03 de abril, de 2020 | 17:27

Hospital de Campanha será montado em Ipatinga

Escola Canuta Rosa será aparelhada como alternativa para eventuais internações no pico da pandemia do novo coronavírus na microrregião

Divulgação
A estrutura do Hospital de Campanha, montada na escola localizada no bairro Cidade Nobre, deve ser entregue até dia 20 de abrilA estrutura do Hospital de Campanha, montada na escola localizada no bairro Cidade Nobre, deve ser entregue até dia 20 de abril

A Escola Estadual Canuta Rosa, localizada no bairro Cidade Nobre, passará a funcionar, a partir do dia 20 de abril, como Centro de Internação e Tratamento de Pacientes por Coronavírus, oferecendo estrutura emergencial para atender as populações de Ipatinga e mais 13 cidades do Vale do Aço que integram a microrregião de saúde. O anúncio foi feito pelo Executivo municipal no fim da tarde de sexta-feira (3). No mesmo dia, o prefeito Nardyello Rocha e equipes técnicas do município e do Estado percorreram as instalações do estabelecimento de ensino.

A previsão é de que o Hospital de Campanha a ser montado no local estará estruturado e equipado ainda na primeira quinzena deste mês, período considerado crucial para o pico da doença no Brasil. Num primeiro momento, terá capacidade para atender 200 pacientes.

“Mais uma vez Ipatinga quer se precaver, adiantando-se com providências de defesa da população em tudo que diz respeito a essa pandemia mundial. Segundo o Ministério da Saúde e também a Organização Mundial de Saúde (OMS), o pico da doença no Brasil será no dia 25 de abril, podendo chegar às primeiras semanas de maio. Então, estamos nos organizando para antecipar e entregar a estrutura deste Hospital de Campanha no dia 20, antes mesmo do coronavírus atingir o auge de contaminação projetado”, contou o prefeito. “Para tal, se preciso for, vamos trabalhar todos os dias, incluindo fim de semana e feriado”, apontou.

Estrutura

A Escola Canuta Rosa, antigo colégio Polivalente, dispõe de 20 salas amplas e bem ventiladas que têm a capacidade de abrigar dez leitos em cada uma delas. Inicialmente, o local será preparado para oferecer 200 novos leitos de baixa complexidade. Porém, o espaço tem capacidade para que esse número seja expandido a até 300. Emergencialmente, outros 100 leitos podem ser oferecidos na quadra coberta.

Localizado na rua Graciliano Ramos, com uma saída também para a avenida Carlos Chagas, a escola foi aprovada como espaço adequado pela comissão técnica devido à boa estrutura de banheiros, salas e refeitórios e, principalmente, em função de sua proximidade com o Hospital Municipal e também a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

“A proximidade da escola com o SAMU e também com o Hospital Municipal foi fator decisivo para a equipe técnica reconhecer esse espaço como estratégico. Isso porque, caso algum paciente fique em estado grave e precise ser transferido em tempo hábil para um hospital de alta complexidade, nós não teríamos dificuldades”, explicou o diretor técnico do Centro de Internação e Tratamento de Pacientes por Coronavírus, Samuel Torres Silva.

O Estado, via Gerência Regional de Saúde (GRS) está avaliando a possibilidade de oferecer 120 respiradores artificiais, divulgou o governo municipal.

Profissionais

O diretor técnico ressalta que, além da estrutura de leitos, também está sendo feita uma redistribuição da mão de obra do município para garantir um maior número de profissionais da saúde para atender as demandas de rotina e também ao Hospital de Campanha.

“Vamos reorganizar os nossos profissionais para auxiliar nas demandas que já temos no município. Outra providência para reforçar o atendimento está sendo tratada pela Secretaria de Saúde em diálogo com a Faculdade de Medicina de Ipatinga. Estamos tentando viabilizar a participação dos alunos que já estão nos dois últimos períodos, para que atuem com o acompanhamento de um mentor, por meio do programa ‘Brasil Conte Com a Gente’, a fim de garantir um maior contingente de profissionais”, detalhou Samuel.

Samuel Torres lembra que o objetivo do Hospital de Campanha não é funcionar como um centro de consultas. “Será um hospital de retaguarda clínica para os pacientes de baixa complexidade que necessitarem de internação”, antecipou.

Microrregião

A secretária de Saúde de Ipatinga, Érica Dias, revelou que foi criada uma estrutura organizacional para providenciar o levantamento do quantitativo de macas, equipes e materiais necessários para o hospital começar a funcionar.

Segundo a responsável pela pasta, as 13 outras cidades que fazem parte da microrregião e que serão beneficiadas com a abertura do hospital devem entrar com uma contrapartida.

“Como Ipatinga é a cidade que faz a gestão plena e é referência dessas cidades, nós podemos recorrer a esses municípios vizinhos para nos emprestarem materiais e insumos necessários à montagem de toda a estrutura”, complementou a secretária.


MAIS FOTOS

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Márcio

06 de abril, 2020 | 13:26

“Esses políticos brincam com a sabedoria das pessoas. Ficam querendo mostrar qual deles leu mais: Maquavel. Hospital de Campanha? Respiradores? Essa Secretaria de Estado de Saúde está de brincadeira; Basta passar pela Avenida: Magalhães Pinto em Coronel Fabriciano que qualquer cidadão informado sobre Coronavirus poderá ver. São inúmeras as pessoas do Vale do Aço em fila indiana ao redor da Secretaria de Saúde para cadastrar ou pegar medicamentos. Normalmente são pessoas que estão no sugerido grupo de risco e que possuem doenças crônicas. É lamentável que não tenha sido feito cadastro e entrega de medicamentos em domicílio e que o médico que receita o medicamento não tenha acesso à plataforma de saúde do estado. Uma "burrocrácia" em tempos de Covid19.”

Jailton Jonas Oliveira

06 de abril, 2020 | 06:21

“Parabéns administração municipal.”

Marcio

05 de abril, 2020 | 20:56

“O prefeito está precisando olhar para que está sem trabalhar e sem faturamento e adiar pagamento de impostos, seguir exemplos de outros prefeito , inclusive diminuir o seus salário”

Maria Aparecida Alves

05 de abril, 2020 | 07:22

“Quero parabenizar aos responsáveis pela iniciativa ,principalmente ao prefeito pelo zelo pela população.”

José Silveira

04 de abril, 2020 | 23:24

“Ótima ideia. Parabéns a todos os envolvidos...”

Jones

04 de abril, 2020 | 19:37

“um salve para a administração municipal de ipatinga”

Paulo Luiz Martins

04 de abril, 2020 | 18:59

“É preciso reconhecer o trabalho desse prefeito Nardiello. Surpreendentemente parece ser o único da região que tem, a despeito de uma onda de irresponsabilidades e oportunismos, desempenhado um um papel digno de aplausos. Ja vivi ai na região que amo como minha terra Natal...resumindo: PARABÉNS NARDIELLO!”

Envie seu Comentário