20 de fevereiro, de 2020 | 13:03

A conquista de Monte Castelo

Vitória da Força Expedicionária Brasileira na 2ª Guerra completa 75 anos

Força Expedicionária Brasileira (FEB) foi o nome dado à força militar brasileira de 25.300 homens que lutou na Itália, ao lado dos Aliados, na Segunda Guerra Mundial.

Começou com uma divisão de Infantaria e acabou abrangendo todas as forças militares brasileiras que participaram do conflito. Adotou como lema “A Cobra Está Fumando”, em resposta a quem achava ser mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil entrar na guerra.

Arquivo GB Imagem
Posição da artilharia da FEB nas proximidades de Monte Castelo em 1945Posição da artilharia da FEB nas proximidades de Monte Castelo em 1945
Inicialmente o Brasil se manteve neutro, colaborando minimamente com os Aliados e com o Eixo. Mas após o ataque a Pearl Harbor pelos japoneses, toda a América se sentiu ultrajada e tanto os EUA quanto o Brasil, por meio de um acordo previamente assinado no Panamá, entraram de forma ativa na II Guerra. Foi assim que Getúlio Vargas criou a FEB.

A FEB desembarcou na Itália em julho de 1944 e entrou em combate em setembro, no vale do Rio Serchio, ao norte da cidade de Pisa. As primeiras vitórias da FEB vieram em setembro, com a ocupação de Massarosa, a tomada de Camaiore e Monte Prano. Durante o rigoroso inverno daquele ano combateu nos Apeninos, em temperaturas de até vinte graus negativos e muita neve.

Em 21 de fevereiro de 1945 a FEB conquistou o Monte Castelo. Em Fornovo, cercou e aprisionou a 148º Divisão de Infantaria Alemã. Depois conquistou Turim e, em 2 de maio de 1945, em Susa, noroeste da Itália, fez junção com as tropas francesas.

Ao fim da campanha, a FEB aprisionara mais de 20.000 soldados inimigos, 80 canhões, 1.500 viaturas e quatro mil cavalos, saindo vitoriosa em 21 batalhas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário