CADERNO IPATINGA 2024

02 de março, de 2020 | 11:05

Copasa será questionada em audiência por cobranças indevidas

Comissão de Desenvolvimento Econômico alega que estatal cobra tarifas com valores integrais por serviços precários.

Arquivo ALMG/Guilherme Bergamini
Municípios questionam má qualidade da água e do serviço de esgotamento sanitário Municípios questionam má qualidade da água e do serviço de esgotamento sanitário
ALMG
Em sua primeira Reunião Extraordinária da atual sessão legislativa, a Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai debater, em audiência pública, na próxima terça-feira (3/3/20), as cobranças indevidas por parte da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). A reunião será às 10 horas, no auditório, a requerimento dos deputados Thiago Cota e Leonídio Bouças (ambos do MDB) e Arlen Santiago (PTB).

Na justificativa que acompanha o pedido, os parlamentares alegam que a companhia vem cobrando integralmente o valor da tarifa por serviços de esgotamento sanitário que são prestados apenas parcialmente.

Por isso, solicitam que a empresa apresente na audiência a relação dos municípios que já entraram com ação contra ela por cobrança indevida à população, além de relacionar os municípios onde tem concessão e com os quais assumiu obrigações e não cumpriu.

Os deputados pedem explicações, particularmente, sobre “a situação do Distrito Regional de Salinas, onde é efetuada a cobrança pelo serviço de esgotamento sanitário com taxa máxima sem que seja oferecido o tratamento devido”. Os autores do requerimento pedem ainda, com relação a esse distrito, que a empresa explique qual será a economia que poderá ser gerada com sua extinção e especificar quais problemas a população poderá ter com essa medida.

Os parlamentares querem saber também se a estatal informou adequadamente aos municípios sobre como fazer a criação do fundo de saneamento ao qual têm direito com base em percentual relacionado ao número de consumidores. Outro questionamento diz respeito à forma como estão sendo aplicados os recursos dos municípios que não viabilizaram esse fundo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Guilherme Aurelio

04 de março, 2020 | 11:01

“A populaçao de Juatuba esta sendo roubada pq o esgoto esta sendo lançado direto nos rios Mateus Leme e Serra Azul... cobrando tarifas que nao justificam o serviço que nem esta sendo feito... kd o meio ambiente municipal estadual e federal... ta tudo nos escritorios...!!!!????”

Edu Pereira de Sousa

03 de março, 2020 | 18:49

“Isso é porque vocês ainda não conheceram a prima-pobre da COPASA, a conhecida COPANOR!
Cidades pequenas como Francisco Badaró, Jenipapo de Minas, Berilo, Chapada do Norte e outras sabem bem do que estou falando!
Qualidade da agua, zero!
Esgoto, zero!
Acabaram com as ruas!
E tarifas altíssimas!”

Nini

03 de março, 2020 | 08:57

“Essa copasa precisa ser privatizada urgente pra que o pessoal tenha atendimento digno como ser humano! Concursado trata o público como cachorro principalmente no Cidade Nobre Ipatinga e se reclama eles tem a capacidade de dizer que seus funcionários são treinados e capacitados a prestar bom atendimento público. Quisera eles depender de atendimento público pra ver a realidade nua e crua!”

Rogério Benicio

02 de março, 2020 | 21:57

“Realmente é um Absurdo o que a Copasa está fazendo em certas regiões de Minas , cobrando por serviços que nem prestam e cobrando caro.”

Envie seu Comentário