31 de março, de 2020 | 09:28

Casa Museu Ema Klabin na quarentena

Programação virtual inclui exposições, concertos e acessos gratuitos a publicações

Henrique Luz/Divulgação
A Casa Museu Ema Klabin tem mais de 1500 obras de grandes mestresA Casa Museu Ema Klabin tem mais de 1500 obras de grandes mestres
Em tempos de distanciamento social, para diminuir o risco do contágio de coronavírus, museus e espaços culturais estão fechados. Mas a Casa Museu Ema Klabin, no Jardim Europa, em São Paulo, continua com sua programação cultural virtual por meio do projeto #CasaMuseuEmCasa.

No site www.emaklabin.org.br estão disponíveis ações online para levar informação, cultura, reflexão e diversão ao público.

O arquiteto Paulo Costa, curador da Casa Museu, diz que o site tem exposições virtuais, jogos educativos, concertos no Youtube e podcasts, entre outros. “Essas ações incluem conteúdos abordados em anos anteriores e material inédito que está sendo produzido com o tema de 2020 - Outras Narrativas”.

Visitas virtuais para conhecer a Casa-Museu podem ser feitas no Google Arts & Culture - https://artsandculture.google.com/partner/fundacao-ema-klabin - ou por meio da ferramenta digital Explore, no site do museu - https://emaklabin.org.br/explore/.

Quem quiser elaborar algo especial para o almoço pode experimentar fazer o download de uma das receitas do caderno de Ema Klabin, publicação criada a partir de pesquisa, encontros, cursos e palestras sobre gastronomia idealizados por Janka Babenco e que aconteceram na Casa Museu.

Henrique Luz/Divulgação
Na galeria, entre outros, há dois quadros de Frans PostNa galeria, entre outros, há dois quadros de Frans Post
Também é possível visitar virtualmente a Exposição Porcelana Europeia da Coleção de Ema Klabin, uma seleção de 39 peças das manufaturas de Sèvres, Berlim, Viena, Meissen, Limoges, Coalport, entre outras, e a exposição online “Fragmentos”, uma retrospectiva da série Backdrop Grafite.

O volume um da Revista Cadernos da Casa-Museu, com a temática “Mulheres e seus Saberes”, e as publicações “A Casa da Rua Portugal” (2014), que conta a história do bairro Jardim Europa e da construção da Casa de Ema Klabin além do livro “A coleção Ema Klabin”, que marca os 10 anos da instituição, estão disponíveis para download.

Acompanhe a programação pelo site e as mídias sociais da Casa-Museu Ema Klabin no Facebook, Instagram e Youtube.

Casa Museu Ema Klabin:
Antiga residência da colecionadora e mecenas Ema Klabin (1907/1994), a casa foi convertida em espaço cultural com um acervo que abrange mais de três mil anos de história da arte.

Isabella Matheus/Divulgação
Exposição de porcelana europeia da coleção Ema KlabinExposição de porcelana europeia da coleção Ema Klabin
A casa foi inspirada no Palácio de Sanssouci (Alemanha) e projetada por Alfredo Ernesto Becker em meados dos anos 1950. Em cada cômodo o visitante depara com obras de grandes mestres da arte.

Na sala de música há duas obras de Marc Chagall: No Campo (à la Campagne - França – 1925) e Noivos Com Trenó e Galo Vermelho (França, 1957). No quarto de hóspede o quadro de Tarsila do Amaral “Rio de Janeiro” (Brasil, 1923); na sala de jantar obras de Mestre Valentim (Brasil, séc. XIX).

No quarto principal um quadro de Cândido Portinari, Galos (Brasil, 1940) e um de Di Cavalcanti, Retrato Feminino (Brasil – 1955). Na galeria dois quadros de Frans Post: Vista de Olinda, (Holanda, 1650) e Igreja de São Cosme e São Damião (Holanda, séc. XVII).

O jardim foi projetado pelo paisagista Burle Marx. A Casa-Museu é localizada na Rua Portugal, 43, no Jardim Europa, em São Paulo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário