EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

26 de março, de 2020 | 17:25

FSFX intensifica medidas de prevenção ao coronavírus

Objetivo é garantir a segurança dos pacientes e funcionários e prevenir o contágio da doença

A Fundação São Francisco Xavier (FSFX), braço social da Usiminas, informa que não tem poupado esforços para prevenir e minimizar a propagação do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil. Além de contar com equipes altamente capacitadas para atender aos pacientes de acordo com as orientações do Ministério da Saúde, a FSFX vem intensificando as medidas para garantir a segurança dos seus funcionários e clientes. Mesmo antes de serem registrados casos da Covid-19 nas regiões onde atua, a Fundação antecipou-se criando um protocolo específico de triagem para casos suspeitos e reduziu o fluxo de pessoas nas unidades hospitalares com o objetivo de evitar a disseminação do vírus.

Desde então, uma série de ações têm sido implementadas na Instituição e as últimas medidas adotadas no Vale do Aço foram a paralisação no atendimento de algumas unidades descentralizadas, como a do bairro Canaã e a do bairro Ideal, em Ipatinga, a aquisição de 12 novos respiradores e monitores multiparâmetros para atendimento no Hospital Márcio Cunha (HMC) que vão dar suporte aos pacientes infectados pelo Corona e que exigem cuidados especiais. Foi criada ainda, uma nova Unidade de Terapia Intensiva na unidade I do HMC para atendimento específico dos casos de Covid-19.

Foi disponibilizado, também, um andar inteiro de internação no HMC I para atender aos pacientes detectados com o corona e que não necessitem de cuidados intensivos. Outra medida importante adotada foi a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) específicos para casos de Covid-19 para dar ainda mais segurança aos profissionais e pacientes. “Não temos poupado esforços para garantir a excelência na prestação de serviços e a segurança de todos. Nossas equipes estão empenhadas e treinadas para atenderem de forma eficaz os pacientes que precisarem utilizar as nossas unidades. É importante que todos estejam seguros nesse momento delicado que estamos vivendo”, reforça o diretor-presidente da FSFX, Salomão Maciel Dias Ferreira.

O Hospital Márcio Cunha foi a primeira unidade do Vale do Aço a suspender a visitação e a cancelar os atendimentos ambulatoriais, como exames e consultas para reduzir o fluxo de pessoas no local e direcionar esforços para o atendimento dos casos de urgência e emergência. A Campanha de Vacinação da Gripe foi reforçada e adequada para que funcionários e beneficiários possam ser vacinados de forma segura e eficaz.

Ainda no Vale do Aço, a Fundação Educacional São Francisco Xavier suspendeu as aulas por tempo indeterminado para garantir que alunos e professores seguissem em isolamento domiciliar e o Centro de Odontologia Integrada (COI) manteve apenas os atendimentos dos casos de urgência. A FSFX segue avaliando alternativas que possam contribuir com a prevenção da Covid-19 com foco na saúde das pessoas e na continuidade das atividades da Instituição.

A Usisaúde também adotou estratégias diferenciadas para tratamento de beneficiários:

- Canais alternativos para esclarecimento de dúvidas dos beneficiários da Usisaúde sobre a Covid-19;
- Tele monitoramento para pacientes da Usisaúde sintomáticos,
- Visitas domiciliares para pacientes da Usisaúde, que são idosos ou quando indicado pelo médico;
- Fluxo especial para atendimento de urgência ou emergência em rede própria ou rede credenciada.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Joel Tiburcio de Sousa, Psiquiatra

28 de março, 2020 | 20:02

“Exemplar, como sempre, a atitude da Fundação São Francisco Xavier, através de seu Diretor, o eminente Médico Dr. Salomão Maciel. Venho acompanhando, como membro do Corpo Clínico, as ações que, além de serem providenciadas tempestivamente, mostram resultados excelentes, no que se refere à atenção à população.

Fico muito tranquilo, em minha quarentena, e penso que a população também pode ficar tranquila, no que depender da FSFX e do Hospital Márcio Cunha.

Meus parabéns a essa instituição modelar.

Meus parabéns à população do Vale do Aço.

Joel”

Envie seu Comentário