Municípios restringem horário e público em velórios

Medidas visam conter a disseminação do novo coronavírus (Covid-19)

Divulgação


Velórios em Fabriciano devem ser feitos no período diurno e durar, no máximo, uma hora

As administrações de Ipatinga e Coronel Fabriciano divulgaram no início desta semana novas medidas para tentar conter a disseminação do novo coronavírus (Covid-19). Entre elas está a restrição do horário e público em velórios.

A coordenação de Cemitério, Parques e Jardins da administração de Coronel Fabriciano restringiu para dez o número máximo de pessoas que podem permanecer na capela velório do Cemitério Municipal, podendo ser feito o revezamento. Também limitou a duração do velório para no máximo uma hora, a ser realizado no período diurno.

As normas são complementares ao decreto de Estado de Calamidade Pública (Decreto 7.178/2020). Quem comparecer ao velório deve seguir as orientações de distanciamento, manter as portas e janelas sempre abertas e evitar tocar na pessoa velada. Ao entrar e sair, sempre deve ser feita a higienização das mãos com álcool em gel. Pessoas com sintomas de doença respiratória e idade superior a 60 anos não devem comparecer ao velório, detalha as normas.

Durante este período fica suspensa a visitação no Cemitério Senhor do Bonfim e prestação de serviços particulares. “É um momento delicado e a proteção à vida é fundamental. E há formas de demostrar o nosso carinho e condolências aos familiares por telefone, e-mails, aplicativos e outros. A nossa recomendação é pela realização de sepultamentos diretos (sem velório)”, explica gerente de Limpeza Urbana, Thaíze Rievert.

Ipatinga

Nesta segunda-feira (23), o prefeito Nardyello Rocha oficializou normas em um novo decreto que complementa o Decreto nº 9.273, de 16 de março. Agora, ficam limitados ao período de três horas de duração os velórios nas capelas públicas, nos salões privados, nas igrejas e residências.

A norma ainda restringe o público a até dez pessoas por vez no interior dos salões. Nos cortejos fúnebres, as pessoas devem manter distância umas das outras e evitar contatos físicos, conforme recomendações das autoridades em saúde.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO