Pagamento do IPTU será prorrogado em Coronel Fabriciano e em Timóteo

Os empresários e comerciantes fabricianenses também terão “fôlego” para quitar taxas e demais tributos municipais

Elvira Nascimento


Em Fabriciano, o pagamento da cota única e da primeira parcela do IPTU 2020 foi adiado para o dia 10 de julho deste ano

O prazo para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) será prorrogado em Timóteo e Coronel Fabriciano. O anúncio de Fabriciano foi feito pela Secretaria de Governança Financeira e Orçamento, que também vai adiar o pagamento de tributos e taxas municipais. Já o comunicado em Timóteo foi feito pelo prefeito Douglas Willkys, durante uma transmissão ao vivo nas mídias sociais.

A medida em Coronel Fabriciano foi tomada em razão do estado de calamidade pública (Decreto Municipal 7.186/2020), assinado pelo prefeito Marcos Vinicius, para minimizar os impactos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) na economia local e no orçamento doméstico do cidadão.

O pagamento da cota única e da primeira parcela do IPTU de Coronel Fabriciano foi adiado para o dia 10 de julho deste ano. Com a iniciativa, o cronograma de vencimentos das demais parcelas é: 2ª parcela - 10/8; 3ª parcela - 10/9; 4ª parcela - 13/10; 5ª parcela - 10/11 e 6ª parcela - 10/12. As guias serão impressas e enviadas para a casa do cidadão nos próximos meses. O prazo para requerimento de isenções e descontos também está suspenso, esclarece o Executivo municipal.

ISS e demais taxas

Os empresários e comerciantes fabricianenses também terão “fôlego” para quitar taxas e demais tributos municipais. As guias do ISS (Imposto Sobre Serviços) e taxas (por exemplo, alvará de funcionamento) poderão ser pagos até 60 dias após a data do vencimento. O prazo de 60 dias também se aplica para parcelamento da Dívida Ativa. O Decreto Municipal 7.186 foi publicado no Diário Oficial do dia 23 de março.

“É um desafio muito grande para todos nós. As dificuldades são inerentes ao momento e haverá sim impacto econômico em todo o mundo, inclusive nos municípios. Mas a Prefeitura de Fabriciano, mesmo com recursos escassos, entende e é sensível à situação da população, comerciantes e empresários. E por isso optou pela prorrogação do pagamento dos tributos municipais, mesmo que esta medida signifique redução na arrecadação de receitas para os cofres da cidade”, argumenta Wander Ulhôa, secretário de Governança Financeira e Orçamento.

Em virtude da quarentena, o atendimento no Setor de Tributos de Coronel Fabriciano é realizado pelo e-mail receita@fabriciano.mg.gov.br ou pelo telefone 3846-7030 ou 3846-7002.

Imposto em Timóteo

Em seu comunicado na internet, o prefeito de Timóteo, Douglas Willkys, disse que a prorrogação do prazo de pagamento do IPTU visa reduzir os impactos causados pelo coronavírus ao comércio e aos cidadãos. Com isso, a parcela com vencimento em abril do IPTU foi prorrogada para o dia 7 de dezembro deste ano, enquanto o vencimento em maio ficou para o dia 21 de dezembro de 2020.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Edmar Eler 06 de abril, 2020 | 23:35
parabens ao prefeito de coronel fabriciano pelo autitude que ele teve , com esta pandemia 19. ja nosso prefeito nardiego nao esta nem ai com seus eleitores que elegeu ele, enves de prorrogar o prazo do iptu .nao tem poblema ele vai querer candidatar ai vamos dar o troco nele,
Thales 03 de abril, 2020 | 11:10
E esse inseto do prefeito de Ipatinga nada!
Marcio 03 de abril, 2020 | 09:25
Projeto para aumentar salário o prefeito manda, agora prorrogar IPTU NADA, cade nos ilustre vereadores para cobra do Prefeito O adiantamento DO PAGAMENTO do IPTU
Gildázio Garcia Vitor 03 de abril, 2020 | 08:01
Parabéns aos Prefeitos de Coronel Fabriciano e de Timóteo por mais esta iniciativa, que, no meu entender, é um ato de solidariedade com os cidadãos. Que os demais municípios da RMVA, na medida do possível, aprendam a lição.
Sacapó 03 de abril, 2020 | 07:45
Em Ipatinga, está um inferno. poucos bancos recebem; nem todos têm contas nos
credenciados. Não esta havendo atendimento físico. como pagar?
Rogério 02 de abril, 2020 | 22:05
Boa noite !

Sr Prefeito , a população de Ipatinga aguarda um alívio pra pagar mais este Imposto..
Não podemos esquecer que o salário de todos os políticos são pagos em dia na totalidade e não são parcelados e tão pouco atrasados.
Geraldo Magela Vieira 02 de abril, 2020 | 19:12
E enquanto isso na nossa o nosso prefeito Naná quer colocar os munícipes em mais dificuldades. Os servidores do Estado de Minas que já recediam seus salários parcelados ainda não sabem nem quando irão receber, os afetados com a quarentena idem, mas nada é capaz de arrefazer o nosso prefeito, que não meu entender, quer ver é a desgraça do povo ipatinguense.
Jaime 02 de abril, 2020 | 18:02
Em ipatinga que tem o iptu mais caro de toda regiao nao tivemos nenhum anuncio desta natureza vamos prefeito adia este iptu ou teremos muita dificuldade pra pagar olha pelo povo que te elegeu e tanto sofre com o valor do iptu.

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO