26 de março, de 2020 | 10:09

Superapetite no isolamento

Receitas culinárias que podem ser preparadas em casa para encantar a família

GB Imagem
Batata Assada é um bom acompanhamento de carnes, mas também pode ser servida como aperitivo, em pedaços pequenosBatata Assada é um bom acompanhamento de carnes, mas também pode ser servida como aperitivo, em pedaços pequenos
Batata Assada com casca crocante

INGREDIENTES:
Batata na quantidade desejada; azeite ou óleo de milho; sal e pimenta do reino a gosto.

MODO DE PREPARO:
Dicas importantes: Assar batatas com casca crocante não é difícil, mas requer alguns cuidados. Prefira batata tipo Inglesa ou Asterix. Escolha batatas firmes, de casca lisa, sem manchas ou brotos. Lave-as em água corrente usando uma escova para remover poeira e sujeira da casca. Seque as batatas uma a uma, com guardanapo ou papel toalha. Com um garfo, faça furos na casca. Enxugue-as novamente e passe azeite o ou óleo em cada uma delas. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Coloque as batatas numa assadeira rasa, separadas uma da outra, e leve ao forno pré-aquecido a 200º. Asse por 45 a 75 minutos, dependendo do tamanho. As batatas estarão prontas quando ficarem macias e despedaçando. Sirva imediatamente. As batatas podem ser assadas inteiras ou cortadas em quatro. Batatas assadas No forno micro-ondas não ficam com a casca crocante. É preciso enxugar bem para que o azeite ou óleo “grude” na casca da batata. Variação: acrescente alecrim ao tempero.

////

GB Imagem
Pão de Abóbora é uma variação maravilhosa para o uso deste legumePão de Abóbora é uma variação maravilhosa para o uso deste legume
Pão de Abóbora

INGREDIENTES:
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar; 1 xícara (chá) de leite morno; 3 xícaras (chá) de abóbora cozida e amassada; 2 colheres (sopa) de fermento biológico; 3 colheres (sopa) de margarina ou 3/4 de xícara (chá) de óleo; 2 ovos; 1 e 1/2 quilo de farinha de trigo (aproximadamente); 1 colher (sobremesa) de sal.

MODO DE PREPARO:
Numa tigela, misture o leite, o açúcar, o fermento e o sal. Misture bem até dissolver completamente o fermento. Acrescente a abóbora e a margarina ou óleo. Misture bem. Aos poucos, vá juntando a farinha de trigo, até obter uma massa que não grude nas mãos. Faça uma bola de massa e deixe descansar durante 30 minutos, coberta com um guardanapo seco. Passado este tempo, coloque a massa até a metade da forma de bolo inglês, untada e enfarinhada. Cubra novamente e deixe crescer até dobrar de volume. Leve ao forno pré-aquecido (180º) e asse até ficar dourado por igual.
Dica: Cozinhe a abóbora no vapor e amasse ainda quente, mas empregue na receita somente quando esfriar. Variação: Se quiser, adicione castanhas picadas na massa, antes de assar.

////

Docinho de Ameixa e Amendoim

INGREDIENTES:
2 latas de leite condensado; 3 gemas; 1/2 xícara (chá) de amendoim torrado e moído; 1 coco ralado; 150 gramas de ameixa preta em calda cortada em pedacinhos.

MODO DE PREPARO:
Numa panela, despeje o leite condensado, acrescente os demais ingredientes e leve ao fogo, mexendo sempre, até engrossar e desprender do fundo da panela. Despeje numa travessa untada e espere esfriar. Enrole em bolinhas e passe-as em açúcar cristal. Se quiser, enfeite com cravos da índia. Coloque em forminhas de papel coloridas e sirva. Bom para festas de aniversário.

////

Cenourinhas

INGREDIENTES:
1 quilo de cenoura crua e ralada; 1 lata de leite condensado; 2 vezes a mesma medida de açúcar.

MODO DE PREPARO:
Misture todos os ingredientes e leve ao fogo, mexendo sempre até desprender do fundo da panela. Despeje numa travessa untada e espere esfriar. Enrole em formato de pequenas cenouras e passe-as em açúcar refinado. Decore com galhinhos feitos de papel verde. Dica: Deve ser preparado de véspera e deixado em lugar arejado para “secar”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário