26 de março, de 2020 | 15:40

Estoque de sangue sofre redução

No Hospital Márcio Cunha, médica responsável reforça importância da doação

Divulgação
Agendamento pode ser feito por meio do telefone 3829 9600Agendamento pode ser feito por meio do telefone 3829 9600

Em razão do novo coronavírus (Covid-19) a população tem se mantido em isolamento. Nesse cenário, muitos hospitais, em todo o país, têm registrado queda no número de doadores de sangue. A médica responsável técnica pela Hemoterapia do Hospital Márcio Cunha (HMC), Elisa Helena Russo Rodrigues Gomes, relata que houve uma redução de 30% a 40% nos estoques em quase todos os bancos, situação que ocorre também no HMC, em Ipatinga.

“Essa redução preocupa muito, porque não podemos parar vários setores do hospital, como cirurgia oncológica, de urgência, atendimento dos pacientes na emergência com necessidade transfusional, pacientes de tratamento de doenças crônicas e doenças oncológicas, também dos pacientes internados, principalmente na UTI”, reforça.

A médica destaca que a Anvisa e o Ministério da Saúde divulgaram novos critérios para doação de sangue, diante da epidemia da Covid-19. “Serão considerados inaptos por 30 dias o candidato que tenha se deslocado ou que seja procedente de regiões de casos confirmados de fora do Brasil; os que tiveram contato nos últimos 30 dias com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico e/ou laboratorial, de infecção pelo vírus. Serão considerados inaptos por 90 dias, após completa recuperação, os candidatos que tiveram diagnóstico clínico e/ou laboratorial da Covid-19. Uma observação é que não há, até o momento, a evidência de que o vírus seja transmitido via transfusional”, pondera.

Necessidade

Elisa Gomes explica que todos os grupos de sangue estão com estoque baixo. “Sabemos da importância de manter um estoque bom do grupo O negativo, pois é o único considerado doador universal, e em que, na extrema urgência, podemos utilizar de forma mais rápida. Mas no momento, precisamos do doadores, independentemente do seu grupo de sangue”, reitera.

Como medidas de segurança, o hospital adotou algumas ações de prevenção em relação à Covid-19. “No banco de sangue essas medidas também foram adotadas. Inicialmente, o doador chega à unidade I, no guichê 16 e lá reforçamos que os voluntários com sintomas de gripe e/ou resfriado não realizem a doação neste momento. Já os doadores que sobem para doação, antes da entrada ao banco de sangue, têm suas mãos higienizadas com álcool gel; a porta, que ficava fechada, permanece aberta para que o doador não toque em maçanetas; antes tínhamos tanto doações agendadas como voluntárias, mas devido à Covid-19, têm sido apenas agendadas, para evitar aglomeração no setor e um risco maior de contaminação. Reforçamos também a triagem clínica sobre os suspeitos do coronavírus”, pontua.

Requisitos

Para doar sangue, os requisitos são: ter idade entre 16 e 69 anos - os doadores de 16 a 17 anos precisam ter consentimento formal do responsável legal; pesar mais de 52 quilos; ter comportamento sexual seguro e estar em boas condições de saúde. “Existem vários outros critérios definidos pelo Ministério da Saúde e que durante a entrevista clínica serão avaliados. Esse agendamento pode ser feito pelo telefone 3829-9600. Estamos tomando as medidas de prevenção à Covid-19 para aumentar essa segurança. Precisamos dos doadores, desse gesto de solidariedade, para que possamos salvar vidas”, conclui a médica.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Oliveira

26 de março, 2020 | 17:03

“Como eu gostaria de doar sangue, porém o agendamento é apena para durante a semana. Se a doação de sangue é de grande importância, como podem não realizar a coleta nos finais de semana?
Já imaginou o HMC só atender aos pacientes durante a semana, como ficaria a população? Ainda é uma falta de consciência dos responsáveis por este atendimento.”

Envie seu Comentário