Expo Usipa 2024 02 - 728x90

24 de março, de 2020 | 12:27

Museu Casa de Portinari online

Site de espaço cultural em Brodowski (SP) oferece programação cultural gratuita

Divulgação/ACAM
O Museu Casa de Portinari, em Brodowski, no interior paulistaO Museu Casa de Portinari, em Brodowski, no interior paulista
Um dos objetivos da cultura é ultrapassar barreiras e multiplicar conhecimento de formas diversas. Por isso, o Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, reforça as suas ações extramuros e que estão disponíveis de forma on-line e gratuita para o público.

Dentre as atividades estão ações educativas virtuais como jogo da memória, quebra-cabeça e caça-palavras com o tema da Capela da Nonna, local que foi construído por Candido Portinari para a sua avó. No Brinque de Desenhar, o internauta pode pintar e descobrir mais sobre a arte e sua história, além de apreciar obras de pintores como Van Gogh, Renoir e Monet.

Divulgação/ACAM
A Capela da Nonna é tema de diferentes ações educativasA Capela da Nonna é tema de diferentes ações educativas
Outro recurso disponível são as exposições virtuais, que incluem mostras com fotos e vídeos sobre temas como o Pôr do Sol de Brodowski, obras da Galeria a Céu Aberto, Estação Brodowski: Patrimônio Histórico e outros.

O Poéticas da Memória reúne depoimentos de pessoas que fizeram parte do convívio da família Portinari e de seu mais ilustre membro, moradores de Brodowski que guardam memórias da formação da cidade, seus costumes, tradições, problemas sociais, fauna e flora, entre outros.

O principal destaque é a visita virtual pelo Museu Casa de Portinari. Por um tour 360°, o interessado explora o ateliê do artista, a sala com os objetos usados pela família, os quartos, a cozinha, o jardim, a capela e, também, aprecia os afrescos que permeiam as paredes de todo o equipamento.

Divulgação/ACAM
Num tour 360°, o interessado explora o ateliê do artistaNum tour 360°, o interessado explora o ateliê do artista
“Essa programação é permanente no site do Museu Casa de Portinari e é parte da campanha #CulturaemCasa promovida pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo”, explica Cristiane Patrici, gerente do Museu Casa de Portinari.

Ela ressalta que as redes sociais trazem mais atividades: “Nossos educadores elaboraram vídeos com oficinas educativas, fáceis de serem reproduzidas em casa, tudo gratuitamente”. Para participar, basta acessar o site www.museucasadeportinari.org.br.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário