19 de fevereiro, de 2020 | 18:15

Zé do Caixão morre aos 83 anos

Considerado o pai do cinema de terror no Brasil, José Mojica Marins estava recluso há cinco anos

Divulgação
Cineasta que sofria há anos com problemas de saúde morreu vítima de broncopneumoniaCineasta que sofria há anos com problemas de saúde morreu vítima de broncopneumonia

O cineasta, ator e roteirista José Mojica Marins, mais conhecido como Zé do Caixão, morreu nesta quarta-feira (19), aos 83 anos, de broncopneumonia. Considerado o pai do cinema de terror no Brasil, ele estava recluso há cinco anos por causa de problemas de saúde, sobretudo cardíacos.

O apelido curioso veio do seu personagem mais famoso. Surgido em um pesadelo do cineasta, Zé do Caixão aterrorizava uma pequena cidade, desejoso de ser pai de uma criança perfeita. Para isso, precisava encontrar uma mulher tão perfeita quanto — e estava disposto a matar quem cruzasse o seu caminho. O personagem está no longa de 1964, A Meia Noite Levarei a Sua Alma.

Com uma obra inicialmente rejeitada pelos críticos brasileiros, o trabalho do diretor é consagrado entre os fãs do terror no Brasil e do mundo. A partir dos anos 1990, foi lançado nos Estados Unidos e Europa sob o nome Coffin Joe, e já teve seu trabalho elogiado por grandes cineastas do gênero, como Roman Polanski (O Bebê de Rosemary).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Gildázio Garcia Vitor

20 de fevereiro, 2020 | 08:06

“Para quem sempre foi do caixão, até que viveu muito. Agora é o Zé "no Caixão".”

Envie seu Comentário