Dia Internacional da Mulher

Data será comemorada no domingo, 8 de março, em todo o mundo

O Dia Internacional da Mulher foi celebrado pela primeira vez em 28 de fevereiro de 1909, em Nova Iorque (EUA), que já fora palco de vários protestos em busca de melhores condições de trabalho e equiparação salarial com os homens.

Divulgação/GB Imagem


A mulher ainda sofre com a discriminação em diferentes setores
Em 1910, Copenhague, na Noruega, sediou a primeira conferência sobre a mulher. A data foi comemorada até 1920, e depois caiu no esquecimento, sendo reavivada na década de 1960. No Ano Internacional da Mulher, em 1975, a Organização das Nações Unidas começou a patrocinar o Dia Internacional da Mulher.

8 de março foi a data escolhida porque neste mesmo dia, em 1857, centenas de operárias da fábrica de roupas Triangle Shirtwaist fizeram um protesto contra as más condições de trabalho e de segurança das instalações e acabaram morrendo em um incêndio, e há quem diga que as mulheres teriam sido trancadas no prédio que foi incendiado.

Nos anos seguintes, os protestos continuaram no dia 8 de março, revivendo a morte das costureiras, visando discutir e melhorar as condições das mulheres no mercado de trabalho.

Em 1901, o deputado francês René Viviani defendeu o direito de voto das mulheres; no Brasil, elas conquistaram o direito de voto e de serem eleitas em 28 de fevereiro de 1932.

Muito já foi conquistado, mas a mulher ainda sofre com salários baixos e violência masculina, jornada de trabalho e discriminações na carreira profissional.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO