05 de abril, de 2020 | 11:00

Afiando o apetite

O prazer de cozinhar em casa em tempos de coronavírus

GB Edições
Tomate Recheado é um verdadeiro clássico! Experimente fazê-lo com recheio de baconTomate Recheado é um verdadeiro clássico! Experimente fazê-lo com recheio de bacon
Tomates Recheados Com Bacon

INGREDIENTES:
5 tomates grandes e maduros; 50 gramas de bacon cortado em cubinhos; folhas de 1 maço de espinafre rasgadas; 1 colher (chá) de sal; 1 colher (sopa) de farinha de trigo; 1/2 xícara (chá) de creme de leite; 1/2 xícara (chá) de muçarela de búfala ralada.

MODO DE PREPARO:
Retire a tampa e a polpa dos tomates. Reserve. Em uma panela, frite o bacon em fogo alto, em sua própria gordura. Retire o bacon frito com uma escumadeira e reserve. Na mesma panela, junte o espinafre e cozinhe com a panela tampada durante 5 minutos ou até murchar. Tempere com sal e acrescente o bacon reservado.

Junte a farinha de trigo dissolvida numa 1 colher (sopa) de água, o creme de leite e a muçarela. Misture bem e retire do fogo. Recheie os tomates e disponha-os numa fôrma refratária pequena untada e leve ao forno preaquecido (180º). Asse durante 20 minutos. Retire do forno e sirva a seguir. Variação: Se quiser, depois de assado, finaliza com uma fatia de muçarela de búfala. Se preferir, usa a muçarela comum.

////

GB Edições
Torta de Espinafre é nutritiva. E vai muito bem como acompanhamento em qualquer refeiçãoTorta de Espinafre é nutritiva. E vai muito bem como acompanhamento em qualquer refeição
Torta de Espinafre

INGREDIENTES:
- Massa: 3 colheres (sopa) de manteiga sem sal; 1 ovo; 2 colheres (sopa) de água; 1 colher (chá) de fermento em pó; 2 colheres (sopa) de óleo; 1 colher (chá) de sal; 3 xícaras (chá) de farinha de trigo.

- Recheio: 1 colher (sopa) de óleo; 1 dente de alho amassado; 1 cebola média picada; folhas de 1 maço de espinafre aferventadas, escorridas e picadas; 1 e 1/2 colher (chá) de sal; 1 colher (sopa) de manteiga sem sal; 3 colheres (sopa) de farinha de trigo; 2 e 1/2 xícaras (chá) de leite; 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado; 300 gramas de ricota amassada; 1 gema de ovo.

MODO DE PREPARO:
- Massa: Numa tigela grande, coloque a manteiga, o ovo, a água, o fermento, o óleo, o sal e misture bem. Junte a farinha de trigo, aos poucos, sovando sempre a massa até que fique lisa e homogênea. Deixe a massa descansar na geladeira durante 15 minutos.

- Recheio: Numa panela média, refogue a cebola e o alho no óleo aquecido. Acrescente o espinafre e 1 colher (chá) de sal. Refogue durante 2 minutos e retire do fogo. Reserve. Em outra panela, coloque a manteiga e leve ao fogo para derreter. Junte a farinha de trigo dissolvida no leite. Mexa bem. Acrescente o queijo ralado e o sal restante, mexendo sempre, cozinhe até engrossar.

Junte o espinafre reservado, a ricota e a gema. Mexa bem e retire do fogo. Com a massa, forre o fundo de uma assadeira de fundo removível. Sobre a massa, coloque o recheio. Se quiser, sobre o recheio, coloque tiras da massa formando um gradeado. Pincele as tiras da massa com gema. Leve ao forno preaquecido (180°) e asse durante 40 minutos ou até que a massa fique dourada. Sirva a seguir.

////

Divulgação
Bolo de Leite Condensado

INGREDIENTES:
4 ovos; 1/2 colher (sopa) de fermento em pó; 1 xícara (chá) de farinha de trigo; 1 lata de leite condensado; 2 colheres (sopa) de manteiga.
- Cobertura: 1 colher (sopa) de manteiga; 4 colheres (sopa) de achocolatado; 1 lata de creme de leite.

MODO DE PREPARO:
Na batedeira, bata as claras em neve juntamente com o fermento em pó. Reserve. Na batedeira, bata as gemas com a manteiga até obter um creme. Aos poucos, adicione o leite condensado. Misture as claras batidas em neve, delicadamente, em movimentos de baixo para cima. Junte a farinha de trigo, mexendo sem bater, até obter massa lisa.

Coloque a massa em uma fôrma untada e enfarinhada. Leve ao forno preaquecido (180º) e asse até ficar dourado. Cobertura: Misture todos os ingredientes. Leve ao fogo e cozinhe até dissolver bem a manteiga e o achocolatado. Coloque a cobertura sobre o bolo depois de assado. Variação: Substitua o achocolatado por chocolate em pó.

////

Sorvete de Coco

INGREDIENTES:
200 gramas de coco ralado; 1 vidro de leite de coco; 300 ml de leite integral; ½ xícara (chá) de açúcar; 1 lata de leite condensado; 1 lata de creme de leite.
- Calda: 1 tablete de chocolate amargo; 1 lata de creme de leite. No fogo baixo, derreta o chocolate picado no creme de leite. Quando obter calda lisa, desligue o fogo. Reserve.

MODO DE PREPARO:
Bater todos os ingredientes no liquidificador e levar ao freezer até começar a congelar. Retire do freezer, bata na batedeira e volta ao freezer até congelar. Na hora de servir, cubra o sorvete com calda de chocolate.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário