25 de março, de 2020 | 15:20

Rotina nas salas de vacinas das Unidades de Saúde muda por causa do coronavírus

Em Fabriciano, as vacinas BCG, Triviral, Febre Amarela e o Teste do Pezinho serão realizados em cinco unidades da rede municipal de saúde, em dias e horários definidos, em atendimento a orientação do Ministério da Saúde

Por determinação do Ministério da Saúde, a vacinação nas salas de vacinas das Unidades Básicas de Saúde será alterada nos meses de abril e maio. Durante o período de quarentena por causa do Coronavírus (COVID-19), serão realizadas apenas as vacinas BCG, Triviral, Febre Amarela e o Teste do Pezinho, consideradas essenciais no calendário vacinal das crianças.

Em Fabriciano, as vacinas BCG, Triviral, Febre Amarela e o Teste do Pezinho serão realizados em cinco unidades da rede municipal de saúde, em dias e horários definidos, em atendimento a orientação do Ministério da Saúde. Em contrapartida, não será necessário o agendamento do serviço. Basta a mãe, pai ou responsável pela criança procurar uma das unidades da rede municipal de saúde no dia e horário de atendimento. (confira o calendário ao final da matéria).

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Imunização, Tatiana Cunha, explica que esta é mais uma medida visando à segurança da população ao evitar aglomerações e diminuir o risco epidemiológico de transmissão do coronavírus. “A recomendação do Ministério da Saúde vale até a conclusão da primeira etapa da vacinação contra gripe das pessoas com mais de 60 anos, que é o grupo com maior risco de complicações e óbitos por doenças respiratórias, dentre eles a influenza e a COVID-19”, conta.

“Em Fabriciano, montamos uma escala mínima visando garantir as vacinas e serviços essenciais às nossas crianças. É sabido que elas são portadores assintomáticos e disseminadores de doenças respiratórias. Portanto, contamos com a colaboração dos pais e responsáveis em buscar os serviços de saúde em caso de extrema necessidade a fim de reduzir o contato deste público com os idosos, que são as pessoas que mais vêm apresentando complicações devido a COVID-19”, resume a profissional.

As demais vacinas o calendário nacional de vacinação ficam suspensas neste período.

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

A campanha nacional de vacinação contra a gripe começou nesta segunda-feira, 23. Na primeira fase, que segue até o dia 16 de abril, serão imunizados os idosos e profissionais da saúde. Em Fabriciano, só a população idosa são 15 mil pessoas. No município, a Prefeitura vai vacinar a população idosa em casa, conforme a disponibilidade de doses pelo Ministério da Saúde. Os demais grupos prioritários também serão imunizados, conforme calendário definido pelo Ministério da Saúde, na unidade de saúde de sua referência

VACINAÇÃO DE ROTINA NAS UNIDADES DE SAÚDE

Nos meses de abril e maio serão realizadas feitas apenas as vacinas BCG, TRIVIRAL E FEBRE AMARELA e o TESTE DO PÉZINHO. Confira os locais, datas e horários de funcionamento dos serviços.

SEGUNDA-FEIRA | MANHÃ | 7H ÀS 10H

UBS Santa Terezinha

Rua 21, nº 195. Telefone: 3846-7714

TERÇA-FEIRA | MANHÃ | 7H ÀS 10H

UBS Recanto Verde

Rua Renio, s/n. Telefone: 3846-0515

QUARTA-FEIRA | MANHÃ | 7H ÀS 10H

UBS Santa Cruz

Rua Bolívia, nº 385. Telefone: 3846-7713

QUINTA-FEIRA | MANHÃ | 7H ÀS 10H

UBS Caladinho do Meio

Rua Itaberalia, nº 207. Telefone: 3841-7793

SEXTA-FEIRA | TARDE | 13H15 ÀS 16H

UBS Jardim Primavera (Caladão)

Rua Q, nº 295. Telefone: 3846-9454
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário