07 de abril, de 2020 | 15:05

Novos casos de Covid-19 foram confirmados em Ipaba, Ipatinga e Timóteo

Ipaba, Ipatinga e Timóteo registraram novos casos positivos para o novo coronavírus (Covid-19) no Vale do Aço. O primeiro caso em Ipaba foi confirmado pelo governo municipal nesta terça-feira (7). Trata-se de um homem de 76 anos que mora no Centro da cidade. Ele não viajou para o exterior e não teve contato com alguém que tenha retornado de outro país recentemente. No último sábado (4), o homem procurou o Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga, onde foi feita a coleta do material para teste, que deu positivo.

Ipatinga
A administração de Ipatinga informou que foi notificada, também nesta terça-feira, da confirmação do terceiro caso de contaminação pelo coronavírus no município. Trata-se de uma mulher de 35 anos, moradora do bairro Horto. Segundo relato da paciente, ela retornou de São Paulo no dia 15 de março e, durante sua permanência no Estado, manteve contato com um caso suspeito da doença.

Ao retornar para Ipatinga, a mulher apresentou sintomas gripais. No entanto, sem buscar atendimento em unidades hospitalares da região, realizou autonomamente o isolamento domiciliar. Em função disso, não foi notificada pela Vigilância Epidemiológica, permanecendo fora do rol de investigados no município por suspeita de contágio pela doença, explicou o governo ipatinguense.

Na manhã de terça-feira, a paciente procurou um laboratório particular e realizou o teste rápido, que acusou positivo para o coronavírus. De imediato, o laboratório reportou ao município, e a Vigilância Epidemiológica fez contato telefônico com a paciente. A mulher está assintomática e já cumpriu o período de quarentena, informou o governo municipal.

Timóteo
A confirmação do quinto caso positivo para Covid-19 de Timóteo também ocorreu na terça-feira. O infectado é um homem de 62 anos. Ele é marido da senhora de 60 anos que já havia testado positivo na segunda-feira (6), após retornar de viagem em um cruzeiro pela costa brasileira. Ele foi o único contato domiciliar da paciente, cujos sintomas iniciaram em 22 de março, informou o Executivo timoteense.

O paciente foi visitado pela equipe de atendimento domiciliar da Covid-19, da Secretaria Municipal de Saúde, no dia 2 de abril e relatou febre intermitente, prostração, mialgia e tosse seca leve. Na oportunidade, foi realizada coleta de swab nasofaringe e encaminhado para a Funed, em Belo Horizonte. O paciente já havia feito a coleta para exame em instituição particular, cujo resultado acusou positivo.

Desde então a equipe de atendimento está monitorando estes dois casos que, apesar dos sintomas leves, permanecerão em isolamento até o completo desaparecimento das manifestações do vírus, assegurou o município.



Já publicado

Segundo caso de coronavírus em Ipatinga foi transmissão comunitária
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Anônimo

08 de abril, 2020 | 12:24

“O senhor de Ipaba que esta contaminado, não fez quarentena, ele não tomou os cuidados necessários apesar dos problemas respiratórios que já possui, vendia leite e ficava andando pelas ruas, então ele pode ter tido contato com alguém que veio do exterior sim, ou qualquer outro contaminado pois a maioria das pessoas que moram aqui trabalha fora da cidade.”

Juninho

08 de abril, 2020 | 06:31

“As mensagens publicadas que crítica a ação do governo municipal vocês não publicam, não entendo, publica os casos de mortes causadas por outras causas, pesquisa aí, faz um relatório e publica aí.”

Bagunça

07 de abril, 2020 | 20:14

“Afinal, o decreto mantendo o isolamento social em Ipatinga está em vigor ou não ?
Parece que tudo já voltou ao normal, ou melhor anormal, aglomerações, filas, congestionamentos...
Só não vê quem é cego ou finge!
Decreto sem fiscalização eficiente é mesmo que nada!
sugiro a imprensa, dar um giro pela cidade e mostrar de forma isenta a realidade dos fatos!”

Izabelle

07 de abril, 2020 | 17:22

“Muito bem. Eles ficam em casa e o resto da população que não está no grupo de risco trabalha. Isolamento vertical é o mais apropriado!”

Envie seu Comentário