24 de março, de 2020 | 06:32

Superapetite em tempos de coronavírus

Receitas culinárias que podem ser preparadas em casa para encantar a família

GB Imagem
Bolo de Aveia e Especiarias é rico em fibras e tem sabor marcante. Bom para o lanche da tardeBolo de Aveia e Especiarias é rico em fibras e tem sabor marcante. Bom para o lanche da tarde
Bolo de Aveia e Especiarias
INGREDIENTES:
1 ovo inteiro; 2 claras; 2 colheres (sopa) de margarina light; 1 xícara (chá) de açúcar mascavo; 1 xícara (chá) de leite desnatado quente; 1 xícara (chá) de farinha de trigo; 1 xícara (chá) de aveia; 1 colher (chá) de canela em pó; 1/2 colher (chá) de cravo em pó; 1 colher (sobremesa) de fermento em pó.

MODO DE PREPARO:
Separe a clara da gema, junte a clara às outras 2 claras pedidas na receita e bata em neve. Reserve. Na batedeira, misture a gema com o açúcar e a margarina. Dissolva o açúcar mascavo no leite quente e misture na batedeira. Continue batendo e, aos poucos, acrescente a aveia e a farinha de trigo, depois a canela e o cravo e o fermento. Retire a tigela da batedeira e junte as claras em neve, mexendo delicadamente. Coloque a massa em fôrma untada e enfarinhada. Leve a assar em forno pré-aquecido (180º) por aproximadamente 45 minutos. Faça o teste do palito.

////

GB Imagem
Bife de Panela é um prato bem simples e pode ser usado como um coringa no dia a diaBife de Panela é um prato bem simples e pode ser usado como um coringa no dia a dia
Bife de Panela
INGREDIENTES:
Meio quilo de alcatra em bifes; 2 dentes de alho amassados; 1 pimentão verde fatiado (opcional); 2 tomates fatiados; 1 folha de louro; 1 pimenta dedo-de-moça sem sementes e fatiada; sal e a gosto; cheiro-verde picado a gosto.

MODO DE PREPARO:
Tempere os bifes com o alho amassado e sal. Numa panela de fundo largo, aqueça o óleo e doure os bifes dos dois lados. Abaixe o fogo. Junte o pimentão, os tomates e o louro. Corrija o sal, se necessário. Tampe a panela e cozinhe por 10 minutos. Acrescente a pimenta dedo-de-moça e o cheiro verde. Variação: Se quiser, use pimentão vermelho e amarelo. Acrescente pedacinhos de bacon à receita.

////

Músculo ao Molho de Pimentão
INGREDIENTES:
1 quilo de músculo traseiro ou dianteiro num pedaço inteiro; 4 fatias de bacon; 3 dentes de alho amassados; 3 colheres (sopa) de óleo; 2 xícaras (chá) de água quente; 1 pimentão vermelho sem sementes; 1 colher (sopa) de amido de milho; sal e pimenta-do-reino a gosto.

MODO DE PREPARO:
Limpe a carne. Faça furos e enfie as fatias de bacon. Tempere com sal, pimenta-do-reino e alho. Coloque óleo na panela de pressão e leve ao fogo. Frite a carne de todos os lados. Junte a água. Tampe a panela e, depois que começar a chiar, conte 40 minutos de cozimento da carne. Passado este tempo, esfrie a panela para sair a pressão e retire a carne, cortando-a em fatias. Coloque num refratário e mantenha aquecido. Coloque o molho que sobrou na panela no liquidificador, junte o pimentão cortado e o amido de milho. Bata bem. Leve a mistura para uma panela e cozinhe mexendo sempre até engrossar. Despeje sobre as fatias de carne e sirva a seguir. Dica: Assim que o molho engrossar, mexa e cozinhe por mais 2 minutos.

////

Mousse de Tomate
INGREDIENTES:
1 colher (sopa)de azeite de oliva; 2 dentes de alho picados; 1 cebola média em pedaços; 1 envelope de caldo de legume em pó; 400 gramas de tomates pelados; 1 envelope de gelatina em pó sem sabor; 1/4 de xícara (chá) de água; 1 xícara (chá) de leite; 1/2 xícara (chá) de creme de leite; sal a gosto.

MODO DE PREPARO:
Aqueça o azeite, doure o alho e a cebola até ficar transparente. Junte o caldo de legumes e os tomates pelados. Deixe cozinhar até desmanchar bem os tomates. Hidrate a gelatina em água. Aguarde 3 minutos e dissolva-a em banho-maria por 20 segundos. No liquidificador, bata a mistura do tomate, o leite, o creme de leite e a gelatina dissolvida. Tempere com sal a gosto. Unte com óleo uma fôrma de furo no meio. Coloque a mistura de tomates na fôrma e leve à geladeira por 6 horas, no mínimo. Desenforme e sirva acompanhada de torradas e pães diversos. Dica: De preferência, prepare no dia anterior. Variação: Use leite desnatado e creme de leite light, que você pode preparar em casa. Veja a receita a seguir.

Creme de Leite Light - Ingredientes: 300 gramas de ricota em pedaços; 100 ml de leite desnatado; 1 colher (sopa) de leite em pó desnatado. Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador durante 5 minutos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário