21 de março, de 2020 | 10:23

O Dia Mundial da Água

Em tempos de coronavírus, comemorações não deverão acontecer

No mundo inteiro, a maioria das pessoas ainda não se conscientizou sobre a importância de economizar água, a importância de preservar o Planeta. Para a maioria, é tudo como se a recomendação não passasse de uma cena de filme de ficção. No entanto, a realidade está aí, batendo à nossa porta. O Planeta Terra pede socorro.

Quanto à realidade brasileira, alguns Estados da região Sudeste padeceram recentemente com a seca e a consequente baixa nos níveis das represas, que comprometeu significativamente o abastecimento da população.

GB Imagem
A água é essencial para a manutenção da vida no Planeta TerraA água é essencial para a manutenção da vida no Planeta Terra
Para piorar, tivemos dois desastres ambientais em Minas Gerais: o primeiro na barragem de Fundão, no distrito de Bento Rodrigues, município de Mariana, que afetou sobremaneira a bacia do Vale do Rio Doce até o mar. O segundo foi na barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho, que afetou duramente as águas de rio Paraopeba e toda a sua bacia e entorno.

O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da Organização as Nações Unidas (ONU) no dia 22 de fevereiro de 1993, declarando o dia 22 de março de cada ano como sendo o Dia Mundial da Água.

O documento assinado na época prevê que, neste dia, sejam promovidas atividades concretas para a conscientização pública e difusão de documentos que versam sobre a conservação e preservação dos recursos hídricos e/ou a implementação das recomendações propostas pela “Agenda 21”, o documento com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.

A cada ano, uma agência diferente da ONU produz um kit para a imprensa sobre o Dia Mundial da Água. Este material tem como objetivos principais aumentar a consciência pública sobre a importância da preservação e conservação das fontes de água potável e aumentar a consciência dos governos, das agências internacionais, das organizações não governamentais e do setor privado sobre o assunto.


Neste dia, geralmente, as instituições de ensino promovem atividades relacionadas ao assunto visando à educação de seus pupilos. Este ano, em função das medidas de contenção à pandemia do coronavírus, estes eventos não deverão acontecer, por medidas óbvias.

Mas sempre podemos lembrar: Hoje é o Dia Mundial da Água...
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Marlon

23 de março, 2020 | 17:04

“Top professora”

Rosália Mochi

22 de março, 2020 | 12:37

“OBA! Realmente, Água é VIDA, basta reconhecer sua importância, em tempos de (covid19)CoronaVírus.”

Envie seu Comentário