salienta.

Evite “passeios”

O que a secretária pede, assim como diversos órgãos de saúde, é que as pessoas não procurem a unidade de saúde para passear, porque a vacinação continua funcionando, cartões sendo atualizados, assim como demandas diversas, como auxílio a pacientes diabéticos. “No caso da troca de receita, determinamos que terá validade para 90 dias, autorizamos também o mesmo prazo para pegar medicamentos. Se for preciso aumentar isso aí, vamos fazer. Mas já adotamos várias estratégias para que as pessoas não tenham que se expor tanto. Temos o Saúde na Noite também, que dilui o número de pessoas dentro da unidade. Não tem nada suspenso. O que não temos feito é agendar, para não aglomerar pessoas”, frisa Érica Dias.

FSFX

A Fundação São Francisco Xavier recomenda a todos que evitem ir aos prontos-socorros e demais unidades hospitalares sem real necessidade. “Se você tem sintomas leves de gripe, não tem febre e nem dificuldade para respirar, não vá ao hospital. Só compareça ao pronto-socorro em caso de urgência e emergência. Procure a unidade básica de saúde do seu bairro para atendimentos eletivos. As unidades hospitalares administradas pela FSFX continuam realizando os procedimentos urgentes e estão priorizando os atendimentos voltados para o coronavírus. As ações tomadas são para minimizar as consequências da pandemia”, aponta a FSFX, por meio de nota.
 
Covid-19

Deve procurar o hospital, por suspeita de Covid-19, quem tiver síndrome gripal, isto é, sintoma respiratório (sendo a tosse o sintoma mais comum) e febre por mais de 24 horas ou dificuldade para respirar, mesmo que sem febre. A síndrome gripal pode ser causada pelo novo coronavírus ou pelo vírus da influenza. “Não é possível diferenciá-los clinicamente, apenas por testes diagnósticos virológicos. As pessoas com sintomas leves de resfriado ou com síndrome gripal devem permanecer em isolamento respiratório domiciliar por 14 dias, mesmo que não possam fazer o exame específico para Covid-19”, acrescenta a nota da FSFX.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário