Dia da Nutrição e Saúde

Data deverá ser lembrada em casa, nesta terça-feira, 31 de março

O dia 31 de março é dedicado à Nutrição e Saúde. Geralmente, as escolas promovem atividades no sentido de educar os alunos quanto à importância de uma alimentação equilibrada. Este ano, em função da pandemia do coronavírus e com os alunos em casa, no isolamento social, a data deverá apenas ser lembrada.

E isto é muito importante, principalmente porque a cada dia a cultura do "fast food" ganha mais adeptos, o que poderá gerar, em médio prazo, uma população cada vez menos saudável.

GB Imagem


Uma alimentação saudável é a base para o desenvolvimento de um corpo capaz de resistir às doenças e ao estresse
Neste sentido, citando apenas um exemplo, diferentes estudos na área de desenvolvimento humano mostram que, a cada ano, cresce mais o número de mulheres grávidas que apresentam baixo índice de ácido fólico, o que representa um sério risco para o bebê que esperam. Uma das causas desta deficiência é falta de ingestão de verduras e legumes.

Imagine milhões de células que formam os tecidos, milhões de tubos que são as artérias e as veias, milhões de fios telegráficos que são os nervos, e tudo isso em uma engrenagem complicada na qual cada peça trabalha no lugar certo e no momento exato em que deve trabalhar.

O corpo humano é uma verdadeira máquina, com tanques reservatórios e bobinas representadas pelo coração, pelos músculos, pelo estômago, pelos intestinos etc.

No entanto, essa máquina, como qualquer outra, não trabalha sem ter combustível. E esse combustível é o alimento. Mas não é um único tipo de alimento que fará a máquina humana trabalhar com perfeição. É preciso combinar os vários tipos de alimentos para que se possa obter o combustível perfeito.

Os alimentos imprescindíveis para o bom funcionamento da máquina humana são as proteínas que podem ser encontradas no leite, ovos, queijos e soja; hidratos de carbono encontrados no açúcar, farinhas, arroz etc; as gorduras; as vitaminas presentes nas frutas e verduras; os sais minerais encontrados no leite, queijos, ovos e legumes.

Além de tudo isso, deve-se lembrar q a água é um elemento fundamental na formação dos líquidos do organismo, tais como o sangue.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO