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26 de março, de 2020 | 19:55

Conheça as vantagens de anúncios no Youtube

Além de ser um ótimo veículo para a divulgação de um produto para maior número de pessoas do que as mídias usuais, o Youtube também pode ser uma excelente maneira de gerar receita

É fato que as redes sociais dominam as interações atualmente, sendo assim, qualquer marca ou empresa que pretenda se destacar no mercado precisa estar presente nesse universo digital.

A rede que mais tem crescido é o Youtube, segundo buscador online do mundo.

Com tanto crescimento, 165% nos últimos cinco anos, essa plataforma pode ser um excelente negócio para as empresas. Isso porque disponibiliza uma ferramenta chamada Youtube Ads.

Esse é o responsável por aqueles anúncios que por vezes podem ser irritantes para o usuário, mas geram uma receita importante para as empresas.
Pesquisas apontam que 42% das pessoas já consideram os anúncios nos Youtube mais importantes que os veiculados pela televisão.

Portanto, é importante os empreendedores estarem atentos a essa possibilidade para alavancar os negócios.

Vantagem para as empresas

Um grande benefício para as empresas divulgarem seus produtos no Youtube Ads é que apenas os anúncios que forem realmente assistidos serão cobrados.

Cada vez que um internauta pula o anúncio, não há cobrança, ao contrário da publicidade das mídias tradicionais, para qual é necessário um alto investimento.

O passo a passo para criar um anúncio no Youtube é bem simples: basta ter uma conta no Gmail, criar um canal na plataforma e fazer o cadastro no Google Ads.

Depois é só vincular a conta de Ads ao Youtube, o que pode ser feito por meio de um tutorial disponibilizado pela própria ferramenta.

Com os cadastros feitos adequadamente, é hora de produzir um material criativo e diferenciado que consiga chamar a atenção dos usuários. Considere sempre os pontos estabelecidos na estratégia de marketing, como o público-alvo a que se destina o vídeo.

Daí é só definir o tipo de anúncio que é mais conveniente para cada empresa. Existem várias opções disponíveis no Youtube e a escolha de cada uma vai depender dos objetivos da empresa com a campanha.

Vale a pena gastar um tempo pesquisando sobre cada um deles para fazer uma escolha coerente com o escopo e o orçamento do empreendimento ou da marca.

Como atrair anúncios

Para quem está na outra ponta, ou seja, para os produtores de conteúdo do Youtube, os anúncios também são uma ótima fonte de receita.
Por meio do o Programa de Parceria com o Youtube, ou YPP na sigla em inglês, é possível monetizar um canal por meio da veiculação de anúncios.

No entanto, não é tão simples conseguir anunciantes porque o Youtube criou algumas regras para veiculação dos comerciais. O canal precisa ter mais de 1 mil inscritos e mais de 4 mil horas de conteúdo assistido nos últimos 12 meses.

Para conseguir melhorar a desempenho de um canal e cumprir as diretrizes exigidas pelo Youtube é preciso um bom planejamento e conhecimento de marketing digital.

Como melhorar o desempenho

A primeira coisa a ser feita para melhorar o desempenho de um canal no Youtube é saber para quem está produzindo. Conhecer o público-alvo da empresa é fundamental para a elaboração de um material relevante.

Depois é preciso definir temas e elaborar as pautas. A fase seguinte é escrever o roteiro do vídeo. Aí sim, ligar a câmera.

Para gerar o engajamento pretendido, é preciso que o material seja bem feito, considerando detalhes como som, iluminação, cenário, boa dicção, postura e simpatia.

Importante também produzir um conteúdo que seja original, que realmente faça sentido para o youtuber e gere valor para o internauta. É preciso ter sempre em mente que a internet está repleta de conteúdos similares e que basta um clique para o internauta ir atrás de algo que o agrade.

Frequência e periodicidade são essenciais para uma pessoa se tornar referência no Youtube, visto que os usuários precisam saber que podem contar com aquele conteúdo.

Além disso, é bom lembrar sempre de valorizar a audiência. Significa que a cada conteúdo postado, é preciso pensar sempre em como as pessoas vão receber aquela mensagem e como fazer para mantê-la conectada por mais tempo.

Outro ponto importante é a utilização de SEO (Search Engine Optimization), técnicas específicas que ajudam o canal a ficar melhor posicionado nos mecanismos de busca.

Investir no Youtube e estar atento a cada detalhe é essencial para que o dono do canal consiga fazer desse hobby um negócio rentável. É possível, mas requer bastante comprometimento.
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