02 de março, de 2020 | 09:46

Contém Cultura Pingo D’Água

Espaço cultural celebra centenário de João Cabral com Morte e Vida Severina

O filme literário Morte e vida Severina será exibido no próximo dia 15 de março, às 16h, na sala do Contém Cultura em Pingo D’Água, com entrada franca.

Assim, a sala multicultural rende homenagem à memória de um dos principais nomes da literatura moderna brasileira, o pernambucano João Cabral de Melo Neto que completaria cem anos em janeiro deste ano.

Divulgação/ACS CCPD
O ator paraibano José Dumont está em Morte e Vida SeverinaO ator paraibano José Dumont está em Morte e Vida Severina
É de sua autoria a obra Morte e vida Severina, adaptada para o cinema. “Aos 65 anos de idade, o livro escrito entre 1954 e 1955, segue mais atual do que nunca”, observa Luciana Profiro, proponente do projeto e uma das curadoras da sala multicultural. Ela destaca que Morte e vida Severina deu popularidade ao autor e é muito significativa.

“A trajetória de um imigrante que foge da seca do sertão em busca de sobrevivência numa capital representa os brasileiros que vivem em condições de vulnerabilidade social, à margem da sociedade. Severino é o retrato dos brasileiros que buscam uma vida melhor, menos sofrida”.

Luciana cita um trecho da obra de João Cabral, que diz: “E se somos Severinos, iguais em tudo na vida, morremos de morte igual, mesma morte severina: que é a morte de que se morre, de velhice antes dos trinta, de emboscada antes dos vinte, de fome um pouco por dia”.

A sessão literária será comentada por educadores e terá participação de estudantes da rede pública. O propósito é apresentar ao público um dos clássicos da literatura brasileira por meio da sétima arte.

Divulgação/ACS CCPD
O público se diverte com os filmes exibidos no Contém CulturaO público se diverte com os filmes exibidos no Contém Cultura
Outros filmes
Nesta quarta-feira (4), às 19h, será exibido o filme Praça Saenz Pena. No domingo (8), às 16h, será a vez de Que horas ela volta. No dia 11, às 18h, será mostrado Era uma vez, Verônica.

Quando parei de me preocupar com canalhas será exibido no dia 15, às 16h, e Cão sem dono será mostrado dia 25, às 19h. No dia 18, às 19h, haverá a exibição de Malu de bicicleta, no dia 22, às 16h, Golias contra o homem das bolinhas ocupará a tela.

Luciana Profiro destaca que a seleção das obras na serem exibidas busca contemplar um público diverso, de vários perfis e faixas etárias. “Uma pessoa gosta de comédia, outra se identifica mais com o drama. E em meio a esses gêneros, o romance também tem espaço garantido”, finaliza.

O Contém Cultura é patrocinado pela Cenibra, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário