Expo Usipa 2024 02 - 728x90

13 de fevereiro, de 2020 | 20:00

Lula se reúne por uma hora com o papa e diz que não falou de Bolsonaro

O papa Francisco abençoa o ex-presidente Lula antes de audiência no Vaticano Foto: Ricardo Stuckert  O papa Francisco abençoa o ex-presidente Lula antes de audiência no Vaticano Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve uma audiência privada, por cerca de uma hora, com o papa Francisco em audiência privada na residência Santa Marta, no Vaticano, acompanhado do ex-chanceler Celso Amorim e do fotógrafo oficial Ricardo Stuckert, que registrou o encontro na quinta-feira (13).

O encontro entre o líder católico e o ex-presidente brasileiro reacendeu o fogo das discussões partidárias entre apoiadores e adversários do ex-presidente. O papa Francisco está no alvo das críticas por ter recebido o político brasileiro.

Os dois já haviam trocado correspondência em 2018, quando Lula esteve preso em Curitiba após ser condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em processo da Operação Lava Jato.

Na saída, o petista disse ter conversado com o religioso sobre desigualdade social, perda de direitos dos trabalhadores pelo mundo e da necessidade de mais empenho dos governantes na questão ambiental. Segundo o ex-presidente, eles também falaram sobre a importância da luta dos jovens – o Vaticano organizará um evento da juventude em Assis, na Itália, em março, com cerca de 500 jovens economistas, para discutir caminhos para a economia mundial.

“O mundo está ficando mais desigual e maioria dos trabalhadores está perdendo direitos”, disse Lula em pronunciamento para jornalistas após o encontro. “Muitas das conquistas que tivemos no século XX estão sendo derrubadas pela ganância dos interesses empresariais e financeiros”. O petista também criticou o sistema financeiro e a especulação que marca a economia mundial. “Hoje se ganha dinheiro produzindo papéis e vendendo facilidades ao invés de ganhar fabricando produtos e gerando empregos”, afirmou em entrevista.

Lula afirmou que o papa, que tem 83 anos, “quer fazer coisas que sejam irreversíveis, que fiquem para sempre no seio da sociedade”. “Se todo ser humano, ao atingir 84 anos (o papa chegará a essa idade em dezembro), tiver a força, a disposição e a garra que ele tem, de levantar temas instigantes para o debate, a gente poderá encontrar soluções mais fáceis”.

Lula disse em entrevista à imprensa brasileira que não tratou de qualquer assunto relacionado ao presidente Jair Bolsonaro. ‘Não podia vir aqui para discutir Bolsonaro’, afirmou. Depois da audiência, ele iria encontrar juristas, como Franco Ipolitto, ex-presidente da Suprema Corte da Itália, e Luigi Ferrajoli, que o ajudaram na campanha do petista no exterior contra a sua condenação e o que considera abusos da Lava Jato.

Na quarta-feira, Lula já havia se encontrado com o ministro de Economia e Finanças da Itália, Roberto Gualtieri, o sociólogo Domenico de Masi e o ex-primeiro-ministro Massimo D’Alema, além de representantes do Comitê Lula Livre na Itália.

O ex-presidente também teria nesta quinta-feira encontro com organizações sindicais de trabalhadores. Na entrevista, ele afirmou que se inspirou no sindicalismo italiano para liderar o movimento de operários no ABC paulista que catapultou sua carreira política.

Além de Amorim e Stuckert, também acompanham Lula na Itália os advogados Cristiano Zanin Martins e Manoel Caetano.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Sombra

18 de fevereiro, 2020 | 08:44

“CALMA GENTE, o PApa não pode negar ouvir qualquer pecador....ele deve amar o pecador(lula), e odiar seus pecados ( corrupção.)”

Natal

16 de fevereiro, 2020 | 15:33

“....e agora heim.... sou católico e não gosto desse Lula.... acho que estou ficando desiludido....esse sujeito não devia ter feito isso com o papa.....expôs ele numa situação muito crítica....se está condenado em dois processos e recebe apoio desse , como vai ficar agora....estou meio triste e desiludido....”

Envie seu Comentário