Expo Usipa 2024 02 - 728x90

25 de março, de 2020 | 14:30

Solidariedade em tempos difíceis

Luiz Carlos Amorim *

O novo coronavírus que veio da China está parando o mundo e, infelizmente, há que parar, para que mais pessoas não fiquem doentes. Temos que ficar em casa, todos nós, para que não contraiamos a doença, e também para não a transmitirmos, se estivermos infeccionados. Devemos seguir o protocolo de higiene, larga e repetidamente divulgado, e sair de casa só o estritamente necessário: para ir ao supermercado, à farmácia, ao trabalho, se não houver como levar o trabalho pra casa, se bem que muitos locais de trabalho estão fechando, para evitar pessoas muito perto umas das outras.

E ficando em casa, temos que nos ocupar, temos que encontrar atividades para ocupar o tempo, pois chega uma hora em que tudo o que podia ser feito em casa já foi feito. Então temos que ter livros para ler, bons programas e filmes para ver, música para ouvir, jogos para nos entretermos, brincadeiras e um menino como o meu neto Rio, esse ser iluminado, para curtir e alegrar tudo, se for possível.

É tempo de solidariedade, e há muitas delas. Queria falar de algumas, dessas que em tempos de ficarmos em casa nos encantam e nos fazem abençoar o tempo disponível. Falo de iniciativas como a do espetáculo Rua das Pretas, que era apresentado todos os sábados em um palacete situado no bairro Príncipe Real, aqui em Lisboa, pelo cantor e compositor Pierre Aderne. Ele cantava e trazia cantores brasileiros, portugueses – o fado não pode faltar, é claro -, norte-americanos, cabo-verdianos e por aí afora, numa tertúlia intimista deliciosa, como se fosse tudo na sala da gente, regada a ótimos vinhos.

Não podendo mais abrir o palácio do Príncipe Real, Pierre faz o espetáculo online, virtual, e a gente pode ter o Rua das Pretas no aconchego do nosso lar. Pierre fica no palco costumeiro do espetáculo, e cada cantor se apresenta de sua casa mesmo, mesmo que seja no Brasil.

* Escritor, editor e revisor – Cadeira 19 da Academia Sul-brasileira de Letras. Fundador e presidente do Grupo Literário A ILHA, que completa 40 anos em 2020. Http://lcamorim.blogspot.com.br – http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário