EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

19 de fevereiro, de 2020 | 14:10

Combate à violência contra idoso é tema de campanha em Ipatinga

Divulgação
Campanha foi lançada nesta quarta-feira, no galpão do Parque IpanemaCampanha foi lançada nesta quarta-feira, no galpão do Parque Ipanema

O Conselho Municipal do Idoso, órgão ligado à Secretaria de Assistência Social de Ipatinga, lançou nesta quarta-feira (19), no galpão do Parque Ipanema, a Campanha de Valorização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa. A ação é realizada em parceria com a Associação Cuidado Humano e tem como slogan “Longevidade com Dignidade”.

O objetivo do evento é promover a reflexão e a discussão sobre o idoso e o contexto social, seus desafios e possibilidades de promoção e valorização. O foco é sensibilizar a população quanto à importância da defesa dos direitos dos idosos, por meio de intervenções promovidas em conjunto pela sociedade.

Dentro da programação da campanha, que será executada até junho, os organizadores preveem uma caminhada de conscientização no Parque Ipanema, além de seminários e palestras nas escolas e uma blitz educativa sobre o tema.
“Muitas vezes, na correria do dia a dia, esquecemos de dar uma atenção aos nossos pais, de saber como estão nossos avós, um parente ou amigo mais idoso. Apesar da velhice ser o nosso futuro, ainda há pessoas que vivem como se a melhor idade não fosse uma realidade para elas”, observa Néviton Alves de Andrade, presidente da Associação Casa do Cuidado Humano.

Estatuto

O 19° artigo do 4° capítulo do Estatuto do Idoso caracteriza a violência contra o idoso como qualquer ação ou omissão praticada em local público ou privado que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico.

“Nos últimos dois anos, do número de idosos que foram acolhidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), 70% foram devido à violência física e psicológica, 20% por negligência e 10% por maus-tratos. Assim se vê a importância de criar uma consciência nacional, social e política quanto à existência da violência contra a pessoa idosa. A violência contra a pessoa idosa é e deve ser entendida como uma grave violação aos Direitos Humanos”, pontua a secretária-Adjunta da pasta de Assistência Social, Cláudia Castro.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário