
01 de março, de 2020 | 08:00
Educação Superior no Brasil
Ipatinguense lança livro e fala dos avanços e retrocessos do ensino no país
O professor e empreendedor Geraldo Ferreira da Paixão lançou recentemente, em Ipatinga, o livro Educação Superior no Brasil: Duas Décadas de Avanços e Retrocessos”.Professor da rede particular de ensino desde 1985, atuando nos níveis médio e superior, ele lecionava na Faculdade Única (ex-Unipac) quando, em 2011, teve a ideia de colocar num livro sua indignação com o sistema de ensino adotado no Brasil, em especial o do nível superior.
Assim, logo começou a pesquisar o tema e delinear o conteúdo, um trabalho árduo desenvolvido ao longo dos últimos anos, apoiado por colaboradores especiais aos quais agradeceu publicamente pelo incentivo incondicional e entre os quais destacou os jornalistas Leoncio Correa e Aurélio Caixeta Nunes, e também a professora e socióloga Francisca Nunes, que inclusive se encarregou de escrever o prefácio do livro.
O conteúdo do livro aborda basicamente três tópicos principais: O estudante de nível médio e superior; o corpo docente; as instituições de Ensino Superior.
A ideia foi de publicar um livro no qual as deficiências do atual sistema de ensino pudessem ser discutidas por todos os envolvidos de forma clara e objetiva, visando contribuir e orientar os estudantes de nível médio e superior e fazê-los ver os caminhos adequados para chegar à graduação e pós-graduação.
Critérios de seleção, ENEM, acesso ao ProUni e Fies e financiamentos privados disponíveis, entre outras outros, são abordados de forma objetiva em 126 páginas.
O autor
Geraldo Ferreira da Paixão é graduado em engenharia de Operação em Eletrônica Industrial pelo Instituto Católico de Minas Gerais (ICMG Coronel Fabriciano), em Engenharia Elétrica pelo Instituto de Tecnologia de Governador Valadares (MIT), pós-graduado em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais e mestrando em educação pela Fundação Universitária Ibero-americana (Funiber).
Tem vasta experiência profissional nas áreas de engenharia elétrica, eletrônica, instrumentação, automação, logística de suprimentos em empresas de grande porte, e como docente no ensino médio e superior.
Fundou o jornal O Vagalume” no Colégio Estadual Alberto Giovannini de Coronel Fabriciano, em 1965. É coautor do livro Recebimento e Inspeção de Materiais, editado pela Associação Brasileira de Metais (ABM).
Instrutor do curso de Recebimento e Inspeção de Materiais na Usiminas e na ABM (SP). Tem vários trabalhos técnicos na área de Logística de Suprimentos apresentados em seminários e publicados em anais de congressos.
O livro Educação Superior no Brasil: Duas Décadas de Avanços e Retrocessos” já está disponível nas plataformas digitais de distribuição: amazon.com, livralivro.com.br, umlivro.com.br e mercadolivre.com.br.
FICHA TÉCNICA:
Educação Superior no Brasil: Duas Décadas de Avanços e Retrocessos”
Geraldo Ferreira da Paixão
Editora Opção
128 páginas R$ 38,00
Contatos com o autor:
(31) 3822-1550/99988-0131
www.gpservicosengenharia.com.br
www.lattes.cnpq.br/0784149016731401
Blog: gefepaixao.blogspot.com.br
E-mail: [email protected]
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]