06 de março, de 2020 | 15:01

Santuário Senhor do Bonfim promove 2ª edição do Cinema Católico Comentado

Novo ano do projeto tem início com a exibição do filme Êxodo, Deuses e Reis, na noite deste sábado

IMDB
Filme de Ridley Scott será exibido nas dependências do Santuário Senhor do Bonfim, no bairro Cidade Nobre, em IpatingaFilme de Ridley Scott será exibido nas dependências do Santuário Senhor do Bonfim, no bairro Cidade Nobre, em Ipatinga

Estreia nesse sábado (7), às 19h, nas dependências do Santuário Senhor do Bonfim, no bairro Cidade Nobre, em Ipatinga, o segundo ano do projeto Cinema Católico Comentado, com a exibição do filme Êxodo, Deuses e Reis, do diretor inglês Ridley Scott. Uma das novidades nessa temporada será o espaço de exibição dos filmes, que tratarão sempre de temas católicos em sessões programadas sempre para o primeiro sábado de cada mês, com entrada gratuita, informou os organizadores do projeto.

“Agradecemos a generosidade do padre Fernando Santos, pároco da Paróquia e do Conselho Pastoral Comunitário que nos cederam esse espaço. Queremos aproveitar a popularidade do cinema para dar aos católicos uma oportunidade edificante de lazer, já que, atualmente, as opções culturais vêm se tornando cada vez mais ofensivas e até criminosas contra a fé, a história e os fundamentos da Igreja”, explicou a designer e fotógrafa Luma Cecília Costa, presidente do Instituto Cultural Princesa Isabel, que promove o projeto em parceria com o Centro Santo Afonso de Ligório.

A outra novidade é que este ano o projeto terá um tema central: “Como ovelhas entre lobos”. As 11 obras cinematográficas que serão exibidas até o fim do ano apresentarão, sistematicamente, os casos de perseguições por que passaram judeus e cristãos ao longo da história, começando pela escravidão dos hebreus no Egito até a perseguição aos católicos levada a cabo, já nos nossos dias, pelos movimentos revolucionários islâmicos.

O filme
Em Êxodo, Deuses e Reis, Ridley Scott, várias vezes indicado ao Oscar, mostra sua versão de um dos fatos marcantes na história do povo judeu e no Cristianismo: a libertação do Império Egípcio e a travessia do Mar Vermelho e do deserto até a terra prometida.

“Vale destacar nessa obra, além dos efeitos especiais que tornam visualmente espetaculares as dez pragas e a própria passagem pelo meio do mar, o comportamento mais humanizado de Moisés, o protagonista. Nessa obra ele tem dúvidas, crises de fé e, ao final, compreende que apesar de ter realizado maravilhas, nada do que foi realizado foi mérito seu. Somente quando compreende isso o milagre da travessia acontece. É uma versão diferente do clássico Os 10 Mandamentos (1956), de Cecil B DeMille”, apontou o editor e mediador cultural Moysés Maltta, que fará os comentários do filme.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário