11 de março, de 2020 | 08:38
Passarelas, coronavírus, BH-à-Porter
Wagner Penna e as novidades do mundo fashion
PASSARELA-ARTEOs desfiles de moda tem uma função maior, mais do que apenas mostrar roupas novas e os lançamentos das marcas. O vaivém das modelos são um dos mais fortes componentes de marketing de uma grife, replicado em milhões de vezes pelas redes sociais e pela imprensa em geral.
Mas vai além. Importa destacar o conceito da marca, através de cenários compatíveis com seu estilo e o perfil de sua clientela. Neste aspecto, convites a artistas variados são feitos para criarem algo fora do comum, e os resultados são incríveis.
Nos últimos tempos, as passarelas ficaram minimalistas, em razão da crise econômica e utilização de outros recursos de marketing, como os tapetes vermelhos, as fotos com influencers e blogueiras etc.
Felizmente, nos recentes lançamentos europeus as passarelas voltaram a ganhar toques mais artísticos, casos da Dior, Saint Laurent e Prada. Na direção contrária, a Chanel, que sempre adotou uma passarela suntuosa, voltou ao minimalismo.
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CORONAVÍRUS
Depois de balançar as semanas de moda em Milão e Paris, onde o assunto passou da moda para a saúde, o coronavírus começa também a preocupar o circuito fashion nacional, em duas pontas. A primeira é a incerteza criada diante dos principais eventos do setor da temporada, marcados para esse bimestre. Novas informações são esperadas para os próximos dias.
Na outra ponta estão os fabricantes de roupas & afins, atingidos pelos atrasos na entrega da matéria-prima têxtil, quase toda importada da China. Sem contar o varejo, que trabalha com produtos prontos vindos da Ásia, onde o vírus se espalhou. O importante é que não haja alarmismo ou pânico.
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VAIVÉM
* No vaivém fashion da Europa, Giorgio Armani foi o primeiro estilista a tratar o assunto do coronavírus com cautela. Atingido em cheio pela noticia do vírus em Milão, justo no dia do seu desfile, fez a apresentação fechada e mostrada apenas pelas redes sociais. ***
* O carnaval teve bloquinhos arrasando em criatividade fashion em suas fantasias. Simples e alegre. No carnaval baiano, as estrelas de sempre fizeram feio nos trios elétricos, com roupas terríveis e de extremo mau gosto. Desde laçarotes até mangas gigantes, tipo balão de ar quente, deixaram os fashionistas perplexos. ***
* A temporada de lançamentos de inverno 2020 em pronta-entrega (leia-se por atacado) nos showrooms de Beagá agita a primeira quinzena de março. Com a agenda de visitas programadas, o vaivém de compradores se garantiu. As confecções trabalharam muito buscando confirmação, apreensivas com o zum-zum-zum do coronavírus, mas não houve desistência. Amém. ***
* Depois do fiasco cometido ao abordar negativamente a questão da cerveja contaminada, a Hering faz agora campanha taxando o decote tomara que caia de machista. Colocou uma atriz orientando que deve ser chamado somente de blusa ou vestido sem alça. Sem comentários. ***
* A moda mineira movimenta o mês de março. A saber: além dos lançamentos em pronta-entrega do inverno 2020 nos showrooms das marcas, em Beagá vai ter a BH-à-Porter, a partir do dia 23. O evento marca o final das vendas da estação fria. ***
* O circuito de lançamentos da moda casual internacional para o verão do hemisfério norte, sempre realizado em maio, com os desfiles Resort ou Cruise, corre sérios riscos por causa do coronavírus. Várias marcas de peso estão cancelando os desfiles, por esse motivo. ***
PONTO FINAL - As primeiras reuniões dos setores responsáveis pela moda nacional já aconteceram, para avaliar as consequências do coronavírus na cadeia têxtil brasileira. O primeiro impacto será na entrega de têxteis e confeccionados, já que essa indústria foi muito afetada na China, de onde muitos compram o produto. É esperar e se prevenir...
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