DER-MG dá dicas para quem vai pegar estrada com chuva

Atenção redobrada do motorista e revisão veicular estão entre cuidados que podem fazer a diferença e evitar acidentes

Alex Ferreira


É importante verificar se tudo está em bom funcionamento para rodar sem riscos nas ruas e rodovias

Nos últimos dias, o período chuvoso tem se intensificado em Minas Gerais, condição adversa que reduz a visibilidade do condutor dos veículos, diminui a aderência dos pneus e dificulta manobras de emergência. Por esse motivo, os motoristas devem redobrar a atenção, para evitar os riscos de acidentes, principalmente em feriados prolongados - que têm maior movimentação nas estradas -, como o Carnaval.

Para conscientizar os condutores e tornar o trânsito mais seguro, o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) orienta como se deve conduzir um veículo nessas condições. Um dos principais cuidados começa, inclusive, antes mesmo de o motorista sair de casa, com a revisão completa do automóvel, fundamental para verificar se tudo está em bom funcionamento e se o veículo não oferece riscos se a chuva começar durante o trajeto.

Segundo a gerente de Educação para o Trânsito do DER-MG, Rosely Fantoni, o número de acidentes de trânsito tende a aumentar nesse período e, por isso, épocas de chuva demandam cuidados redobrados na direção. “Em situações de pista molhada e temporais, que reduzem a visibilidade e a aderência do pneu, o motorista precisa manter a calma, prudência e ter muita atenção”, destaca.

Nesse sentido, uma das principais dicas diz respeito ao estado de conservação dos pneus, que são fundamentais para manter a estabilidade do automóvel na pista.

Outra dica é reduzir a velocidade e ter mais cuidado ao frear. Quanto maior a velocidade do veículo, menor o controle por parte do motorista. Por isso, ao dirigir na chuva, a recomendação é trafegar sempre em velocidade que proporcione uma observação mais apurada dos obstáculos que possam aparecer ao longo da pista.

O DER-MG destaca as principais dicas para o condutor:


Só ultrapassar se tiver total segurança e visibilidade;
Manter distância segura em relação ao veículo da frente;
Se precisar parar no acostamento, ligar o pisca-alerta, sinalizar com o triângulo e pedir aos ocupantes que saiam do veículo e fiquem longe da pista, em local seguro;
Manter os vidros do veículo sempre limpos e as palhetas de limpador do para-brisas em bom estado de conservação;
Motociclistas devem usar roupas apropriadas, como capa ou macacão impermeável;
Ao perceber acúmulo de água na pista, diminua a velocidade;
Acender as lanternas e os faróis baixos, para facilitar que seu carro seja visto por outros condutores;
Evitar frear de maneira brusca para não travar as rodas e derrapar por falta de aderência.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO