06 de abril, de 2020 | 17:28

Segundo caso de coronavírus em Ipatinga foi transmissão comunitária

Prefeito e secretária de Saúde reforçam a necessidade de manter isolamento

Wôlmer Ezequiel
Érica Dias alerta que população não deve brincar com a pandemiaÉrica Dias alerta que população não deve brincar com a pandemia
(Bruna Lage - Repórter do Diário do Aço)
A administração municipal de Ipatinga confirmou o segundo caso de coronavírus (Covid-19). O município foi notificado, na noite de domingo (5), pela Gerência Regional de Saúde (GRS). Trata-se de um homem de 42 anos, residente no bairro Cidade Nobre, que afirma não ter viajado ao exterior e nem tido contato com alguém que tenha retornado de viagem a outros países, recentemente. O prefeito Nardyello Rocha e a secretária de Saúde, Érica Dias, reforçam a necessidade de manter o isolamento social, já que o contágio em questão foi transmissão comunitária.

Em um vídeo divulgado no Instagram da Prefeitura de Ipatinga, Nardyello falou sobre o caso confirmado. “O visitamos pela manhã [de segunda-feira] e o detalhe, ele não viajou para o exterior, não teve contato com ninguém que veio de lá e não esteve com pessoas teoricamente doentes. É o contágio comunitário, esse que estamos tentando combater, pessoas do mesmo ciclo, um contaminando o outro. É importante nos mantermos isolados, dentro da possibilidade de cada um de nós”, disse.

A secretária Érica Dias pontuou que as pessoas não acreditam na dimensão do coronavírus, mas há uma resposta que permeia, como a falta de testes e muitos casos somente suspeitos. “Somos vinculados ao Sistema Único de Saúde e então dependemos da Fundação Ezequiel Dias (Funed) para os exames. De fato, nem 15% de todo esse total suspeito nós temos avaliados ou coletados os exames, porque no início tivemos uma dificuldade com a Funed, com esses exames”, ponderou.

A titular da pasta alerta que a população tem que entender que a doença não está longe de Ipatinga, que é uma cidade com mais de 260 mil habitantes. “Por aqui passa muita gente, se tem um poder aquisitivo considerável, as pessoas circulam muito. A Secretaria de Saúde mantém aquilo que a própria Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde vêm, incansavelmente, da semana passada pra cá, pedindo a população: isolamento social, distanciamento social. Sabemos e isso é notório, quanto mais isolado, menos risco. Mas isso não quer dizer que não vamos contrair o vírus. O próprio ministro Mandetta (Luiz Henrique) disse, que enquanto 50% da população não for contaminada, a gente não vai sair dessa situação emergencial”, frisou.

Fôlego

O que se pretende com o isolamento, segundo a secretária, é ter fôlego para que se consiga passar pela pandemia, sem uma situação como a que São Paulo já está vivendo. “Com o distanciamento social, estão abrindo 10 mil leitos, se não tiver, ele precisa do dobro de leitos. O que pedimos é que a gente não tenha essa dificuldade de acontecer um ‘boom’ e não termos suporte para isso. É um vírus desconhecido para todo mundo, se não fosse desconhecido, já teríamos encontrado um meio para combater, o que, nesse momento, é o isolamento social”, reiterou.

Érica Dias acrescenta que não se pode brincar com uma situação em que, nos Estados Unidos, por exemplo, estão morrendo mais de mil pessoas por dia e só no domingo, no Brasil, foram registradas mais de 35 mortes num intervalo de poucas horas.

“Ou seja, muitos morrem todos os dias. Isso não é normal num curto período de tempo, a não ser por catástrofes, mas estamos vivendo uma pandemia. Morre por dengue? Sim, mas qual a diferença para o coronavírus? São doenças que sabemos a causa, que sabemos como tratar, e não tem sido motivo de lotação ao mesmo tempo, num curto período de tempo. É uma pandemia, não é uma gripezinha, mas sim um vírus, que pode ocasionar uma gripe, pode. Mas pode levar a uma insuficiência respiratória grave. Não se pode tratar no diminutivo”, conclui a secretária.

Timóteo e Coronel Fabriciano confirmam novos casos

Em Timóteo, dois casos foram confirmados no último fim de semana. Os pacientes que testaram positivo para coronavírus são do sexo masculino, ambos possuem 41 anos e retornaram de viagem à Europa com um grupo de 11 pessoas. Já na segunda-feira (6), o novo relato é de uma paciente do sexo feminino, com 60 anos de idade, que chegou de um cruzeiro pela costa brasileira no dia 17 de março. Com isso, sobe para quatro o número de moradores que testaram positivo para o vírus.

O marido da mulher – que não viajou com ela - apresentou os sintomas em 22 de março com relato de febre, prostração, mialgia e tosse seca leve. Ambos tiveram amenizado o quadro descrito de forma progressiva com o passar dos dias, informou o Executivo timoteense.

Coronel Fabriciano teve o segundo caso de contaminação pelo coronavírus. A informação foi confirmada nesta segunda-feira, durante o Boletim Epidemiológico realizado diariamente pela administração municipal, nos canais oficias de comunicação da Prefeitura.

Trata-se de um jovem que foi contaminado pelos tios que vieram da Itália, estiveram em Fabriciano e já retornaram para a Europa. O paciente está em isolamento social e passa bem.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Ricardo Lúcio Rogério

08 de abril, 2020 | 11:31

“Em periodo de preservação à vida, os recursos que estão sendo empregados em asfalto nos bairros de Ipatinga, Podem ser realocados para a saúde. Mas, a saúde, não traz votos, né prefeito. E, não me digam que já são recursos garantidos anteriormente para recapeamento das ruas. Um tiro no pé deste pseudo prefeito”

Ricardo Lúcio Rogério

08 de abril, 2020 | 11:28

“Fiquei sabendo por fontes extras, que este segundo cidadão, vitima do covid-19, é um missionário da igreja católica. E, o mesmo está, ou, esteve nos EUA. Declarações precisam de fontes fieis. (Não estou culpando o jornal). Me respondam uma outra pergunta; O prefeito e MÉDICO de Coronel Fabriciano, Dr; Marcos Vínicius, concordou com a reabertura do comercio em escalas de revezamento. Acredito que, ele, como médico, tenha plena convicção de seus atos, para não colocar a população em risco. Já este pseudo prefeito de Ipatinga, que está no cargo de carona, mal consegue se expressar publicamente. Precisamos de informações fidedignas, que não alarme a população”

Juninho

08 de abril, 2020 | 06:34

“Esse Cid deve ser funcionário do Nardinheiro.”

Adilson Rabelo dos Santos

07 de abril, 2020 | 18:27

“Boa noite!
Sou natural do Vale do Aço e atualmente moro no RJ (mas tenho familiares por aí) , apenas deixo um recado/alerta pra vcs meus conterrâneos, até por aqui, bem como em todo o país, estavam tratando como um caso "não tão grave", agora já estamos vendo e sentindo na pele o resultado do descaso com a situação e/ou a gravidade que o assunto, merece. Portanto, para aqueles que insistem em dizer que há um certo exagero, principalmente por parte da mídia, entenderam real gravidade do assunto, quando começar a faltar caixão para enterrar os corpos, ressaltando, ainda, que não se pode se quer velar os mesmos, pois já saem dos hospitais, direto para o cemitério.”

Cid

07 de abril, 2020 | 16:06

“Uma tropa de jumentos vem comentar no Diário do Aço argumentando que se o açougue, a padaria e o supermercado abrem, os outros comércios deveriam abrir. Ôh corja de demônios! Vocês sabem o que é, e para que serve um Decreto? Vocês conseguem compreender a diferença entre atividades essenciais de comércio e serviços e o que não é essencial? O que está funcionando é por motivo de sobrevivência. Aí vem um imbecil questionar a montagem de um hospital de campanha ao lado do hospital municipal que disponibilizará mais 200 leitos, e diz que deviam investir no hospital que já existe. Ôh jegue! Ôh jumento mascador de capim! Ôh lambedor de fêno! O hospital já está pronto para receber pacientes e não dispõe de espaço físico para mais leitos, por isso montam hospital de campanha numa escola. O que não pode é seguir conselhos de gente imbecil e cretina de interromper isolamento, ter um aumento disparado de casos positivos necessitando de atendimento médico e saturar a capacidade da estrutura disponível. Quem quer abrir comércio não essencial e acabar com o isolamento é gente que só pensa no lucro e necessita seguir a sua vida medíocre na zona de conforto e comodidade. Vão estudar! Energúmenos.”

Leonardo

07 de abril, 2020 | 15:46

“Segundo caso de transmissão comunitária? O primeiro caso foi importado, a pessoas se infectou foro do município e foi identificado aqui. O caso do último final de semana foi efetivamente uma transmissão comunitária, de acordo com as informações divulgadas, uma vez que a pessoa não viajou ou teve contato com pessoas de outros locais.”

Izabelle

07 de abril, 2020 | 12:48

“Acredito que o melhor seria o isolamento vertical. Ontem fui no Canaã, gente o povo não está mais no isolamento, é só dar uma volta próximo a sua casa e verá isso. O povo está na rua, tentando tirar seu sustento e comprando o que precisa. Se a secretária e o prefeito andassem um pouco veriam a realidade.”

Mariana

07 de abril, 2020 | 10:00

“Ontem 06/04 passei pelo Parque Ipanema por volta de 19:30 e achei um absurdo ver aquele tanto de pessoas fazendo atividade físicas, as academias estão todas fechadas então tá todo mundo indo pra lá correr e se exercitar. Era muita gente mesmo, não tinha nada de isolamento social, parecia um final de semana que você vai e tá lotado... Aí que é foda... Sei que difícil ficar 100% do tempo dentro de cara, o corpo pede pra gente respirar um pouco de ar livre, natureza. Se é pra fechar, fecha tudo ... Não dá pra ficar uma coisa aberta e outra fechada, não dá!!!!”

Juninho

06 de abril, 2020 | 22:25

“Muita politicagem e falta de critério da administração municipal para impedir os comerciantes de abrirem as portas. O açougue te atende, os sacolões atende, os supermercados atendes e estão cheios.... agora, dentista não pode atender, depósito de materiais não pode atender, isso é um absurdo. Porque que ao invés de gastar dinheiro com hospital de campanha não investe no hospital que já temos. Falta de vergonha desses administradores.”

Cid

06 de abril, 2020 | 19:26

“Sandra; você é uma ignorante.
O que você pensa por "colocar tudo ao normal com cautela e cuidado"? O que você julga como "normal" numa situação de PANDEMIA em escala MUNDIAL? Para você, é suficiente o argumento de retorno ao funcionamento do COMÉRCIO porque (ainda) ninguém morreu aqui na região. E ainda tem a capacidade de comparar dois assassinatos com uma doença causada por um vírus modificado que está matando milhares de pessoas em todo o mundo. Você é muito idiota ou comete desonestidade intelectual em nome de interesses pessoais. Não se pode correr o risco de sobrecarregar o sistema de saúde e ter de empilhar cadáveres. Se os hospitais da região não estão cheios nesse momento, é um bom sinal de que o isolamento social dá resultado e deve ser mantido. Se você é incapaz de analisar um gráfico que relaciona casos da doença e o TEMPO, nem deveria opinar. O isolamento é a única medida possível para que a própria população coopere para atenuar os índices de mortalidade. Não espere ver um familiar agonizando sem ter atendimento médico para se arrepender de escrever absurdos na internet. "Colocar tudo ao normal" que você diz, submete todos nós ao risco de contaminação comunitária e de morrer sem assistência médica diante de uma sobrecarga do sistema.”

Sandra

06 de abril, 2020 | 18:10

“Problema existe, mas não na proporção que a mídia coloca, para mim tem que voltar tudo ao normal com cautela e cuidado, tivemos outras pandemias, Vale do aço tem 350 mil pessoas nenhuma morte, o problema é muito mais político que de saúde. Morreram dois adolescentes semana passada, assassinados por motivos de droga e aí??? O.mundo vai parar...”

Sandra

06 de abril, 2020 | 18:08

“Problema existe, mas não na proporção que a mídia coloca, para mim tem que colocar tudo ao normal com cautela e cuidado, tivemos outras pandemias, Vale do aço tem 350 mil pessoas nenhuma morte, o problema é muito mais político que de saúde. Morreram dois adolescentes semana passada, assassinados por motivos de droga e aí??? O.mundo vai parar...”

Luciano

06 de abril, 2020 | 14:48

“No Facebook deste cidadão tem uma foto dele recebendo benção para uma missão nos EUA. Bom..... viajou ou não????”

Nany

06 de abril, 2020 | 14:48

“O que ninguém viu é o perigo que estamos vivendo.... voltaram ele pra casa sem fazer o teste. Acorda povo ?”

Anomima

06 de abril, 2020 | 12:48

“"Ontem eu fiquei horrorizada pois fiquei sabendo de hotéis fazenda estão funcionando até 50 pessoas achei um absurdo , cortry clube e tijota hotel fazenda . Será com que a piscina ficou ? Onde tá fiscalização ?Por mais que não pertence a Ipatinga , na hora que adoecer vão procurar Ipatinga . Sinceramente não achei nem um m tel pra denunciar . Como fica isso? Eles vão continuar funcionando?”

Falou Tá Falado

06 de abril, 2020 | 11:50

“Semana passada no Itaú do Canaã tinha um fila imensa e a maioria era idosos. Sem contar os supermercados também. Principalmente o Coelho Diniz. Acho que as autoridades deveriam fiscalizar melhor e punir todos. Inclusive pessoas que ficarem aglomerados em filas de bancos.”

Marley

06 de abril, 2020 | 11:32

“Infelizmente as pessoas estão fazendo pouco do problema, hoje mesmo, vindo agora a pouco para o trabalho, o qual está entre os que não podem parar de todo, vi filas nos bancos do bairro Canaã sem respeitar a distância. A grande maioria idosos e no ônibus também tinha muitos idosos.”

Gildázio Garcia Vitor

06 de abril, 2020 | 10:36

“A maioria das pessoas ainda não entendeu esse tal de isolamento social. As provas estão nos supermercados, com famílias inteiras fazendo suas compras mensais, e nas filas de aposentados, que começam antes das 6 h, nas portas dos bancos.”

Envie seu Comentário