05 de março, de 2020 | 15:53

Prazo para pagamento do IPTU com desconto é prorrogado em Ipatinga

A prorrogação da data consta no Decreto 9261/2020, de 20 de fevereiro, que modifica o Calendário Fiscal deste ano

Divulgação
Prazo agora será encerrado no dia 7 de abrilPrazo agora será encerrado no dia 7 de abril

A administração municipal de Ipatinga divulgou nesta quinta-feira (5) que prorrogou para o dia 7 de abril a data de vencimento da primeira parcela ou cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Em relação à data anteriormente prevista, 20 de março, os contribuintes ganharam mais 19 dias, inclusive com a possibilidade de se beneficiarem do desconto de 10% assegurado para o pagamento à vista do IPTU em cota única.

A prorrogação da data consta no Decreto 9261/2020, de 20 de fevereiro, que modifica o Calendário Fiscal deste ano. As guias para pagamento do Imposto em cota única, este ano, já estão sendo emitidas e serão encaminhadas para as residências dos contribuintes até o fim deste mês.

O prefeito Nardyello Rocha explica que a mudança do prazo não trará nenhum prejuízo ao contribuinte que quiser optar pelo parcelamento em até dez vezes. Obrigatoriamente, por questão legal, este calendário tem que terminar em dezembro, dentro do mesmo ano fiscal, para quem opta em fazer o pagamento parcelado.

“A lei não permite que um imposto de 2020 seja pago em 2021. Por isso inicialmente colocamos o vencimento no final de março, possibilitando à população o pagamento com o máximo de parcelas. Porém, sabemos das dificuldades, principalmente de quem recebe no quinto dia útil, como é o caso dos aposentados, para fazer o pagamento no meio do mês de março. E então prorrogamos a data de vencimento, que irá coincidir com o quinto dia útil de abril, época em que muitos recebem os seus vencimentos”, esclareceu o prefeito Nardyello.

Parcelamento
Aqueles que não optarem pelo pagamento à vista podem parcelar o IPTU em até dez vezes, sem juros e multa. Contudo, as guias de parcelamento não serão enviadas pelos Correios. Elas deverão ser retiradas pela internet, no site da Prefeitura de Ipatinga. E têm a data de pagamento alterada, em virtude da prorrogação do período de vencimento da primeira parcela e da cota única. Todas passam a ter vencimento no 5º dia útil.

A Secretaria Municipal de Fazenda lembra que, este ano, a Taxa de Resíduos Sólidos e Domiciliares (TRSD), conhecida como taxa de coleta de lixo será cobrada dentro da guia de IPTU. Para alguns contribuintes, consta ainda a Contribuição Para Custeio da Iluminação Pública (Cosip), válida somente para guias de lotes vagos.

“É importante salientar que em Ipatinga não houve aumento de IPTU. O que aconteceu foi um reajuste do IPCA acumulado de 2019, que é o que determina a legislação vigente. E consta também a taxa de coleta de lixo, que desde 2019 voltou a ser incorporada à guia do IPTU, como já era feito nos anos passados. Portanto, não tivemos acréscimo nos valores do IPTU”, esclarece o prefeito.


Tabela de vencimentos do IPTU
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Alberto Aguiar da Silva

17 de abril, 2020 | 11:16

“A tabela de IPTU apresentada acima está com vecto da 10ª parcela em 21/12/2019.”

Maria dos Anjos Madeira de Almeida

08 de abril, 2020 | 16:57

“Eu paguei hoje a meu iptu que tinha que ser pago até ontem , mas não tive como , pois tinha pago online e voltou o dinheiro para a minha conta . Não descontou . Então fui pagar no banco eles me cobraram um absurdo no valor de 442 reais . Ontem era o valor de 390 reais .
Hoje já foi esse preço.
Quero saber o porque dessa cobrança indevida.
Gente todos nós estamos sem trabalhar e além disso ainda cobra esse preço .
Esse é o nosso prefeito justo.”

Ronildson Gilmar da Silva

08 de abril, 2020 | 15:05

“Acho quenonprazo deveria nter sido maior ,nesse momento tão.complicado para todos...Eu por exemplo não onsegui paga a primeira parcela ontem.....Sou aposentado e gostaria de saber agora como faria pra.pagar e com o desconto..”

Nelcio Antunes Alves

08 de abril, 2020 | 14:48

“Diante ao cenário vivido por todos ,comerciantes, comerciários, trabalhadores formais, informais , contribuintes de forma geral, enfrentamos situação difícil economicamente e psicologicamente.
Todos querem ajudar solidariamente. Por que a prefeitura não prorroga por mais alguns dias o pagamento do IPTU? Ajudaria muita gente.”

Sidnéia

07 de abril, 2020 | 16:14

“Gostaria de saber o motivo do aumento abusivo de 50% do IPTU de uma sala comercial.”

Edmar Eler

06 de abril, 2020 | 23:27

“engraçado , agente e dispensado do serviço , mas o iptu poderia ser prorrogado tanbem ,pelo menos ate junho,
a coisa esta ficando pior a cada dia que passa , supermercado so subindo de preço
ninguen olha isto”

Marcio

08 de março, 2020 | 14:37

“Parcelamento de IPTU atrasado além juros e multa tem mais correção a cada ano do parcelamento”

Juca

06 de março, 2020 | 18:57

“Este ano tem eleicao para prefeito e veriadores e hora da populacao apoiar candidato serio que olhe para a populacao em relacao este iptu abusivo .nao candidato com falsa promessa.”

Jaime

06 de março, 2020 | 18:50

“Eu concordo com o adriano eu tenho um imovel que avaliado pelos fiscais se a prefeitura mim comprasse pelo valor que eles avaliaram daria pra compra dois .no valor atual de imoveis em ipatinga .iptu em ipatinga esta muito abusivo precisamos unir a populacao e denunciar este abuso.”

Barrabas

05 de março, 2020 | 18:30

“Se foi reajustado pelo ipca entao nao teve aumento?Para de enganar o povo se o valor fosse o mesmo do ano passado ai sim nao teve aumento.o iptu ja e muito caro em ipatinga qualquer reajuste sacrifica a populacao.”

Adriano Martins de Oliveira

05 de março, 2020 | 18:25

“Gostaria de pedir maior atenção ao nosso prefeito Nardyello Rocha, quanto a avaliação dos imóveis por parte dos fiscais da prefeitura, pois o apartamento que me foi vendido e documentado pela WR no valor de R$ 268.000,00 em outubro de 2019 foi avaliado pelos fiscais hoje em R$335.000,00 PARA pagamento de ITBI. Nada valoriza dessa forma atualmente e a WR é uma empresa séria e não forja valores para favorecer cliente.”

Envie seu Comentário