12 de março, de 2020 | 18:22
Confirmado o primeiro caso de coronavírus em Ipatinga
Amanhã (sexta-feira) teremos reunião com todas as diretoras de escola, para que possamos fazer nossa parte
Wôlmer Ezequiel
Em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (12), Nardyello Rocha e equipe detalharam o caso

O prefeito Nardyello Rocha e sua equipe confirmaram, na tarde de ontem (12), o primeiro caso do novo coronavírus em Ipatinga. Trata-se de uma mulher de 38 anos que esteve em Israel recentemente. A administração municipal afirma que não há motivo para pânico, mas reitera a necessidade de cuidados, como higiene e, para quem está em isolamento, que não saia do local.
Nardyello destacou que não é necessário pânico, mas é preciso manter a precaução, já que são nove casos suspeitos e um confirmado na cidade. A mulher esteve no Oriente Médio, num grupo que viajou para Israel. Dos nove casos suspeitos, sete fazem parte desse grupo, e nós sabemos que a tendência é aumentar a quantidade de suspeitos.
Estamos nos resguardando e redobrando a atenção na saúde, criando e passando esse protocolo único, que já existe nas nossas escolas municipais. Amanhã (sexta-feira) teremos reunião com todas as diretoras de escola, para que possamos fazer nossa parte. Mas fica aí, desse limão nós temos que fazer uma limonada, e a limonada é entendermos que temos que nos precaver e caso tenha suspeito, nós temos que manter o isolamento domiciliar”, disse o prefeito.
Acompanhamento
A infectologista do município, Carmelinda Lobato, detalhou que o protocolo orienta tratar todos os pacientes suspeitos como se ele já fosse contaminado, então, já foram tomadas todas as precauções necessárias, orientando o isolamento domiciliar e as medidas para prevenção.
A paciente apresentou febre, tosse, coriza, dor de garganta e relatou que esteve em Israel, que é uma área de transmissão interna, por isso ela entrou como caso de suspeita. Os demais membros da família foram todos monitorados e nenhum deles apresentou sintomas, portanto não teve necessidade de fazer o exame, nós o fazemos naquelas pessoas que apresentam sintomas. Não é momento de pânico, é um momento preocupante e a gente precisa de muita serenidade e contar com o apoio da população, pois esse é um vírus que foi considerado uma pandemia pelo número de casos no mundo, mas ele não é um vírus tão mortal assim, ele é mais grave para pessoas idosas. A população tem que entender que quem está em isolamento domiciliar tem que ficar em isolamento, não pode sair de forma alguma, manter a higiene, como foi falado e evitar aglomerações, é esse o apoio que a gente precisa da população”, reiterou.
A sexta-feira (13) será o último dia que a mulher terá de ficar em quarentena. A gente conta 14 dias, a partir do aparecimento de sintomas e a paciente já está assintomática, passa bem e poderá voltar para a vida normal. Para o suspeito, ou confirmado, a quarentena vai ser a mesma, a pessoa só sai da quarentena com a autorização da equipe de vigilância em saúde porque todos nós temos responsabilidade nesse momento. O paciente suspeito precisa seguir as orientações da Secretaria de Saúde, que está preparada para atender essa demanda, mas nós precisamos muito da colaboração da população”, pede.
Cuidado
O prefeito lembrou que ainda existem pessoas banalizando a situação, que é crítica no mundo inteiro, a ponto de ser tratada como uma pandemia. Estou aproveitando a imprensa aqui presente para fazer uma solicitação e um esclarecimento para a população: o caso existe mesmo, e nós temos que nos cuidar. Não tem como a prefeitura, nosso setor de vigilância e o setor de saúde ficarem vigiando quem está em isolamento domiciliar. A pessoa tem que ter responsabilidade e juízo”, alerta.
Conforme relatou o prefeito, há alguns casos de pessoas em isolamento domiciliar e que não estão tendo os cuidados necessários, se misturando com a população. Não temos como vigiar. Esse é o pedido especial, a cidade de Ipatinga está preparada para essa situação, as nossas equipes nas Unidades de Saúde estão treinadas para tal e aquela pessoa que tiver com sintoma pode ir até uma delas, não precisa ir na UPA e nem no hospital municipal ou qualquer outro hospital”, salienta.
Aulas continuam normalmente
O prefeito disse que, por ora, não há necessidade de suspensão das aulas. Estamos monitorando diuturnamente, se necessário for, nós o faremos sim, nós vamos tomar todas as precauções, e vamos nos precaver da melhor forma possível, mas ainda não chegamos nessa situação. No Vale do Aço temos a Usiminas, que a principal acionista deles é a Ternium, que é italiana, então é normal ter pessoas vindas da Itália aqui e que hoje é um dos locais mais assolados pelo coronavírus. Nós temos a Cenibra, que recebe a visita de asiáticos e que também é um dos locais mais assolados, assim como temos a Aperam. Aqui é uma rota de passagem de pessoas, de grupos de países de risco. Nós temos que cuidar de uma forma especial da nossa cidade, e é isso que estamos fazendo”, assegurou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Eduardo Ferreira Pinho
15 de março, 2020 | 01:46EM ATENÇÃO EM AO CIDADÃO " CORONOLITICO" SERIA INTERESSANTE UM DIA QUANDO PUDER TERMOS A OPORTUNIDADE DE FALAR-MOS PESSOALMENTE. É INJUSTO FALAR DO QUE NÃO SABE, TAMBÉM NÃO SOU DE IPATINGA, MAS A MINHA FAMÍLIA SIM E COMO TAMBÉM TENHO PARENTES EM VÁRIAS CIDADES DE MINAS.
IPATINGA É A MINHA SEGUNDA MORADA HÁ ANOS. MAS TANTO EM MINHA CIDADE CAPITAL A MINHA PRIMEIRA RESIDENCIA, QUE NÃO É MINAS, COMO TAMBÉM AQUI, OU QUALQUER OUTRA QUE SEJA, O QUE ACONTECE COMIGO E OU MINHA FAMÍLIA, PODE TER A CERTEZA QUE OS PROBLEMAS SEMPRE SERÃO RESOLVIDOS E DOA EM QUE DOER, JAMAIS DEIXO A PASSAR ABATIDO.
SÓ TENHO UMA COISA A DIZER, QUE TODOS OS PROBLEMAS QUE CHEGAM EM MINHAS MÃOS EU RESOLVO, NÃO SEI CHEGAR NUM LUGAR E SAIR SEM A MINHA RESPOSTA. E TUDO QUE ACONTECE AQUI NA CIDADE, E QUE SÃO DIÁRIOS A QUAL TRATO ESSES PROBLEMAS COMO ABSURDOS CAMUFLADOS É BASTANTE COMPLICADO. POIS, EU VEJO DIARIAMENTE PESSOAS RECLAMANDO DA COISAS E ASSUNTOS VARIADOS, É MUITO CHATO VER TUDO ISSO ACONTECER E NINGUÉM FAZ NADA, MAS QUANDO ME PEDE TENHO O MAIOR PRAZER EM AJUDAR.
DE FATO AS PALAVRAS DO AMIGO ACIMA A QUAL SE APARECE NOS COMENTÁRIOS COMO "CORONALITICO", DIZ QUE ALGO QUE ACONTECEU COM A MINHA FAMÍLIA SERIA ASSUNTOS POLÍTICOS, PELO CONTRÁRIO DA MINHA PESSOA O ASSUNTO É REAL E NÃO TENHO MEDO EM FALAR A VERDADE.
AQUI NA CIDADE, EU VEJO A MAIORIA DO POVO RECLAMAR, MAS TEME ENFRENTAMENTO DIRETO, E LÓGICO ATÉ POR MEDOS, POIS SÃO TANTAS COISAS QUE ACONTECE HOJE EM DIA, E ACABAM ACEITANDO, AO CONTRÁRIO DE MIM.
APENAS FALEI NOS COMENTÁRIOS ALGO QUE REALMENTE ACONTECEU COMIGO E A MINHA FAMÍLIA E COMO JÁ FALEI PARA OUVIDORIA; EU NÃO ABAIXO A CABEÇA PRA NINGUÉM, NÃO BRINQUEM, POIS FAÇO QUALQUER UM INFARTAR. SE TIVERES A TAL DUVIDA QUE ME PROCURE PARA SABER PESSOALMENTE A VERDADE DOS FATOS ANTES DE FALAR ALGO QUE DEVERIA APOIAR, POIS COMO PODE CONCORDAR QUE ALGUÉM PODE BRINCAR COM A VIDA DAS PESSOAS, SÓ SE FOR INSANO.
REALMENTE EU CONHEÇO TAMBÉM DE POLITICAS, COMO TAMBÉM CONHEÇO BEM A CIDADE DE IPATINGA HÁ ANOS E SEI DOS SEUS PROBLEMAS E DE OUTRAS CIDADE DE MINAS GERAIS A QUAL MOREI, E O FATO QUE A CIDADE INFELIZMENTE ESTAR SEM GESTÃO A MUITO TEMPO. NEM PREFEITO, NEM VEREADORES SABEM O QUE QUER E NEM PRA ONDE VAI, INFELIZMENTE TODOS ESTÃO PERDIDOS.
AS GESTÕES HÁ MUITO TEMPO VIVE DESORGANIZADAS, MAS IPATINGA É UMA CIDADE BONITA E MARAVILHOSA, E TEM MUITA GENTE BOA, MAS COMO TAMBÉM JÁ VI PESSOAS AGINDO COM BASTANTE FALSIDADES. DIRETAMENTE VEJO PESSOAS CARREGANDO ATÉ ÁGUA NA PENEIRA PARA O OUTRO MAS, QUANDO A PESSOA VIRA AS COSTAS FALAM MAL ATÉ ENJOAR, INFELIZMENTE NÃO VEJO AQUELA UNIÃO. E A PARTIR DAÍ QUE OS ABUSOS ACONTECEM AS PESSOAS MAIS SIMPLES E HUMILDES QUE MAIS PRECISAM E SOFREM TANTO.
INFELIZMENTE TEM MUITA GENTE ASSUMINDO CARGOS DESMERECIDOS EM VÁRIAS ÁREAS DESDE SETORES PÚBLICOS COMO PRIVADOS.
PELO O QUE ENTENDI, PARECE QUE O AMIGO DO COMENTÁRIO "CORONALITCO" ESTAR PEDINDO PARA QUE EU ME LANCE A CANDIDATO NESTA CIDADE? POIS ACHOU OS MEUS ASSUNTOS COMO ATO POLÍTICO, MAS COMO PODE, QUASE EU E MINHA FAMÍLIA NEM ESTARIA AQUI PARA CONTAR O FATO OCORRIDO.
MAS VOU PENSAR NAS PALAVRAS DO AMIGO, E QUEM SABE TRANSFIRO O MEU TITULO PRA CÁ E SAIO CANDIDATO, MAS TEM UM PROBLEMA; SAIR CANDIDATO E GANHANDO UMA ELEIÇÃO, SERÁ QUE MUITOS IRÁ GOSTAR DE MIM? POIS EU SOU CRI, CRI DE MAIS, SOU BASTANTE DIFÍCIL, SOU DE CIDADE GRANDE, FUI CRIADO EM REGIME MILITAR, NÃO MEÇO AS MINHAS PALAVRAS A QUEM ESTAR ERRADO, MAS EU SOU UMA BOA PESSOA.
MAS, FALANDO SERIO O PROBLEMA ACONTECEU, E QUEM JÁ PERDEU ENTE QUERIDO NA FAMÍLIA SABE QUE NÃO É FÁCIL. E VIM RELATAR OS FATOS OCORRIDOS COMIGO E A MINHA FAMÍLIA NESTA PAGINA É UM ATO DE CORAGEM. E NA MINHA OPINIÃO O POVO TEM QUE SABER O QUE ESTAR ACONTECENDO, E TEM QUE AGIR, E QUANDO EXISTE CANAIS DE SITE QUE POSSAM REALIZAR COMENTÁRIOS APROVEITEM AS OPORTUNIDADES E NÃO SE CALEM, POIS É POR ESTE MEIO DE COMUNICAÇÃO QUE AS VERDADES JÁ MAIS FICARA AS ESCONDIDAS.
SEJAM GUERREIRO(A)S, E SE, POR ATO POLITICO OU NÃO, O QUE PENSAREM, NÃO EXITEM DE OPINAR E FALAR AS VERDADES, POIS AJUDA E MUITO A DERRUBAR QUALQUER GESTÃO QUE SEJA, POIS O QUE NÃO SERVE PARA MIM E MINHA FAMÍLIA EU ME AFASTO, COMO TAMBÉM O QUE NÃO SERVE PARA O POVO DEVE SER AFASTADO TAMBÉM E SUCESSIVAMENTE.
AS LUTAS SÃO DIÁRIAS NA VIDA DE CADA UM E TODOS SABEM DO SACRIFÍCIOS E NA HORA DAS COISAS NÃO TER O QUE PRECISA, É MUITO DIFÍCIL. DEUS ABENÇOE A TODOS EM NOME DE JESUS.”
Leoncio Simoes
13 de março, 2020 | 21:16O brasil esta dificil quando nao e uma quadrilha de bandidos que administra o pais,e um maluco com ums filhos doidos de pedra.
O Pimentel quebrou o estado I depois disse que ia dar aula de economia.”
Coronlitico
13 de março, 2020 | 12:51Resumindo a historia do Eduardo Ferreira:
Esta aproveitando o Coronavírus pra fazer politica contra o atual Prefeito devido eleição neste ano.
Só pra deixar claro, nem de Ipa eu sou.
Fim.”
Elaine
13 de março, 2020 | 00:05O resultado sai quando a pessoa já está saindo da quarentena,mim diz aí o que deu o resultado daquele primeiro senhor que veio acompanhar o filho que faleceu?”
Eduardo Ferreira Pinho
12 de março, 2020 | 23:31Boa noite, vejo esses casos acontecendo no mundo a fora e também no Brasil e Ipatinga é uma das cidades que muitos viajam para os estrangeiro. A cidade de Ipatinga infelizmente não estar preparada de forma alguma, tudo uma mentira. Por exemplo, no posto do Vila Militar, na equipe vermelha estar sem médico a mais de 8 meses, e até chegou a surgir uma a 15 dias atrás e já desapareceu. Além deste esta sendo negado atendimento as consultas caso chega duas (02), três (03) pessoas de uma mesma família. A qual significa se tiver três filhos, ou um pai, mãe e filho para consultar, tem que bater par ou impar quem vai consultar por que segundo a funcionária Samilla, a pessoa não tem direito a marcar consultas para os dois ou três que tem o direito. Sei que cada pessoa tem uma consulta por mês e não negar o direito da pessoas. Isso aconteceu comigo. também o tempo de atendimento no hospital municipal, caso uma pessoa der entrada com sintomas de febre alta, ou que seja vai precisar no mínimo 3 horas para ser atendido pelo médico após triagem e mais 4 a 5 horas para obter o resultado de um exame realizado neste hospital.
No ano passado, sofri um acidente de carro, um capotamento de carro com a minha família, na cidade de Belo Oriente, próximo ao viveiro da Cenibra, e um rapaz que trabalha na prefeitura de uma cidade de Minas Gerais, ofereceu ajuda, e então perguntou onde queria que levasse, então disse ao hospital municipal de Ipatinga, pois moramos nesta cidade. Enfim ao deixar-nos lá, acreditem os atendentes não queria atender, mas só deram os primeiros atendimentos quando ameacei de chamar a policia para pedir prisão em flagrante e que também iria arrancar os seus diplomas, foi então que de imediato uma funcionário resolver assumir e solicitou a ambulância e nos acompanhou até o UPA do Canaã, e acredite o aparelho de Raio X estava quebrado, e o único lugar que poderia ser realizado o exame para saber se havia quebradura e que levaria 3 horas, pois teria que ser transportado para lá, o equipamento estava no hospital municipal, o que havia acabado de sair.
Estou também com um manifesto na ouvidoria da prefeitura e na Câmara, referente a lixos, pombos, e oficina irregular que estar levando risco para as crianças até problemas respiratórios. Enfim a prefeitura, disse apenas que estar investindo em propagandas. Encaminhei para a secretaria EVA e esta não sequer me respondeu, pedi até uma reunião pessoalmente na secretária e nada. A Câmara foi até o colégio Zélia Duarte Passos, para ver de perto a situação mais o papel deles é de apenas cobrar a prefeitura e não de execuções de respostas rápidas. O Diretor gente boa, estar de mãos atadas pois ele não tem o poder de resolver esta situação e sim a prefeitura.
Enfim levei 6 meses fotografando todos os problemas, a qual fiz um relatório e encaminhei para a ouvidoria para tomar providências, senão será encaminhado para o ministério de educação, Saúde e os Órgãos competentes de Brasilia para que a ação seja tomada imediata, podendo ser até o fechamento da escola.
A prefeitura não estar resolvendo problemas simples imaginem Coronavírus. Na dúvida visitem o posto de saúde Vila Militar, pode ter até consulta, mais exames nada. Visitem também a escola Zélia Duarte passos no Bethânia e veja vários carros estacionado da oficina totalmente irregular e sendo pintados a céu aberto e o mau cheiro de tinta adentrando a unidade escolar e vejam funcionários com os olhos lacrimejando e as crianças cheirando a tinta fora a quantidades de pombos dentro da unidade no momento lanches e etc, estar um verdadeiro pandemônio. pena que não tem como enviar as fotos.”