28 de fevereiro, de 2020 | 16:30

Sistema de abastecimento de água em Timóteo será ampliado

A Copasa irá implantar uma nova estação elevatória de água tratada - responsável por bombear a água para locais mais altos

Divulgação
Representantes do Executivo e da Copasa se reuniram nesta semana; obra começa na segunda-feira e dever ser concluída em janeiro de 2021Representantes do Executivo e da Copasa se reuniram nesta semana; obra começa na segunda-feira e dever ser concluída em janeiro de 2021

Para aumentar a disponibilidade de água tratada para os moradores da região Centro-Sul de Timóteo, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) assinou a ordem de serviço para o início das obras de ampliação e melhoria do sistema de abastecimento de água do município. O empreendimento, que possui investimento de R$ 6,4 milhões, terá início na próxima segunda-feira (2/3), beneficiando cerca de 25 mil moradores da região, que compreende os bairros Ana Rita, Santa Cecília, Bela Vista, Ana Malaquias e Nossa Senhora das Graças, detalhou o Executivo municipal.

Estiveram presentes na solenidade de assinatura, na quinta-feira (27), o superintendente da Unidade de Negócio Leste da Copasa, Albino Campos; o gerente Regional da Copasa em Ipatinga, Wilson Milani; o prefeito de Timóteo, Douglas Willkys; vereadores, técnicos da companhia e funcionários da prefeitura.

A Copasa irá implantar uma nova estação elevatória de água tratada - responsável por bombear a água para locais mais altos - na Estação de Tratamento de Água (ETA) localizada no bairro Santa Terezinha; além da construção de 8.186 metros de adutoras de água tratada (canalizações destinadas a conduzir água potável para as redes de distribuição); adequação e melhorias dos booster Primavera e Inhapim (responsáveis pela elevação e pressurização constante das redes de abastecimento de água); reforma e adequação dos filtros da ETA; e a equipagem de um novo poço profundo localizado no bairro Santa Terezinha, explicou o governo de Timóteo.

Segundo Douglas Willkys, o empreendimento é um grande passo para melhorar a vida da população. “Essa é uma medida que já era aguardada pela população da região, onde está concentrada a maioria dos casos de falta de água da cidade. É importante frisar que, dentro de uma perspectiva de planejamento, foi feito o estudo técnico, a licitação e, agora, chegou a hora da obra ser executada pela Copasa”, explicou o prefeito.

Para o superintendente da Unidade de Negócio Leste da Copasa, Albino Campos, a parceria com prefeitura é imprescindível para trazer melhorias para a população. “O objetivo é garantir a disponibilidade de água tratada em qualidade, regularidade e quantidade para todo”.

Água tratada
A água tratada é um produto industrial que exige investimentos para a sua captação, tratamento, reservação, distribuição e controle de qualidade. Para garantir sua qualidade dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde, a Copasa informa que exerce um rigoroso controle no processo de tratamento da água.

A companhia investe, ainda, em programas de preservação dos mananciais de onde a água é retirada para abastecimento público, como o Pró-Mananciais, realizado em Timóteo desde 2017. O programa trabalha em parceria com instituições locais e sociedade civil para a preservação do Córrego Timotinho, e busca envolver as comunidades em ações de sensibilização, mobilização e educação ambiental na região, detalha a Copasa.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário