Expo Usipa 2024 02 - 728x90

10 de fevereiro, de 2020 | 14:28

Los Silencios de Los Películas

Grupo de amantes do bom cinema participa do Festival de Verão 2020

Nesta quarta-feira (12), às 19h30, na programação do Festival de Verão 2020, o teatro do Centro Cultural Usiminas receberá o Cineclube Los Películas com a exibição de uma coprodução entre Brasil, Colômbia e França, o longa Los Silencios (2018), escrito e dirigido por Beatriz Seigner, com produção da Vitrine Filmes.


Juliana Vasconcelos/Divulgação
Beatriz Seigner escreveu e dirigiu o filme Los SilenciosBeatriz Seigner escreveu e dirigiu o filme Los Silencios
O filme narra a história de Amparo (Marleyda Soto) e seus filhos, Núria e Fábio, que chegam a uma ilha no meio da Amazônia, na fronteira entre o Brasil, Colômbia e Peru. A família foge do conflito armado colombiano, onde o pai (Enrique Diaz) e a filha do casal desapareceram.

Certo dia ele reaparece na nova casa de palafitas e a família passa a ser assombrada por um estranho segredo, e descobre que a ilha é povoada por fantasmas.

A obra é fruto do relato de uma amiga colombiana da diretora, roteirista e atriz Beatriz Seigner, sobre sua descoberta de que o pai, que considerava morto, estava vivo. Beatriz guardou a história durante anos e até resolver colocá-la no papel, e sua pesquisa resultou em Los Silencios.

Uma das características é que só os personagens do pai e da mãe são interpretados por profissionais, Enrique Diaz e Marleyda Soto. A diretora buscou na comunidade o restante do elenco, o que ajudou a dar veracidade ao filme.

Para David Romeros, um dos curadores do Cineclube Los Películas, o filme leva, de forma sutil e delicada, a construir empatia com as dores e batalhas de pessoas de pessoas que, por estarem em determinado espaço e tempo, precisam lutar para existir.

Divulgação
Enrique Diaz e Marleyda Soto protagonizam um filme instiganteEnrique Diaz e Marleyda Soto protagonizam um filme instigante
A exibição de Los Silêncios é possível graças à parceira do Los Películas com a Vitrine Filmes que cede a obra para exibição. Uma característica são os debates após cada exibição, coordenados pelos curadores David Romeros, Andréz Gonzales, Márcio Castro, Beto de Oliveira, Camila Mendonça, Éderson Caldas, Gildásio Mendes, Enyaly Polleti e Marilda Lyra.

Esta é 50ª sessão do Cineclube e a segunda de 2020. Em janeiro, mais de 80 pessoas viram a exibição de Parasita, ganhou quatro prêmios no Oscar 2020: filme internacional, roteiro original, diretor e melhor filme. As próximas sessões do cineclube serão divulgadas mensalmente nas mídias sociais.

Para a sessão desta quarta-feira (12) de Los Silencios a entrada é franca, mediante a retirada de ingressos na bilheteria do Centro Cultural Usiminas. O Festival de Verão conta com patrocínio da Usiminas e é uma realização do Ministério da Cidadania e Instituto Usiminas (Lei Federal de Incentivo à Cultura).

SERVIÇO:
Cineclube Los Películas
Exibição do filme Los Silêncios
Quarta-feira (12) – 19h30
Duração: 90 minutos
Teatro do Centro Cultural Usiminas
Classificação Indicativa - 12 anos
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário