Educação Superior no Brasil

Ipatinguense lança livro e fala dos avanços e retrocessos do ensino no país

O professor e empreendedor Geraldo Ferreira da Paixão lançou recentemente, em Ipatinga, o livro “Educação Superior no Brasil: Duas Décadas de Avanços e Retrocessos”.

Professor da rede particular de ensino desde 1985, atuando nos níveis médio e superior, ele lecionava na Faculdade Única (ex-Unipac) quando, em 2011, teve a ideia de colocar num livro sua indignação com o sistema de ensino adotado no Brasil, em especial o do nível superior.

Divulgação/Arquivo pessoal


Leoncio Correa, Geraldo Paixão, Francisca Nunes e Aurélio Caixeta
Assim, logo começou a pesquisar o tema e delinear o conteúdo, um trabalho árduo desenvolvido ao longo dos últimos anos, apoiado por colaboradores especiais aos quais agradeceu publicamente pelo incentivo incondicional e entre os quais destacou os jornalistas Leoncio Correa e Aurélio Caixeta Nunes, e também a professora e socióloga Francisca Nunes, que inclusive se encarregou de escrever o prefácio do livro.

O conteúdo do livro aborda basicamente três tópicos principais: O estudante de nível médio e superior; o corpo docente; as instituições de Ensino Superior.

A ideia foi de publicar um livro no qual as deficiências do atual sistema de ensino pudessem ser discutidas por todos os envolvidos de forma clara e objetiva, visando contribuir e orientar os estudantes de nível médio e superior e fazê-los ver os caminhos adequados para chegar à graduação e pós-graduação.

Critérios de seleção, ENEM, acesso ao ProUni e Fies e financiamentos privados disponíveis, entre outras outros, são abordados de forma objetiva em 126 páginas.

O autor
Geraldo Ferreira da Paixão é graduado em engenharia de Operação em Eletrônica Industrial pelo Instituto Católico de Minas Gerais (ICMG Coronel Fabriciano), em Engenharia Elétrica pelo Instituto de Tecnologia de Governador Valadares (MIT), pós-graduado em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais e mestrando em educação pela Fundação Universitária Ibero-americana (Funiber).

Divulgação/Arquivo pessoal


Geraldo Paixão autografa um dos exemplares do seu livro
Tem vasta experiência profissional nas áreas de engenharia elétrica, eletrônica, instrumentação, automação, logística de suprimentos em empresas de grande porte, e como docente no ensino médio e superior.

Fundou o jornal “O Vagalume” no Colégio Estadual Alberto Giovannini de Coronel Fabriciano, em 1965. É coautor do livro Recebimento e Inspeção de Materiais, editado pela Associação Brasileira de Metais (ABM).

Instrutor do curso de Recebimento e Inspeção de Materiais na Usiminas e na ABM (SP). Tem vários trabalhos técnicos na área de Logística de Suprimentos apresentados em seminários e publicados em anais de congressos.

O livro “Educação Superior no Brasil: Duas Décadas de Avanços e Retrocessos” já está disponível nas plataformas digitais de distribuição: amazon.com, livralivro.com.br, umlivro.com.br e mercadolivre.com.br.

FICHA TÉCNICA:
“Educação Superior no Brasil: Duas Décadas de Avanços e Retrocessos”
Geraldo Ferreira da Paixão
Editora Opção
128 páginas – R$ 38,00

Contatos com o autor:
(31) 3822-1550/99988-0131
www.gpservicosengenharia.com.br
www.lattes.cnpq.br/0784149016731401
Blog: gefepaixao.blogspot.com.br
E-mail: gpservicos@gpservicosengenharia.com.br
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO