20 de março, de 2020 | 18:15

Ipatinga vai imunizar idosos em casa a partir de terça-feira

Pessoas com 60 anos ou mais receberão equipes de Unidades Básicas de Saúde nas residências. Medida visa evitar a aglomeração de pessoas nos postos de saúde

Divulgação
Para evitar deslocamento e aglomeração de pessoas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's), os idosos serão vacinados em casaPara evitar deslocamento e aglomeração de pessoas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's), os idosos serão vacinados em casa

Para evitar deslocamento e aglomeração, a Prefeitura de Ipatinga irá realizar a vacinação de idosos contra a gripe, a partir dos 60 anos, em casa. A campanha de vacinação começa na segunda-feira (23) e segue até o dia 23 de maio. Na primeira fase serão imunizados, além dos idosos, profissionais de saúde. Como medida preventiva, a Secretaria de Saúde de Ipatinga criou uma logística de atendimento aos dois grupos.

Na segunda-feira (23), os profissionais de saúde deverão procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de 7h30 às 15h30. As 11 unidades que fazem parte do programa ‘Saúde na Noite’ atenderão os profissionais até às 19h30. A vacinação para pessoas com 60 anos ou mais será a partir de terça-feira (24). Aproximadamente 42 mil pessoas deste grupo deverão ser vacinadas no município. Para evitar deslocamento e aglomeração de pessoas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), os idosos serão vacinados em casa. O horário será de 8h às 18h. Sendo assim, o grupo – considerado mais suscetível ao coronavírus - não deverá procurar os postos de saúde.

“A partir de terça-feira (24), as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) já terão o mapeamento dos idosos por rua, e irão realizar a vacina deles em casa. Se por algum motivo o idoso não estiver na residência, será deixada uma notificação com data aproximada de retorno. É bom lembrar que a vacina não causa a gripe. Isso é mito. A vacina contra a Influenza contém os vírus semelhantes e enfraquecidos da doença, porém mortos, o que significa que eles não podem se reproduzir dentro do organismo”, explica Fabiana Figueiredo Beserra, Referência Técnica do Departamento de Atenção Básica (DAB) da Secretaria Municipal de Saúde.

Já publicado

Coronel Fabriciano divulga escala de vacinação contra a gripe
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Maria Aparecida Lana

14 de abril, 2020 | 08:54

“Estamos aguardando os profissionais de saúde mas até hoje, 14/04, continuamos aguardando. Minha preocupação é pela minha mãe com 91 anos com DA e outros problemas de saúde. E por estar previsto o encerramento da campanha para os idosos até 18 de abril
Os telefones da Unidade - do Iguaçu não atendem ou ocupados.”

Ney Pereira de Sousa

25 de março, 2020 | 12:50

“Moro no Novo Centro e estou em casa o dia inteiro, não vi movimento nenhum na minha rua chamada Zita Soares de Oliveira para vacina de idosos. Tenho plano de Saúde Unimed, mas as vacinas sempre procuro postos de saude para fazê-lo. Qual dia seremos atendidos. No prédio tem mais idosos.”

Luciana de Souza Caldeira

24 de março, 2020 | 17:17

“Mudei a pouco tempo para Ipatinga no bairro Iguaçu, qual o fone que entro em contato com o posto para fazer meu cadastro de idosa? Obrigada”

Rosangela Custodia Gabriel

23 de março, 2020 | 13:09

“Parabens pela atitudede ir imunizar os idosos em casa, ja que estão no grupo de risco, porém so não entendi o porque de deixaremas pessoas com doenças crônicas e imunosuprimidos ja que também fazem parte do grupo de risco, penso que depois dos idosos e profissio ais de saude deveriam ser as pessoas com doenças respiratórias crônicas e doenças auto imunes”

Pollyane

21 de março, 2020 | 19:40

“Os idosos que moram na zona rural (Morro Escuro) também serão atendidos? Como eles devem proceder?”

Paulo Cesar Martins

20 de março, 2020 | 22:04

“Estão parabéns o prefeito e todos os responsáveis pela saúde município
Que Deus os abençoe ricamente e sempre.”

Gildázio Garcia Vitor

20 de março, 2020 | 20:48

“Parabéns a administração de Ipatinga, que tem oferecido tantas e corajosas lições, por esta medida humanizadora. A lição de Coronel Fabriciano deve ser aprendida por todos os municípios. Segundo Paulo Freire, "Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender".”

Envie seu Comentário