10 de março, de 2020 | 09:17

Os 50 anos do Museu Casa de Portinari

Equipamento cultural abrirá agenda de comemoração com cerimônia no sábado (14)

No próximo sábado, 14 de março, o Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, vai comemorar 50 anos enriquecendo a cultura nacional ao disponibilizar e oferecer acessibilidade às pinturas murais e à vida de Candido Portinari.

Divulgação/ACAM
Domenica Torquato, mãe de Candido Portinari, inaugurou o Museu em 1970Domenica Torquato, mãe de Candido Portinari, inaugurou o Museu em 1970
Durante todo o ano, diversas atividades irão celebrar o marco histórico. Para iniciar a programação, o equipamento promoverá na data oficial – sábado/14, às 14h -, uma cerimônia de aniversário aberta ao público, nos jardins do museu. Mais informações pelo telefone (16) 3664-4284.

No evento, serão lançados o selo comemorativo, com a logomarca dos 50 anos, que será usado pelos visitantes e Correios; o projeto Pedalando com o Museu, que disponibilizará ao público bicicletas para percorrer os Caminhos de Portinari em Brodowski (SP); e o espetáculo luz e som, na Capela da Nonna, com a descrição das obras presentes no local.

Além disso, também será anunciado o Centro de Pesquisa e Referência do Museu Casa de Portinari, e as autoridades e figuras históricas da casa serão homenageadas. Para o encerramento, os participantes homenagearão o museu cantando parabéns pra você.

Museu Casa de Portinari
O Museu Casa de Portinari reúne e conecta a história de Candido Portinari com sua terra natal, suas origens e a paixão pela arte.

Gian Claudio Biancuzzi/Divulgação/ACAM
Museu Casa de Portinari, em Brodowski, no interior do estado de São PauloMuseu Casa de Portinari, em Brodowski, no interior do estado de São Paulo
As experiências artísticas e técnicas, os hábitos e o desenvolvimento da família ficaram registrados no imóvel, nas obras pintadas nas paredes dos cômodos, nos poemas que descrevem a rotina da vizinhança ou, ainda, na capela que o pintor construiu para a avó e nas roseiras plantadas por ela.

Em 1968, a casa foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e, posteriormente, adquirida pelo Governo do Estado de São Paulo.

O equipamento cultural foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) em janeiro de 1970. Meses depois foi aberto para visitação com esforços dos familiares do artista, do município e do Estado.

SERVIÇO:
Cerimônia de aniversário
50 anos do Museu Casa de Portinari
Sábado - 14 de março – 11h
Museu Casa de Portinari
Praça Candido Portinari, 298 - Brodowski/SP
Informações: (16) 3664-4284
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Luiz Paulo da Rocha

06 de outubro, 2022 | 13:15

“Boa tarde, linda História de arte contemporânea,”

Envie seu Comentário