CADERNO IPATINGA 2024

28 de fevereiro, de 2020 | 17:20

Nardyello Rocha tranquiliza população quanto ao coronavírus

Prefeito e autoridades da área da saúde destacaram estrutura do município e procedimentos adotados

Wôlmer Ezequiel
O prefeito informou que a intenção é tranquilizar a população, deflagrando o que classificou como força-tarefa preventivaO prefeito informou que a intenção é tranquilizar a população, deflagrando o que classificou como força-tarefa preventiva

Em entrevista coletiva concedida na tarde desta sexta-feira (28), o prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha (Cidadania), acompanhado das infectologistas Carmelinda Lobato e Mariana Araújo, do diretor-presidente da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), Salomão Ferreira e da secretária municipal de Saúde, Érica Dias, destacou os procedimentos adotados em relação ao coronavírus. A orientação é que o munícipe, caso apresente os sintomas, procure a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência.

O prefeito informou que a intenção é tranquilizar a população, deflagrando o que classificou como força-tarefa preventiva. “Sabemos que os números às vezes assustam, continentes já foram atingidos, mas antes mesmo do primeiro caso chegar ao Brasil, Ipatinga já tinha realizado treinamento com os profissionais de saúde, exatamente porque prevíamos que isso poderia acontecer. O que queremos é que a população não entre em pânico, que tenha essa tranquilidade, porque Ipatinga está preparada. As unidades de saúde serão a porta principal de entrada para aqueles que tiverem algum caso suspeito”, destacou Nardyello.

A medida tem como objetivo evitar aglomerações na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que já tem atendido dezenas de municípios da região, assim como no Hospital Municipal e até mesmo no Hospital Márcio Cunha. “É um trabalho conjunto com a Fundação, que é quem vai receber os casos que tiverem necessidade. Hoje Ipatinga está preparada e a população pode ter essa tranquilidade. Mas é bom frisar que a gripe não é sintoma de coronavírus, tem que vir acompanhada de dor na garganta, secreções e febre. Em Ipatinga, das 21 unidades, temos 11 atendendo até 22h, caso seja sábado ou domingo, aí sim, deve procurar a UPA, Hospital Municipal e se for necessário, poderemos estender o funcionamento para o fim de semana. Como forma de reduzir o quadro de possíveis suspeitas, já que os sintomas são parecidos, uma das ações será a vacinação contra a gripe, a partir do dia 23 de março”, adiantou.
Para os que possuem plano de saúde, o atendimento inicial será no pronto socorro do HMC, onde haverá profissionais treinados e capacitados para atender o paciente.

Wôlmer Ezequiel
Coletiva contou com profissionais da prefeitura e da Fundação São Francisco XavierColetiva contou com profissionais da prefeitura e da Fundação São Francisco Xavier
Sintomas

A infectologista da administração de Ipatinga, Carmelinda Lobato, reforçou em que condições as pessoas devem procurar atendimento. Ela aponta que a gripe comum é provocada pelo vírus influenza e os sintomas são bem parecidos com os do corona. “Se esse indivíduo viajou nos últimos 14 dias para alguns dos países já listados pelo Ministério da Saúde, ou se teve contato com algum caso confirmado ou suspeito do coronavírus, também é considerado um caso suspeito. Os sintomas são febre com sintomas respiratórios. É importante lembrar que estamos vivendo uma ‘infodemia’, com informações sobre o vírus vindas de todos os lados. Mas não se deve levar adiante o que não for confiável. As fontes são a Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde, secretarias de estado de Saúde e site da prefeitura, os demais não”, alerta.

Máscaras

Carmelinda Lobato disse ainda não ser necessário o uso de máscaras, pois não é possível comparar a realidade da região com a chinesa. “Não estamos vivendo uma epidemia, a máscara inclusive faz com que as pessoas se sintam mais protegidas e relaxem das medidas mais importantes, como a higienização das mãos e não sair de casa doente, isso é o mais importante. É preciso evitar aglomeração. Sobre viagens, o Ministério da Saúde não proíbe, mas recomendamos que sejam evitadas viagens turísticas desnecessárias para países que estão passando pela epidemia, é um risco que não compensa. Até o momento o município de Ipatinga não teve nenhum caso de suspeito do novo coronavírus”, salientou.

Casos suspeitos na Unimed

A reportagem do Diário do Aço recebeu a informação de que duas pessoas, que estiveram na Itália, estariam em quarentena no Hospital Unimed, com suspeita de coronavírus. Em nota, a assessoria de Comunicação informou que desde o início desta epidemia o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Metropolitano Unimed (HMU) monitora o avanço do cenário mundial e acompanha o aparecimento dos novos casos.

“O hospital, que conta com recursos diagnósticos e assistenciais para os atendimentos necessários, vem atuando por meio de treinamentos com seus colaboradores, divulgação de informes e fluxos de atendimento objetivando identificar casos suspeitos, interromper a cadeia de transmissão e assegurar a oferta da assistência adequada, bem como a segurança dos pacientes, familiares e funcionários. Cabe destacar que nem todos os pacientes que apresentam sintomas de febre, tosse, dificuldade para respirar ou histórico de viagem recente são portadores do vírus. Em caso de suspeita, é fundamental a avaliação médica. Em nossas unidades, não há nenhum caso de coronavírus registrado. Os pacientes que apresentaram algum sinal/sintoma foram avaliados, mas em nenhum deles foi verificada a presença do vírus”, frisa a nota.

O SCIH reforça que os padrões de conduta em todas as situações têm como foco preservar a segurança de todos os pacientes e manter a excelência dos atendimentos de qualquer natureza. “Neste sentido, reforçamos a importância da higienização das mãos e o uso da máscara nos pacientes que se enquadrarem como caso suspeito com a finalidade de interrompermos a cadeia de transmissão do vírus precocemente”, conclui o comunicado.


MAIS FOTOS

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Oliveira

29 de fevereiro, 2020 | 22:05

“O corona vírus não vai aguentar esperar na fila do UPA. Morre na fila!!!”

Cidadã

29 de fevereiro, 2020 | 16:32

“Tem pacientes c suspeitas, hospitalizados e até escoltados, mas são suspeitos, até pq os teste são enviados p BH e ainda não foi confirmado! Que coisa, foi só acabar o carnaval q os maiores jornais da mídia brasileira começam a mostrar nossas autoridades falando de assuntos sérios! Isso é uma vergonha! Pq não proibiram o carnaval este ano por segurança? Ano eleitoral claro, isso seria arriscado demais p o interesse político!”

Amadeu

29 de fevereiro, 2020 | 13:08

“Boa tarde,
Kd a secretaria de saude, deu alguns treinamento ao pessoal da área da saúde..pelo fiquei sabendo até hoje não houve nenhum treinamento e informação para o pessoal........só estão fazendo politicagem >>>>>
ok”

Joaquim

29 de fevereiro, 2020 | 07:57

“Com todo respeito ao sr. Prefeito que não foi eleito por mim.Entendo que se não fala a respeito é omisso .se fala é criticado.
Mas vejo Boas intenções.
Agora oferecer serviço público de saúde onde não existe não dá para aceitar.
Tenho plano de saúde hmc e posso dizer vejo organização e recursos em tudo! Acho válido uma parceria para capacitação da UPA.”

Ronaldo

29 de fevereiro, 2020 | 07:22

“Kkkkkkkkkkkk Tem que rir bobo !”

Pesquisador

28 de fevereiro, 2020 | 18:22

“Muita tempestade num copo com água.. esse noticiário so servira para deixar a população apreensiva, as coisas não poderiam ser conduzidas para esse lado não.. mas como se diz manda quem pode obedece quem tem juizo IPATINGA esta longe desse Virús CORONAVÍRUS
E outra Deus que nos livre dessa epidemia.mas caso surja o único local adequado e preparado é somente nos hospitais.. coitado de quem precisar utilizar postos de saúde ..uma que não tem suportes adequados.”

Sandro Félix

28 de fevereiro, 2020 | 17:36

“Ele tranquiliza sim ! Porque ele não usa o UPA e nem o SUS ! O UPA não consegui da conta de atender casos simples , ficamos esperando cerca de 3 horas pra ser atendido pela triagem ,nem falo pra ser atendido pelo médico!”

Envie seu Comentário