Expo Usipa 2024 02 - 728x90

14 de março, de 2020 | 10:40

Estado restringe visitas em presídios por causa do coronavírus

Em nota enviada à imprensa no início da noite de sexta-feira (13), a pasta detalhou as medidas

Wôlmer Ezequiel
Entre as medidas está a suspensão de visitas íntimas e a restrição de apenas um visitante por preso Entre as medidas está a suspensão de visitas íntimas e a restrição de apenas um visitante por preso

Por causa do avanço do Covid-19 (novo coronavírus) pelo país, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) definiu que as visitas em presídios mineiros serão restringidas. Em nota enviada à imprensa no início da noite de sexta-feira (13), a pasta detalhou as medidas.

No âmbito do sistema prisional mineiro, o preso poderá receber apenas um visitante, as visitas íntimas estão suspensas e eles não poderão mais receber visitas de idosos (maiores de 60 anos). Também estão suspensas as visitas de Organizações da Sociedade Civil (OSC), salvo as devidamente autorizadas previamente pela Sejusp, e entidades religiosas.

No âmbito do sistema socioeducativo mineiro, o educando poderá receber apenas um visitante, a ida de idosos também está suspensa, assim como as visitas de Organizações da Sociedade Civil (OSC), salvo as devidamente autorizadas previamente pela Sejusp, e entidades religiosas.

A Sejusp reforçou ainda que todos os visitantes serão submetidos a uma avaliação das condições gerais de saúde a fim de evitar a transmissão do vírus à população prisional e aos jovens em cumprimento de medida socioeducativa.

Possíveis infectados
Além dessas medidas, a Sejusp informou que está preparando unidades para receber os possíveis contaminados, caso ocorram, e, dentre outras medidas, desenvolverá também ações profiláticas, com foco na preservação da saúde da população carcerária, dos jovens, de seus familiares, dos servidores e dos prestadores de serviço dos sistemas penitenciário e socioeducativo.

A adoção dessas medidas compõe o plano de ação estadual, determinado pelo Governo de Minas, para controle e prevenção de possíveis casos de contaminação pelo Coronavírus em Minas Gerais.

A Sejusp esclarece ainda que segue em permanente contato com a Secretaria de Saúde e outros órgãos para avaliações sobre desdobramentos do Covid-19 nos ambientes prisional e socioeducativo. Na sexta-feira (13), foi instalado um Gabinete de Gerenciamento de Medidas Emergenciais de Segurança Pública para o coronavírus, com a presença, além de servidores da Sejusp, de representantes das Forças de Segurança, Secretaria de Estado de Saúde, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A Sejusp aponta que possui protocolos de atuação interna nas unidades prisionais e socioeducativas, com fluxos definidos, de acompanhamento de saúde e observação de presos, jovens, servidores e funcionários que possam apresentar qualquer sintoma de gripe ou histórico de viagem para o exterior.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Natal

15 de março, 2020 | 07:54

“Não sei porque ainda existe tal visita a preso.... se quando estava aqui fora , só fez o mal . Agora quer ter mordomia e regalias . Deveria cortar também o salário de reclusão deles . Afinal prende um miliante e depois da dinheiro pra ele. Veja o caso da Suzi e o Dráuzio Varella. Vangloriando um marginal de alta periculosidade............chega de hipocrisia......”

Envie seu Comentário