06 de abril, de 2020 | 16:23

''Responsabilidade com Ipatinga''

Presidente da Comissão de Finanças, vereador Adiel Oliveira explica pedido de diligência ao PL 20/2020, que trata sobre suspensão de taxas e impostos

Wôlmer Ezequiel
Adiel Oliveira é o presidente Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de ContasAdiel Oliveira é o presidente Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas

A votação do Projeto de Lei 020/2020, que previa a suspensão dos pagamentos de taxas e impostos de empresas à Prefeitura de Ipatinga, por conta da crise devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), gerou polêmica na votação do último dia 30 na Câmara Municipal.

A Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas pediu vista ao Projeto, pois não havia sido apresentado, junto com o Projeto de Lei, o impacto financeiro que geraria ao município, por causa das suspensões desses pagamentos, além de entenderem que o projeto é inconstitucional. O presidente da Comissão, vereador Adiel Oliveira, informou que mesmo sofrendo na pele, como comerciante, não poderia aprovar um projeto importante sem um estudo mais amplo.

“Ipatinga é um município de característica industrial, diferentemente de Coronel Fabriciano. Sabemos da importância da suspensão dos impostos para o comércio nesse momento, porém o PL 20/2020 não distinguia isso, e poderíamos estar abrindo mão dos setores industriais e outros setores que estão funcionando normalmente, a exemplo dos supermercados. Colocar a culpa na Comissão é não mostrar o que a suspensão do pagamento do IPTU e impostos dessas empresas que estão de portas abertas poderia ocasionar nas contas do município nos próximos meses. Mesmo sendo comerciante, não poderia tomar atitudes sem pensar num todo, principalmente num momento de crise, onde os cofres públicos também estão sendo atingidos. Temos que ter cuidado para darmos sustentação ao Executivo para enfrentar a crise de forma responsável”, disse Adiel.

O vereador informou que também participou com os comerciantes em reuniões junto ao Comitê de Crise buscando alternativas para a flexibilização do comércio, o que entende ser necessário. “Nosso nome e dos integrantes da comissão circularam nas redes sociais em declarações que não avaliaram o contexto todo, e muitos comerciantes têm nos procurado e perguntado o porquê do pedido de diligência. Então estamos tendo a oportunidade de explicar a decisão para nossos munícipes. São mais de trinta milhões de reais de impostos de empresas que estão funcionando normalmente e que estaríamos suspendo sem nenhum estudo”, disse o vereador Adiel Oliveira.

A Comissão aguarda o retorno da prefeitura no que se refere ao ofício encaminhado, solicitando a informação do impacto financeiro que a suspensão dos impostos poderia causar para os próximos meses.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Rinaldo

07 de abril, 2020 | 20:27

“A prefeitura não consegui se manter sem os impostos, agora os comerciantes podem ficar sem arrecadar ,engraçado né, essa ordem aí deveria ser o contrário, mexer com os rendimentos deles não pode,tomem vergonha senhores políticos, vcs estão quebrando a cidade de Ipatinga..”

José Ingrácio da Rocha

07 de abril, 2020 | 19:47

“Esses vereadores ficam preocupados com o que a prefeitura deixa de arrecadar com impostos de quem as vezes não está tendo o que comer. O que a prefeitura vai fazer com o dinheiro? Obras. O que é melhor fazer obras e o povo passar fome? Ou deixar de fazer obras e o povo alimentar?”

Silvana Paula

07 de abril, 2020 | 10:55

“Se fosse para aumentar o salário deles eles não estáva nem aí com coronavirus esse povo não pensa no trabalhador os comerciantes também são trabalhadores como eles vão pagar os seus funcionários a prefeitura só que recarda nesse tempo de quarenta estavam fiscalizando só para arrancar mais dinheiro das pessoas é um absurdo esses políticos só penssa neles mesmo muito desempregado em Ipatinga como eu e a prefeitura só que recarda ninguém faz um projeto para gerar mais empregos e mesmo assim serviços em Ipatinga é peixada tem lugar que a pessoa as pessoas corre de você quando o assunto é serviço absurdo”

Elisângela

06 de abril, 2020 | 22:26

“Mais uma vez o poder público está penalizando os lojistas que estão enfrentando grandes dificuldades com as suas lojas fechadas por conta das grandes redes que continuam abertas sem atender a nenhuma das recomendações para evitar aglomeração no interior de suas lojas. É muito fácil mandar os outros ficarem com as portas fechadas e não oferecer nada para ajudar os mesmos.”

Envie seu Comentário