Mulheres lideram gestão da educação básica no Brasil, aponta Censo Escolar

De acordo com a pesquisa, mais de 80% dos gestores são do sexo feminino

Divulgação


Inédita, a maior pesquisa estatística educacional brasileira, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apresentou, nesta edição, os primeiros registros sobre o sexo de quem está à frente do comando das instituições

Os dados mais atualizados, levantados pelo Censo Escolar 2019, apontam que a educação básica no Brasil, é gerida, predominantemente, por mulheres. Nas mais de 180 mil unidades educacionais do país, mais de 80% dos gestores são do sexo feminino. Inédita, a maior pesquisa estatística educacional brasileira, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apresentou, nesta edição, os primeiros registros sobre o sexo de quem está à frente do comando das instituições.

Mulheres no Censo Escolar

A pesquisa realizada pelo Censo Escolar permite traçar um perfil detalhado de todos os 48 milhões de estudantes da educação pública e privada do país, além dos 2,2 milhões de professores regulamentados na carreira. Para reunir todas as informações, o Inep conta com a parceria dos usuários do Educacenso, sistema que contém o banco de dados da pesquisa. Nesse trabalho, as mulheres desempenham uma função fundamental.

Protagonistas nas ações desenvolvidas pelo censo da educação, as mulheres exercem atividades estratégicas no Órgão. A coordenadora-geral do Censo Escolar, Célia Gedeon, que atua no cargo desde 2005, acompanha o desenvolvimento da pesquisa desde o início da década de 80. Naquele ano, em 1983, Célia começou a fazer parte do quadro de digitadoras do Ministério da Educação (MEC). Entretanto, sua proatividade a fez evoluir na carreira.

A dedicação ao trabalho e todo conhecimento adquirido ao longo da jornada fizeram com que a servidora pública fosse acumulando mais responsabilidade no Órgão até assumir a coordenação-geral da pesquisa, um trabalho que exige “enorme responsabilidade e compromisso com todas as atividades que envolvem a logística do censo”, explica Gedeon. A coordenadora ressalta, ainda, que o universo da educação é muito feminino e a produção do censo também, consequentemente.

Você sabe o que é Censo Escolar?

O Censo Escolar da Educação Básica é uma pesquisa anual, feita com base nos documentos administrativos das escolas e redes de ensino, e tem por referência a última quarta‐feira do mês de maio.

Principal pesquisa estatística sobre a educação básica, o censo é coordenado pela Diretoria de Estatísticas Educacionais (Deed) do Inep e realizado em regime de colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação.

Participam todas as escolas públicas e privadas do país, incluindo as diferentes etapas e modalidades da educação básica: regular, especial, profissional e educação de jovens e adultos (EJA). Além disso, a pesquisa apresenta informações sobre matrículas, docentes, escolas e gestores.

(Juliete Neves – Agência Educa Mais Brasil)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Gildázio Garcia Vitor 07 de Março, 2020 | 14:43
Muito interessante e elucidativa esta pesquisa. Em 37 anos dedicados ao magistério tive a oportunidade de trabalhar com grandes Diretoras: Rosimeire Anacleto (E.E. Pedro Calmon), D. Terezinha (E.E. Silvino Pereira), D. Cleusa (E.E. Raulino Cota Pacheco), Perciliana e Rosinete Amaro (E.E. Laura Xavier Santana) e Elaine (E.M. Deolinda Tavares Lamego), com as quais mutas lições aprendi e, por isso, tenho muito a agradecer: OBRIGADO!

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO