Correios oferece serviço de achados e perdidos

Em 2019, foram cadastrados mais de 196 mil documentos em todo o Brasil



Durante feriados prolongados e festas populares, quando há o aumento no trânsito de pessoas e aglomerações, a perda de documentos pessoais é bastante comum. Para ajudar o cidadão a localizá-los, os Correios oferecem o serviço Achados e Perdidos: documentos encontrados podem ser entregues em qualquer agência dos Correios; a retirada é feita em uma agência centralizadora do Estado ou na unidade indicada pelo interessado após contato com a estatal.

Em 2019, foram cadastrados mais de 196 mil documentos em todo o Brasil. Desses, cerca de 5 mil foram devolvidos, informa os Correios. O documento perdido é entregue somente ao próprio interessado ou representante legal devidamente reconhecido, mediante uma taxa de R$ 5,95 por retirada. A taxa se refere ao custo de recebimento, registro, guarda e procedimentos de entrega do documento. Para a entrega de vários documentos a uma mesma pessoa, é cobrada uma única taxa. O documento de menores de 18 anos deve ser retirado apenas pelos pais ou responsáveis, mediante a apresentação de um documento de identidade. O menor de 18 anos não pode autorizar outras pessoas a procederem a retirada do documento.

Os documentos ficam à disposição nos Correios pelo prazo de 60 dias corridos, contados a partir da data de recebimento na unidade. Após o término do prazo, os documentos são devolvidos aos órgãos emissores. Nesse serviço, são cadastrados apenas documentos. Outros objetos como bolsas, carteiras e assemelhados não são aceitos pelo serviço. Cartões de débito/crédito poderão ser recebidos/entregues, desde que acompanhados de outro (s) documento (s) do mesmo cliente.

Para saber se o documento perdido foi encontrado e está em uma agência de Correios, é preciso acessar o endereço http://www2.correios.com.br/servicos/achados_perdidos/default.cfm ou entrar em contato com a Central de Atendimento Correios (CAC) nos telefones: 3003 0100 (Capitais e Região Metropolitanas); 0800 725 7282 (Demais localidades); 0800 725 0898 (exclusivo para portadores de deficiência auditiva).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO