Expo Usipa 2024 02 - 728x90

15 de março, de 2020 | 07:00

Histórias com gosto de infância

Engenheiro escritor lança “Inté – Crônicas sobre um tempo mais simples”

Professor, engenheiro, empreendedor e agora escritor, Riberto Barros Araújo está para lançar seu primeiro livro, “Inté – crônicas sobre um tempo mais simples”.

O evento será no dia 26 de março, às 17h, no ‘lounge’ do Sicoob no edifício da Findes, situado na Reta da Penha, em Vitória, no Espírito Santo. Posteriormente, ele deverá vir ao Vale do Aço para fazer ao lançamento da obra na região onde nasceu e foi criado.

Divulgação
A capa do livro de Riberto tem referências à inexorável passagem do tempoA capa do livro de Riberto tem referências à inexorável passagem do tempo
Nascido em 1961, em Timóteo, Riberto Barros Araújo foi criado no bairro Bom Retiro, em Ipatinga, e já adulto radicou-se em Vitória, no Espírito Santo. Graduou-se em engenharia mecânica e especializou-se em gestão de negócios, cursando escolas no Brasil e no exterior.

Como empreendedor, investe em diferentes segmentos. É professor convidado em várias escolas do Brasil, versando sobre temas de estratégia empresarial e inteligência competitiva. Escreve com frequência para congressos, seminários e blogs, mas ‘Inté’ é a sua primeira incursão literária.

“Inté – crônicas sobre um tempo mais simples” tem 164 páginas. De acordo com o autor, a inspiração para escrever o livro veio dos fragmentos das histórias nele relatadas, que ficavam saltando em sua memória.

Escrevê-las, ao longo de alguns meses, foi para ele um gostoso exercício. Riberto transformou as histórias em crônicas, e sua referência foram livros de contos e prosas que devorou na adolescência, da série “Para gostar de ler”.

O autor permitiu que os relatos viessem da memória criativa, sem obrigação de ser uma autobiografia. Enquanto escrevia, novas passagens surgiam e ele precisou se impor um limite.

Divulgação/Arquivo pessoal
O empresário integra um grupo de corrida rústica no litoralO empresário integra um grupo de corrida rústica no litoral
E escolheu ‘Inté’ como título por usar a palavra com frequência, para se despedir das pessoas. Inté significa “até logo”, em bom ‘mineirês’. E soa bem. Dá uma sensação de que, de fato, vai-se rever a pessoa em breve.

Nos 18 capítulos estão parentes, amigos, ex-namoradas, ex-professores e ex-patrões. “Alguns já partiram para outra dimensão, como o meu pai, Antônio Torres, e espero reencontrá-los no futuro.

Agradeço aos que me incentivaram neste empreendimento literário e, por fim, espero que o leitor goste das histórias e que o livro lhes seja prazeroso, de alguma forma. Então, Inté!”, diz Riberto.

Prefácio
Sobre o livro e o autor, diz a professora Carmen Pires Migueles, que prefaciou a obra:

“Conheço o Riberto há mais de 20 anos. Orientei-o no mestrado executivo da Fundação Getúlio Vargas, quando tomei contato com a sua escrita acadêmica, Depois fomos parceiros em trabalhos de consultoria, onde o texto duro, objetivo, curto e preciso sempre foi a regra.

De alguma forma achei que conhecia o seu texto... Que tolice... O texto não é mais do que um reflexo do que vai na alma, e ela é cheia de mistérios”, afirma.

Divulgação/Arquivo pessoal
Riberto, a irmã Emília, os filhos Igor (de barba) e Caio, e sua mãe, Nívia Maria de Barros AraújoRiberto, a irmã Emília, os filhos Igor (de barba) e Caio, e sua mãe, Nívia Maria de Barros Araújo
Carmem considera poético o reencontro do Riberto com sua infância, o olhar doce sobre as pequenas coisas do cotidiano, claro na prosa, ao mesmo tempo despretensiosa e singela.

“Inté – crônicas sobre um tempo mais simples” lembra a ela um tempo em que os pais entregavam as crianças “nas mãos de Deus”, sem capacetes, joelheiras, cotoveleiras, sem telefone celular.

“Riberto sempre foi sério, mas também muito dado a ‘uma mineirada’, não só porque aprecia um bom queijo, mas pela sabedoria popular da roça. Certa vez ele disse, em meio ao burburinho do trabalho: “Vocês estão me fazendo sentir como galinha chocando ovo de pato”. Para quem cresceu na cidade grande, a frase era um enigma e tanto!

Esse livro é uma oportunidade para lembrar, uma parada no tempo, um intervalo para nos conectarmos com as coisas simples que dão graça à vida. Tem o gosto de bolo de avó, tem a sensação de pipa no céu e de amigos no portão”, conclui Carmem Migueles.

SERVIÇO:
Lançamento de livro
“Inté – crônicas sobre um tempo mais simples”
Riberto Barros Araújo
Quinta-feira - 26 de março – 17h
‘Lounge’ do Sicoob - Edifício da Findes
Reta da Penha – Vitória – ES
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário