30 de março, de 2020 | 18:15

Comércio em Ipatinga segue fechado por tempo indeterminado

A medida não vale para estabelecimentos essenciais como supermercados, farmácias, açougues, padarias e postos de combustível, que podem continuar de portas abertas

Wôlmer Ezequiel
Comitê Gestor da Crise optou por manter os estabelecimentos comerciais de portas fechadas, seguindo decreto estadualComitê Gestor da Crise optou por manter os estabelecimentos comerciais de portas fechadas, seguindo decreto estadual

Após reunião do Comitê Gestor da Crise, realizada na tarde de segunda-feira (30) na Prefeitura de Ipatinga, ficou definido que os estabelecimentos comerciais da cidade vão permanecer fechados, seguindo decreto estadual de calamidade pública instituído pelo governador Romeu Zema, no dia 20 de março.

Com isso, o comércio segue sem funcionar por tempo indeterminado em Ipatinga. A medida não vale para estabelecimentos essenciais como supermercados, farmácias, açougues, padarias e postos de combustível, que podem continuar de portas abertas.

Reunião
Além do prefeito, também participaram da reunião o Superintendente Regional de Saúde, representantes da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Ipatinga, Câmara de Dirigentes Lojistas, Ministério Público, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

O prefeito Nardyello Rocha ressaltou a importância de se discutir uma flexibilização para abertura do comércio além do que já é permitido, já que no município estão autorizados todos os atendimentos em sistema ‘delivery’, mas frisou que neste momento as autoridades constituídas adotarão a postura de alinhamento com o Governo do Estado e seguirão as recomendações transmitidas pelo Governador Romeu Zema.

“É evidente que nos preocupamos muito com a saúde financeira dos empreendedores dos mais diversos níveis, mesmo porque o impacto negativo no comércio naturalmente também atinge diretamente a Prefeitura e, de uma forma geral, todos os ipatinguenses. Mas seria insano da nossa parte tomar uma decisão diferente daquela determinada pelo Estado, neste momento que ainda sugere todo cuidado e prudência. Se o Governo estadual flexibilizar ainda mais a abertura do comércio, com certeza nós aqui em Ipatinga também faremos”, disse Nardyello Rocha.

O comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Juliano Fábio Lemos Dias, reforçou o posicionamento pelo isolamento horizontal e sugeriu que os municípios sigam as direções repassadas pelo Estado. O militar também aconselhou que os empreendedores da cidade busquem orientações junto às suas entidades de classe para entender com mais clareza o conteúdo das diretrizes estaduais, “compreendendo o que é permitido e não é permitido em cada segmento”.

O Promotor de Justiça, Rafael Pureza, curador da Saúde no município, reafirmou seu papel institucional de defesa da sociedade como um todo, fazendo um parêntese para externar compreensão quanto à postura do Executivo: “Todos que estão presentes na reunião podem ter opiniões divergentes, mas estou certo de que nenhum de nós que estivesse na posição do prefeito decidiria de forma diferente”.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Isabela

04 de abril, 2020 | 12:21

“Já ficamos expostos a doenças como chikungunya, dengue, bactérias sérias até mesmos transmitas pelos alimentos e nem por isso paramos de trabalhar. Riscos de morrer todos nós temos, mas se faltar dinheiro para abastecer as panelas e aumentar o desemprego? Já pensaram que podem aumentar a criminologia, suicídio (quantas pessoas se matam por não poder esse motivo?), fome, desnutrição principalmente em crianças?
Chega de mimi e pensar só na doença, o comércio de Ipatinga precisa girar porque do contrário será mais uma cidade falida, com um governo incompetente.”

Imposto

31 de março, 2020 | 21:54

“O prefeito nana o IPTU, de Ipatinga vai ser adiado?
E o aumento de salário que foi votado a favor do prefeito, vereadores, e funcionário público, vc não divulgou, o nana kkkkkkkk”

Edson Pacheco Mariott

31 de março, 2020 | 21:26

“Quero saber como os empresários, vão pagar suas dividas? Esse prefeito nojento, está cooperando para destruir a cidade. Fora IPTU que já vence em março. Se não pagar eles jogam a gente no cartório de protesto.”

Eduardo Bananinha

31 de março, 2020 | 19:03

“Tem bastante comércio aberto na cidade,ninguém respeita e também tem muita gente precisando pagar as contas,fazer quarentena com as panelas vazias e contas acumulando não rola.”

Iracema Leandra de Oliveira

31 de março, 2020 | 15:32

“Gente aqui no meu bairro ta muito complicado eu e minha família estamos de quarentena, só meu genro que sai pra trabalhar, o que me preocupa é que aqui os moradores estão levando na brincadeira, são muitos velhos e crianças pelas ruas o tempo todo se tem que ficar de quarentena vamos evitar que esse vírus se espalha rapido,vamos respeitar os trabalhadores as pessoas que têm necessidade que têm de cumprir os seus deveres que estão lutando para manter os comércios aberto,como também os caminhoneiros, os médicos, as farmácias e drogarias nós precisamos desses recursos, precisamos ajudar ficando em quarentena pra quê eles tenha mais segurança e controle nessa situação, não adianta fechar igrejas escolas em fim tudo se no bairro estão todos a vontade pelas ruas.aqui no meu bairro está um caos, tinha que ter uma equipe pra manter o bairro com menos fluxo de pessoas para garantir a nossa segurança principalmente dos inocentes que as mães não saiam da rua com eles.”

Emerson Minduim

31 de março, 2020 | 14:21

“Bom prefeito. Se vc não tem postura para comandar sua cidade, assim como vossa senhora fica dizendo, como podemos confiar se isso não e mais uma manobra politica. Fazer cobrança isso se faz de uma forma exorbitante, mas na hora de ser cobrado o senhor pula fora. Que administrador e esta. Nossa cidade precisa de mais pessoas competência. Afinal da hora de querer aumentar seus subsídios tudo bem, e o restante que se lasque.
E a você eleitor cobre mais, não fique esperando que caia do céu o que não foi e nem será cumprido.
E depois não venha com conversinha e desculpa.

Atenciosamente

Emerson Minduim”

Emerson Minduim

31 de março, 2020 | 14:20

“Bom prefeito. Se vc não tem postura para comandar sua cidade, assim como vossa senhora fica dizendo, como podemos confiar se isso não e mais uma manobra politica. Fazer cobrança isso se faz de uma forma exorbitante, mas na hora de ser cobrado o senhor pula fora. Que administrador e esta. Nossa cidade precisa de mais pessoas competência. Afinal da hora de querer aumentar seus subsídios tudo bem, e o restante que se lasque.
E a você eleitor cobre mais, não fique esperando que caia do céu o que não foi e nem será cumprido.
E depois não venha com conversinha e desculpa.

Atenciosamente

Emerson Minduim”

Eduardo Clerck Oliveira Santos

31 de março, 2020 | 13:16

“Decisão difícil, porque n sabemos o q pode acontecer quando o dinheiro do trabalhador q já é pouco vier a acabar, o jeito é pedir muito a Deus p nós abençoar porque ao seguir essa pandemia o pior estará p acontecer.”

Servidor Municipal

31 de março, 2020 | 08:13

“Quais medidas estão sendo tomadas para proteger os familiares (grupo de risco) dos servidores que permanecem trabalhando normalmente? Na live do dia 29/03/2020 o prefeito afirmou que no momento o isolamento vertical não é adequado, pois quando as pessoas retornarem para casa, existe o risco de contaminação de seus familiares. Por que esse mesmo entendimento não é válido para os servidores públicos? O decreto N° 9.278 precisa ser ampliado e amparar os servidores que moram na mesma residência onde há pessoas do grupo de risco.”

Jaques Ferreira

31 de março, 2020 | 07:06

“Trabalhamos com peças essenciais para manutenção hidráulica em hospitais, residências e outros. Podemos trabalhar com entrega? UTIs e quartos de hospitais podem ser fechado se não tiverem acesso as estas peças. Nas residências as pessoas podem não conseguir fazer a correta higiene conforme manda a OMS.”

Hilker

31 de março, 2020 | 01:13

“Trabalho no comércio , concordo com Bolsonaro ,acho q se criou uma histeria em relação ao Corona ,temos doenças q segundo estatística causam muito mais mortes temos realmente q manter o grupo de risco em quarentena ,no restante,devemos voltar a nossa vida normal,pois as consequências econômica serão piores,quero saber qual garantia de emprego teremos com essa paralisação ,agora segundo os políticos ,os supermercados dão imunes ao Corona vírus,existe uma hipocrisia ,pois se prejudica uma classe trabalhadora e previlegia outra para seu interesse.”

Voz da Verdade

30 de março, 2020 | 23:37

“O Naná agora jogou pra conta do governo do estado... Será que o prefeito de Fabriciano que é médico é insano a ponto de tomar outra postura?
Deus tenha misericórdia do povo de Ipatinga”

Liliane

30 de março, 2020 | 23:33

“Eu sei que essa paralisação é para o nosso bem,porém nos que somos obrigados a ficar abertos também somos seres humanos e corremos o mesmo risco, eu tenho duas crianças em casa e um pai de 80 anos, que tem problemas respiratórios, trabalho em um supermercado,e sinceramente além de algumas pessoas não estarem preocupadas fazem questão de não nos respeitar, e já que eles não querem ficar em casa eu estou com Bolsonaro abre essas lojas tudo e cada um cuida do seu, pq respeito que é bom não estão tendo”

Paulo Roberto Romualdo de Andrade

30 de março, 2020 | 22:14

“Parabéns para o prefeito de Ipatinga
Devemos olhar primeiro a saúde.
BOM trabalho”

Marcos

30 de março, 2020 | 22:01

“Não entendi!Se o Zema,já com superpoderes devido calamidade pública estadual,já decretou o fechamento do comércio,por que o comitê gestor de crise avalia ou não a reabertura ?O gestor municipal não possui essa competência mais uai....”

Barrabas

30 de março, 2020 | 21:52

“Os impostos como iptu fica suspenso?”

Rosilene Pereira Sousa dos Santos

30 de março, 2020 | 21:38

“Nossa não vejo a hora disso tudo passar.o centro tá muito feio fechado.”

Jose Carlos Dias

30 de março, 2020 | 21:26

“Parabens prefeito vale mais a vida deque bens materiais.”

Jose Carlos Dias

30 de março, 2020 | 21:19

“Parabens prefeito vale mais a vida deque bens materiais.”

Jeferson Fernandes Martins Jefim

30 de março, 2020 | 20:32

“Pq não põe o comércio pra funcionar em meio expediente assim vai ajudar um pouco os comerciantes e o povo compra só o necessário mesmo”

Rubens Domingos de Oliveira Filho

30 de março, 2020 | 20:22

“Boa noite, agora 20:21 do dia 30/032020, acho prudente que todos os governantes, órgãos da empresa e demais responsaveis por informações sobre a pandemia etc obedececssem o padrão de em seus pronunciamentos fizessem no início, d2urante e final a referência a data e hora de tal pronunciamento, isto faria com que informações desatualizadas de tornassem fake News, mesmo quando em algum momento se tratassem de verdades.”

Ricardo Oliverira

30 de março, 2020 | 19:35

“Vamos compartilhar #ForaNardyelo#
Não vamos mais votar em quem esta contra a nossa Cidade .”

Envie seu Comentário