Expo Usipa 2024 02 - 728x90

06 de março, de 2020 | 14:00

Jovens aderem à prática do parkour em Ipatinga

Em Ipatinga, seis jovens se encontram esporadicamente para treinar e romper essas barreiras em diversos pontos da cidade

Divulgação
A praça do bairro Bela Vista está sendo palco de encontro dos jovens ipatinguensesA praça do bairro Bela Vista está sendo palco de encontro dos jovens ipatinguenses

O que parece ser mais uma brincadeira de jovens e adolescentes é na verdade uma prática esportiva conhecida como parkour, que vem crescendo e ganhando mais adeptos a cada ano. De origem francesa, trata-se de uma mistura de habilidades com o objetivo de ultrapassar obstáculos na arquitetura urbana com diversos níveis de dificuldade. Muros, árvores, bancos, escadas e, até mesmo, saltos entre um prédio e outro, fazem parte da rotina dos praticantes dessa nova modalidade.

Em Ipatinga, seis jovens se encontram esporadicamente para treinar e romper essas barreiras em diversos pontos da cidade. Lucas Figueiredo (15), Caio Márcio (16), Mateus Felipe (15), Eduardo Araújo (19), Isac Moraes (15) e Lucas Oliveira (11) fazem da praça Waldeck Caroso Duarte, no bairro Bela Vista, em Ipatinga, em sua parte baixa, um dos palcos desses encontros. São jovens de bairros diferentes, mas a distância não os impede de se encontrarem quase todos os fins de semana para o aprimoramento do conjunto de saltos e acrobacias.

Para Lucas Figueiredo, a praça foi escolhida por contemplar grandes obstáculos. “Por ser uma praça construída dividindo ruas íngremes, aparecem aí alguns obstáculos como paredões, escadas e outros monumentos característicos do local, propício à prática do parkour. Ainda é um estilo pouco conhecido, mas tem crescido bastante. A gente mesmo já tem esse nosso grupo de amigos praticantes”, disse Lucas.

Já Eduardo Araújo acredita que o parkour pode ser praticado em qualquer lugar, basta estar com uma roupa confortável, um par de tênis e ter força de vontade, o que facilita a popularização da modalidade. “Precisamos, é claro, ter um treinamento específico para aprender a cair. É fundamental ter colchões para o amortecimento do impacto quando não se está seguro. Eu já machuquei a mão e o tornozelo com parkour, o que me serviu de aprendizado”, apontou Eduardo. Isac Moraes é mais ponderado e preza pela segurança em todas as atividades. “É fundamental respeitar os limites até se sentir seguro para ultrapassá-lo”, disse Isac.

Benefícios da prática
Para o profissional de Educação Física, faixa preta de judô, e árbitro nacional da CBJ, Rodrigo Silva, a prática do parkour traz inúmeros benefícios se praticada de forma adequada. “A atividade proporciona uma melhora significativa na coordenação motora, sistema cardiorrespiratório, aumenta a concentração, além de inúmeros outros benefícios na parte psíquica dos praticantes”, afirma. “Como toda atividade deve ser progressiva (do fácil para o difícil), é preciso respeitar essas fases, para que possam evitar danos como: fraturas e lesões articulares a curto, médio ou longo prazo. O parkour é um esporte de alto nível de impacto e para aterrisagem segura são utilizadas técnicas com o rolamento”, finalizou.

O presidente da Comissão de Educação, Esporte, Lazer e Cultura da Câmara Municipal de Ipatinga, vereador Adiel Oliveira, tem acompanhado a iniciativa dos jovens. “Não importa qual o esporte, quando jovens e adolescentes se reúnem em prol do aprimoramento de suas capacidades físicas é sempre digno de apoio. Esporte é saúde. Quanto mais próximo das atividades físicas, mais longe estarão das drogas”, disse o vereador.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Alex Sander F Gonçalves

06 de março, 2020 | 18:20

“Parabéns aos jovens praticantes desse esporte. Muito bom.”

Envie seu Comentário