CADERNO IPATINGA 2024

06 de abril, de 2020 | 17:50

Aciapi e CDL de Ipatinga cobram reabertura do comércio

Comunicado da Aciapi e CDL de Ipatinga

A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Ipatinga (CDL Ipatinga) reafirmam sua posição contrária em relação ao Decreto que determina o fechamento dos estabelecimentos comerciais dos setores atacadista e varejista em nosso município, vigente há mais de duas semanas. Consideramos injusta a vigência desta medida por tão longo tempo, tendo em vista que os afetados são pequenos e microempreendedores, que dependem do movimento diário para o custeio dos compromissos com funcionários, fornecedores, impostos, taxas, alugueis e todas as demais despesas de custeio.

Reafirmamos, ainda, nossa preocupação com a questão da saúde pública neste momento em que o objetivo é evitar a proliferação do novo coronavírus (Covid-19), porém não há como nossa classe ser prejudicada unilateralmente com as medidas deste fechamento horizontal do comércio (exceção aos segmentos de gêneros de primeira necessidade). Defendemos que da reunião desta terça-feira (7) entre o Ministério Público e o prefeitos da Região Metropolitana do Vale do Aço venha a decisão da retomada das atividades comerciais, a chamada flexibilização uniforme, com as devidas restrições que as autoridades da área de saúde determinam. Estamos dispostos e aptos a acatá-las.

Quanto à aglomeração de pessoas nos estabelecimentos, essas normas já vigentes em muitos outros municípios pelo Brasil afora, certamente irão restringir, assim como os demais impactos, como uma aglomeração mais racional no transporte coletivo. Além disso, continua cabendo a cada família o compromisso de evitar o fluxo dos idosos, especialmente os de maior risco, o que na verdade já deve ser uma rotina independentemente de comércio aberto ou fechado. Não é o retorno das atividades comerciais que irá tirá-los de casa.

Queremos e precisamos trabalhar. A atual situação não pode perdurar, sob pena de serem eliminados milhares de postos de trabalho num momento crítico de nossa cidade. Tão impactante como a ameaça ou a possibilidade de uma pandemia se alastrar é o colapso de quem gera esses postos de trabalho que, se forem cortados agora, corre-se o risco de jamais serem recuperados. Quem garante que os que falirem nessa crise irão se recuperar no futuro? Seria a fome batendo à porta de milhares de famílias.

Reiteramos nosso pedido de flexibilização do Decreto no tocante ao funcionamento do comércio em Ipatinga. Nos deixem trabalhar. Com as portas fechadas há tanto tempo, a situação tornou-se insustentável. Todos devemos ter responsabilidades nesse momento de pandemia. Impedidos de trabalhar e com os compromissos vencendo dia a dia não é justo, não é correto. Dependemos de nossas atividades diárias para sustentar um setor vital da economia. Já cumprimos, por ora, nossa cota de sacrifício. O que vem pela frente será discutido noutro momento. Precisamos da oportunidade de voltar às atividades. Pagar essa conta sozinhos, frisamos, é desumano.

Presidente da Aciapi, Cláudio Zambaldi
Presidente da CDL de Ipatinga, Amaury Gonçalves
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Agnaldo

07 de abril, 2020 | 15:51

“QUAL A DIFERENÇA FAZ MORRER DE CORONAVÍRUS OU DE FOME? SERA QUE OS FUNCIONÁRIOS QUE NÃO TRABALHAM EM LOJAS DE PRIMEIRA NECESSIDADE VÃO TER DINHEIRO PARA GASTAR NOS SUPERMERCADOS E FARMÁÇIAS?”

Sensato

07 de abril, 2020 | 12:25

“Rosária, discordo da sua opinião quanto a não montagem do hospital de campanha... Melhor errar pra mais do que precisar desses 200 leitos que forem criados e não te-los depois, nesse quesito concordo com o prefeito.
O Marcio comentou sobre a possibilidade de adiar a cobrança de IPTU e outros impostos, eu diria mais, que deveria (logicamente vai precisar de autorização judicial) isentarem os comerciantes e moradores dos impostos prediais, lembrando que não podem os prefeitos deixar de cobrar o imposto, sob pena de crime de responsabilidade.
Infelizmente o que estamos vivenciando são pessoas não acreditarem no pior e até mesmo ficarem fazendo piadas em relação ao doença. A ficha ainda não caiu.
Por fim faço uma ponderação quanto aos comércios. Não adianta abrir o comércio em Coronel Fabriciano e fechar em Ipatinga, são cidades limítrofes e acaba sendo inútil o isolamento em Ipatinga; ou fecha os comércios do colar metropolitano os abri geral não pode ficar esse impasse. Eu apoio o fechamento conforme comentário anterior.
#ComércioFechado #FicaEmCasa”

Questionadora

07 de abril, 2020 | 10:12

“Acho muito engraçado quem defende permanecer em casa pra não contaminar os idosos. Como se só quem trabalha no comércio tivesse idoso em casa.

Trabalhadores de supermercados, farmácias e delivery não tem idosos em casa não? Ou são imunes?

Quem defende ficar em casa também não deveria ir aos bancos sacar o auxílio emergencial do governo, afinal, pra que dinheiro né? O importante é a saúde!!!

Hipocrisia pura!!!”

Palhaço

07 de abril, 2020 | 10:07

“Estou chocada de como o dinheiro esta falando mais auto. Vidas não se importam, Queria ver se fosse alguém da sua família que pegasse este maldito vírus, o que você faria?”

Rosaria Alves

07 de abril, 2020 | 10:05

“Concordo que o comercio deve reabrir.Dentro dos cuidados como as farmácias e lotéricas estão tendo,evitando aglomeramento,se for necessário limitar o numero de pessoas que entram de cada vez.Quem vai sofrer as consequencias são os empregados,porque os patrões têm reservas,os empregados não.Acredito que Ipatinga não terá grande número de infectados e nem seria necessário transformar a Escola Canuta em hospital.O hospital municipal é muito grande e daria para atender os casos que surgirem.”

Rosaria Alves

07 de abril, 2020 | 10:03

“Concordo que o comercio deve reabrir.Dentro dos cuidados como as farmácias e lotéricas estão tendo,evitando aglomeramento,se for necessário limitar o numero de pessoas que entram de cada vez.Quem vai sofrer as consequencias são os empregados,porque os patrões têm reservas,os empregados não.Acredito que Ipatinga não terá grande número de infectados e nem seria necessário transformar a Escola Canuta em hospital.O hospital municipal é muito grande e daria para atender os casos que surgirem.”

Marcio

07 de abril, 2020 | 09:56

“ACIAPI E CDL deviam fazer uma campanha pedido o Prefeito pra adiar cobrança de tributos municipais, como fizeram Coronel Fabriciano e Timóteo ,pois quem concedeu aumento de salário em plena quarenta tem dinheiro em caixa.”

Sensato

07 de abril, 2020 | 09:44

“É uma faca de dois gumes. O Nardyello juntamente com o comitê montado irão decidir se cedem a pressão do empresariado ou se tomam a decisão mais sensata que é manter somente o essencial aberto. Não faz sentido reabrir agora o comércio se é justamente nesse momento que os números indicam uma tendência de elevação dos números. Eu no lugar do prefeito não abriria mão e manteria tudo fechado... Ah que vai perder o apoio dos empresários na eleição. Bem, se ele estiver preocupado com as vidas não vai estar nem aí pra apoio ou não de empresários em eleição futura.”

Shesheu

07 de abril, 2020 | 07:48

“Quem defende a reabertura do comércio são os empresários! Eles ficaram em suas casas e os funcionários que se lasquem! O importante é o dinheiro estar entrando na conta deles. Enquanto não morrer um da família, as pessoas não vão entender a gravidade da situação. Lembrando, peixe morre e pela boca. Cuidado.”

Marta Lúcia Nogueira

07 de abril, 2020 | 00:05

“Parabéns aos presidentes destes órgãos... Precisamos todos trabalhar e cada um ter suas preocausoes,..
Uns trabalham, outros estão em casa... Já que aderiu fechar, até os bancos deveriam estar fechados..
Uns vão pagar as contas, outros vão se lascar com este tipo de decisão..
Uns abertos, outros fechados”

Envie seu Comentário