Expo Usipa 2024 02 - 728x90

30 de março, de 2020 | 17:33

Câmara de Ipatinga realiza reunião a portas fechadas para a população

Conforme servidores antigos, situação é inédita e histórica para a Casa

Elis Santiago
Público foi restrito a poucos servidores da Casa, vereadores e imprensaPúblico foi restrito a poucos servidores da Casa, vereadores e imprensa

As atividades como um todo tem sido atingidas pelo efeito do novo coronavírus (Covid-19). Nesta segunda-feira (30), a Câmara de Ipatinga promoveu sua reunião ordinária a portas fechadas, em razão das ações de prevenção estabelecidas pelos órgãos de saúde. Poucos servidores estiveram presentes no plenário da Casa, além dos vereadores, num momento histórico para o Legislativo, que, conforme relatos de servidores mais antigos, nunca fechou o espaço para a população.

Conforme conta em seu site, a Câmara foi instalada em 3 de dezembro de 1965. Em 2020, em publicação em uma de suas mídias sociais, o Legislativo informou que a reunião de segunda-feira não seria aberta aos munícipes, em razão do isolamento social causado pelo coronavírus.

Conforme apurado pelo Diário do Aço, servidores que trabalham na Casa há 35 anos não têm notícias de situação semelhante. O número de pessoas no local foi somente o necessário para dar suporte à votação dos projetos de lei. Assim como para profissionais da imprensa, o conteúdo da reunião pôde ser acompanhado por meio de transmissão online.

Durante a sessão, o presidente da Casa, Jadson Heleno (SDD), chegou a recomendar aos assessores que mantivessem distância de um metro e que uma portaria estava em estudo, para que as próximas votações sejam realizadas de forma virtual, a exemplo do que vem ocorrendo Brasil afora.

O governo de Minas Gerais suspendeu algumas atividades no Estado. As aulas presenciais em escolas públicas, assim como a suspensão de equipamentos culturais e eventos oficiais. Está proibida também a realização de eventos e reuniões com mais de 30 pessoas, dentre outros pontos.  

Durante a sessão, os vereadores, assim como alguns servidores, utilizaram máscaras e álcool gel, que estava disposto sobre as mesas. Foi pedido que os corredores não fossem obstruídos, visando atender às recomendações de não aglomerar pessoas.

Situações isoladas

Ao que se tem notícia, as reuniões na Câmara de Ipatinga sempre tiveram a presença de populares. Em situações isoladas, presidentes chegaram a esvaziar o plenário, mas em razão de tumulto, o que não ocorre há algum tempo. Diante desse cenário, o dia 30 de março deve entrar para a história do Legislativo ipatinguense.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

José da Silva Miranda

01 de abril, 2020 | 09:51

“Está reunião deve ser para aumentar o salário do prefeito e vereadores conforme projeto enviado pelo próprio prefeito. O cúmulo do absurdo,principalmente neste momento,que nojo de políticos!”

Envie seu Comentário