Expo Usipa 2024 02 - 728x90

11 de março, de 2020 | 09:44

Educação no Contém Cultura

Espaço multicultural é tema de atividade escolar no Bugre

O Contém Cultura do Bugre abriu a programação do mês no fim de semana passado, com uma sessão especial dedicada a alunas da Escola Estadual Antônio Marques. As estudantes visitaram o projeto para pesquisar o equipamento de cultura, atividade proposta no livro Janela da Arte, adotado pelo educandário, que sugeriu o Contém como objeto de estudo.

Divulgação/ACS CCB
As alunas se aprofundaram em todos os detalhes do Contém CulturaAs alunas se aprofundaram em todos os detalhes do Contém Cultura
“Tínhamos que visitar algum centro cultural da cidade, e o Contém é o único ponto no município dedicado exclusivamente a movimentos culturais. Gostamos muito da experiência. Sabemos que não é toda cidade que tem uma sala de cinema como esta”, observou Élem Pereira de Souza, aluna da Escola Estadual.

Micaele Alves Leal disse que, se o Bugre não pudesse contar com o Contém Cultura, a cidade perderia um pouco da graça. “O cinema não deixa a nossa cidade maior, mas a faz melhor, e bem melhor”.

Késia Vitória da Silva Mendes falou que a experiência foi diferente. “O espaço tem uma programação legal e é confortável. Tem mesmo cara de cinema, mas a entrada é franca e a pipoca é de graça. E também a gente não precisa viajar para outra cidade para ver um filme”.

Maria Eduarda de Almeida Resende enfatizou que as atividades promovidas no espaço, a exibição dos filmes, oficinas de artes e de dança, valorizam ainda mais a sala. “Eles facilitam o acesso de pessoas com deficiência ao espaço, e isso é outra vantagem muito bacana”, sublinhou a estudante.

Documentário
As alunas avaliaram todo o projeto, desde a sua concepção, passando pela estruturação da sala, curadoria dos filmes, cidades onde funcionam outras unidades do Contém e a programação oferecida. O projeto é patrocinado pela Cenibra, via Lei Federal de Incentivo à Cultura

Os equipamentos tornam o espaço adequado para promoções culturais. Em toda sessão de cinema, o público pode se deliciar com os filmes e com a pipoca quentinha oferecida no Contém.

Divulgação/ACS CCB
As sessões de cinema são cheias de alegria e ainda incluem pipocaAs sessões de cinema são cheias de alegria e ainda incluem pipoca
A localização é outro ponto positivo, de fácil acesso, no coração da cidade, no centro da praça, fazendo um jogo harmonioso com a paisagem tomada de várias cores, onde prevalece muito verde.

A agente cultural, Magda Albano recordou algumas realizações da sala multicultural, como a exibição do documentário sobre o surgimento da cidade. E fez uma síntese das ações realizadas no Contém, que já exibiu mais de 50 títulos em um ano de funcionamento.

A sala recebeu oficinas de breaking, artesanato, palestras, campanhas de trânsito e de saúde dos governos federal, estadual e municipal. E tem sessões especiais dedicadas a alunos da rede pública de ensino, além de reuniões com feirantes, Consep e Biblioterapia, e ainda a programação do Salão do Livro, uma ação do Instituto Usiminas.

Após a apresentação do Contém ao grupo, Magda exibiu o curta Ilha das Flores, de Jorge Furtado, em sessão comentada, que aborda as relações desiguais geradas entre os seres humanos pelo capitalismo.

A narrativa toma como base a diferença entre o ser humano, o porco e o tomate. Na manhã de segunda-feira (9), as alunas ministraram uma aula expositiva em classe sobre o Contém Cultura, levando à comunidade escolar o que aprenderam sobre o projeto.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário