18 de março, de 2020 | 18:00

Rede estadual de ensino tem calendário de aulas alterado em Minas

Medida preventiva segue recomendação feita pelo Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do Covid-19

(Agência Minas)
Com o objetivo de ampliar ainda mais as ações de prevenção e enfrentamento ao coronavírus em Minas Gerais, o governador Romeu Zema determinou, nessa terça-feira (17/3), a suspensão das aulas nas escolas da rede pública estadual, por tempo indeterminado, em municípios localizados na Região Central de Minas, de acordo com referências regionais classificadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). A medida foi adotada uma vez que Belo Horizonte registrou transmissão comunitária e em outros municípios da região foram confirmados casos da doença, de acordo com o último boletim divulgado pela pasta.

Para as demais escolas da rede pública estadual continuam as orientações já publicadas pelo Governo de Minas da suspensão das atividades escolares entre os dias 18 e 22 de março. Neste período, a Rede se reorganizará e avaliará as medidas que poderão ser adotadas, sempre de acordo com as diretrizes da SES-MG.

Na segunda-feira (16/3), durante divulgação à imprensa de mais medidas para o enfrentamento da pandemia, o secretário adjunto de Educação, Edelves Luna, destacou que a medida foi tomada “na perspectiva do zelo, cuidado, da reorganização, da escuta e do profundo diálogo” com todos os envolvidos. “É nesta perspectiva que essa parada se dá, a partir de quarta-feira até domingo, para acompanhar a identificação de casos em todo o estado e pensarmos quais serão as melhores medidas a serem tomadas a partir da segunda-feira, dia 23”, disse.

Para as escolas dessas regiões, a previsão de retomada das atividades escolares será no dia 23 de março. O governo estadual ressalta, ainda, que todas as medidas têm como objetivo minimizar futuros impactos da pandemia.

O recesso estabelecido pelo Governo de Minas nas escolas públicas estaduais está em sintonia com as determinações do Ministério da Saúde para combater a disseminação do Covid-19 no país.

Cartilha

Na última semana, a Secretaroa de Estado de Educação (SEE), em parceria com a SES-MG, encaminhou às escolas públicas estaduais orientações sobre prevenção e cuidados quanto ao coronavírus (Covid-19). O material traz informações sobre o vírus, sintomas e formas de prevenir a contaminação. As dicas são voltadas para o ambiente escolar, mas podem ser utilizadas pela população de forma geral, no dia a dia.

Para consultar o material, clique aqui.

O vírus

Segundo informações disponibilizadas pela SES-MG, os coronavírus são uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus - SARS-Cov-2 - foi descoberto em 31 de dezembro de 2019, após casos registrados na China.

Ainda de acordo com informações da Secretaria de Estado de Saúde, coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que recebeu a descrição como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecido com uma coroa.

A SES-MG reúne todas as informações sobre a doença, formas de contagio e prevenção em uma página de referência. Acesse em: www.saude.mg.gov.br/coronavirus.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Beatriz Stefany Vieira Paixao

19 de abril, 2020 | 12:32

“Boa tarde, vergonha é essa turma de gente recebendo por nada , entraram de greve para nada, todos os anos fazem isso, os alunos sempre foram prejudicados por essa turma de suga mungas , o governo é bobo de ficar pagando esse povo em sítios , casa tomando cerveja . E depois chegam na escola empurram os alunos de saber nada , isso é uma pouca vergonha.”

Tatiane

19 de março, 2020 | 09:16

“O governo deveria ter vergonha, pois as aulas da rede estadual estão paralisadas há mais de um mês, por causa do reajuste dos professores, e agora o governo diz que é por causa do corona vírus, gostaria de saber quando vai sair o aumento para está classe que para o governo não tem valor nenhum, todas a criança e adolescentes estão sendo prejudicadas.Quem será o futuro desse país, somente os filhos dos mais favorecidos, pois tem condições de pagar um escola particular para seus filhos, Minas está sendo uma vergonha para o Brasil.”

Envie seu Comentário